+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Eoip, wds.. Qual a melhor forma para ptp no mk com ag530?

    Boa noite amigos...

    Estou precisando em fazer um ptp com 2 mks e repassar macs de um lado para ou outro, ouvi falar que o indicado é eu colocar um lado ap bridge e outro station, depois fazer um eoip dos dois lados. Mais estou em duvidas se vai funcionar bem, alguem ai ja fez ptp com as ag530? E qual forma foi feita? Abraçosss

  2. #2

    Padrão

    olá,

    Estou com uma configuraçào dessas em teste na bancada. Alem de passar o mac, preciso que os dados voltem atraves do mesmo link. Configurei as duas ag530 como ap bridge e ativei o wds dinamic, depois criei uma interface wds onde coloco o mac da outra placa. O bandwidth test ficou em 18Mbps com as antenas originais.
    Vamos ver o que vai dar na pratica, pois quero substituir links de 5, 10 e 18km por essa configuração.

  3. #3

    Padrão

    Ola utilizo em todos os ptps que ja fiz até hoje WDS com a AG 530 sem nenhum problema.

  4. #4

    Padrão

    ola kmsilencer,

    Seria possivel vc detalhar um pouco sobre seu enlaces? Modelo de antenas, distancias, potencia nas placas, ack, troughput, etc?

    Voce usa a ag530 para 2.4 tambem?

    Estou para subir estes pc-ap, e tendo mais informaçoes fica mais fácil.

    Agradeço,
    Valmir

  5. #5

    Padrão

    Valmir.

    Ja utilizei as mais varias antenas nesses enlaces, ultimamente tenho utilizado antes da TSM de 60cm ou da Genge de 45cm para enlaces curtos.

    O ultimo que fiz tinha 8 Km e substituiu um Airaya .
    Utilizei 2 TSM 60Cm.
    O ack e a potencia deixei em Default. ( na maioria dos casos é suficiente )
    O Troughput em TCP Full duplex ficou em 12mbps... contra 7 half do Airaya.
    Utilizo tbm as 530 em 2.4 e ja vi simultaneos 53 clientes por placa mantendo uma qualidade aceitavel.
    So atente para utilizar o preamblo em long ... do resto as configuração default tendem a rodar muito bem.

    Boa Sorte..

    Fabricio Chicon Pereira da Silva
    Técnico em Redes
    Porto Alegre, RS – Brasil
    Fone : 51-3361 5038
    [email protected]
    Bem-vindo a FreeNetworks Soluções em Informática Ltda.

  6. #6

    Padrão

    Olá conterraneo Fabricio,

    Obrigado pelas dicas, tbm quero substituir um par de airaya num enlace de 18km, as antenas são tsm de 32db(90cm), para o enlace de 10km tenho duas zirok de 60cm sobrando que quero aproveitar.

    Tem como voce me passar um fornecedor que tenha as ag530 com o selo da antel? Pois meu fornecedor só tem py!

    Valmir

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por valmirzuge Ver Post
    Olá conterraneo Fabricio,

    Obrigado pelas dicas, tbm quero substituir um par de airaya num enlace de 18km, as antenas são tsm de 32db(90cm), para o enlace de 10km tenho duas zirok de 60cm sobrando que quero aproveitar.

    Tem como voce me passar um fornecedor que tenha as ag530 com o selo da antel? Pois meu fornecedor só tem py!

    Valmir
    Não precisa do selo na placa. Consulta no site da Anatel e imprime o certificado de homologação dela que você está seguro. No link abaixo você pode consultar seus equipamentos:

    SGCH - SISTEMA DE GESTÃO DE CERTIFICAÇÃO E HOMOLOGAÇÃO - [SIS versão 2.1.101]

  8. #8

    Padrão

    Olha pearljam realmente a melhor opção e wds se vc criar uma tunel eoip ira consumir parte da sua banda e pior vc pode ter perda de dados como eu ja testei sei do que estou falando eu hoje uso o wds e a melhor forma e ser feito, como nosso amigo kmsilencer falou wds e de longe bem melhor mas tem que ser feito assim

    Apos configurar o basico no mk, crie uma bridge nele mas não use a função + do mk use o terminal depois va em ports e crie um port para cada interface menos a do enlace , feche o enlace primeiro como station depois de aplicar mude para station wds va na lista de interfaces e vc vera aparecer um interface wds1 abaixo do enlace ai pronto fechou o enlace outra coisa e bom vc filtra o trafego para passar somente o protocolo que vc usa por exemplo se vc usa pppoe va em bridge filter e libere somente discovery-pppoe e session-pppoe o resto bloqueia tudo e isso ai mano..

    qualquer coisa aMSN [email protected]

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rodrigofsantos Ver Post
    Olha pearljam realmente a melhor opção e wds se vc criar uma tunel eoip ira consumir parte da sua banda e pior vc pode ter perda de dados como eu ja testei sei do que estou falando eu hoje uso o wds e a melhor forma e ser feito, como nosso amigo kmsilencer falou wds e de longe bem melhor mas tem que ser feito assim

    Apos configurar o basico no mk, crie uma bridge nele mas não use a função + do mk use o terminal depois va em ports e crie um port para cada interface menos a do enlace , feche o enlace primeiro como station depois de aplicar mude para station wds va na lista de interfaces e vc vera aparecer um interface wds1 abaixo do enlace ai pronto fechou o enlace outra coisa e bom vc filtra o trafego para passar somente o protocolo que vc usa por exemplo se vc usa pppoe va em bridge filter e libere somente discovery-pppoe e session-pppoe o resto bloqueia tudo e isso ai mano..

    qualquer coisa aMSN [email protected]
    Primeiramente obrigado a todos...

    Amigo por um acaso eu não teria que cadastrar o mac de um no outro e vice versa? se não for encomodar muito teria como vc bater os print screns dessas configurações por favor?

  10. #10

    Padrão

    Claro primeiro vou explicar quando vc usa o MK somente como radio não é viavel usar um firewall com varias regras o idel e fazer a regras basicas e bloquear tudo liberando somente oque vc vai realmente usar no caso de um radio com MK vc deve fazer dele um bridge para chegar ao seu servidor de autenticação do outro lado, se vc usa ip bom mas se alguem habilitar um dhcp server em algum ligar vc esta vai ter uma grande dor de cabeça outro opção e eu particularmente acho a melhor e pppoe protocolo limpo radio e universal baseado em usuario e senha oque isenta vc como responsavel pelo provedor dos dados do usuario ja no dhcp vc e o responsavel se alguem usar a conta do usuario, bom primeiro crie uma bridge mas faça isso em modo texto assim:

    interface bridge add name=geral mtu=1492 arp=enabled

    não sei dizer porque mas pelo winbox ela geralmente da problema e não fica 100% , depois de criar a bridge faça em ports uma junção entre as interfaces assim:

    interface bridge port add bridge=Geral interface=Lan0
    interface bridge port add bridge=Geral interface=Wlan

    menos a interface do enlace ou a saida para o servidor caso vc tenha somente uma Wlan e uma Lan faça das duas .
    depois vá em Filter e crie as regras conforme no imagen em anexo
    Primeira regra libera Chain: forward Mac-protocolppoesession action: accept
    Segunda regra Libera Chain forward Mac-Protocolppoediscovery action:accept
    o resto e tudo input crop os demais protocolos da lista, desta forma não passa nada mesmo somente a sessão pppoe qualquer coisa estou em [email protected] MSN me
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         imagem.JPG
Visualizações:	711
Tamanho: 	91,0 KB
ID:      	877  
    Última edição por rodrigofsantos; 18-06-2007 às 00:56. Razão: Anexar imagen

  11. #11
    mardukn
    Visitante

    Padrão Ola Rodrigo,

    Interessante essa ideia de bloquear em camada 2, no caso soh uma dúvida.. por exemplo se eu tiver um servidor central e varios mk um em cada torre.. e eu quero ativar o pppoe server(concentrador) nessas torres.. Eu poderia deixar toda a rede em bridge, bloqueando o forward de pppoe, e aproveitar uma classe de ips que esteja la no servidor principal ?? pois no caso do PPPOE conseguimos aproveitar uma classe de ips p/ varios interfaces da mesma maquina.. mas em bridge a ideia funciona tambem??


    Obrigado Antecipadamente,


    Wagner

  12. #12

    Padrão

    Sim funciona, eu estou fazendo um servidor para liberar o ip valido para o cliente pois eu tenho 768 Ips que não estou usando mas o principal e o gw da rede não pode esta na mesma classe de ip nem ser o roteador...


    exemplo

    ip cliente : 200.100.50.22
    macara: 255.255.255.255
    GW: 10.0.0.1

    ai e so fazer roteamento estatico no mk pra o gw e pronto....
    e é claro que no meu Mk tem uma interface na mesma faixa apontando para meu roteador

  13. #13

    Padrão

    Opaaaaaaaaaaaaaaa !

    Isso deve salvar a minha vida, estou com algumas duvidas =\

    te adicionei no msn ! beleza ?

    qualquer coisa adciona ae galera

    [email protected]