+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Como configurar Mikrotik com 4 setoriais?

    Estou com mk montado com 4 setoriais e placas DWL G-510, faltando somente configurar para navegação para os usuários. Já fiz NAT e os clientes vão receber IP dinâmico (DHCP).
    Minhas dúvidas:
    1. fiz o setup das placas wireless
    10.101.0.1
    10.101.0.2
    10.101.0.3
    10.101.0.4
    e da ethernet 192.168.1.1
    Pergunta: devo fazer uma bridge e colocar as wireless para a ethernet?

  2. #2

    Padrão

    Cria uma bridge e faz o nat da bridge para a ethernet. Coloca ip apenas na bridge e na ethernet, remove o ip de todas as wlan (todas elas irão atender pelo IP da bridge).

  3. #3

    Smile vou tentar...

    Citação Postado originalmente por antoni Ver Post
    Cria uma bridge e faz o nat da bridge para a ethernet. Coloca ip apenas na bridge e na ethernet, remove o ip de todas as wlan (todas elas irão atender pelo IP da bridge).
    vou executar dessa forma e peço ajuda caso não consiga... valeu!!!

  4. #4

    Padrão

    Estou em situação parecida com a do amigo que iniciou o topico vou colocar um MK para receber de outro Mk e quero deixar o 2° todo em bridge o 1° já envia para alguns clientes o segundo será uma repetidora. alguem ai por favor me esclareça como devo fazer isso estou tentando aqui mas sem exito.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por claudemirnetlink Ver Post
    Estou em situação parecida com a do amigo que iniciou o topico vou colocar um MK para receber de outro Mk e quero deixar o 2° todo em bridge o 1° já envia para alguns clientes o segundo será uma repetidora. alguem ai por favor me esclareça como devo fazer isso estou tentando aqui mas sem exito.
    Cria uma bridge e em ports adiciona todas as inerfaces do mk. Acrescenta apenas um ip na bridge e não nas interfaces. Todo o controle fica a cargo do outro mk.

    Mesmo em bridge, se vc quiser, pode controlar banda, p2p e etc.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por antoni Ver Post
    Cria uma bridge e em ports adiciona todas as inerfaces do mk. Acrescenta apenas um ip na bridge e não nas interfaces. Todo o controle fica a cargo do outro mk.

    Mesmo em bridge, se vc quiser, pode controlar banda, p2p e etc.
    muito obrigado Antoni.

  7. #7

    Smile Help

    Ola amigo, não manjo nada de MK, porém consegui colocar o meu pra funfar, com:
    01 - placa ethernet
    02 - placas g530

    porem, na ethernet é claro vem a internet, e queria colocar 2 setoriais nas placas wlan1 e wlan2.
    a wlan 1 esta funcionando conectado um cliente.

    sendo que,

    os ips são

    10.0.0.136 para ether0
    192.168.0.254 - wlan1
    192.168.0.253 - wlan2

    alquem poderia me ajudar a fazer isso!!, colocar as duas pra funcionar, com setoriais!!

  8. #8

    Padrão

    Da maneira mais simples:

    Cria uma bridge e adiciona em ports as duas wlan. Deixa apenas um ip cadastrado, na bridge e sem ip na interface.

  9. #9

    Red face

    Citação Postado originalmente por antoni Ver Post
    Cria uma bridge e faz o nat da bridge para a ethernet. Coloca ip apenas na bridge e na ethernet, remove o ip de todas as wlan (todas elas irão atender pelo IP da bridge).
    De que forma devo configurar o NAT da bridge para a ethernet?
    Seria em ip > firewall > NAT:
    Chain: forward ?
    In Interface: Bridge1?
    Out Interface: Ether1?
    ...
    Action: masquerade ?

    Seria isso?

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jairlima Ver Post
    De que forma devo configurar o NAT da bridge para a ethernet?
    Seria em ip > firewall > NAT:
    Chain: forward ?
    In Interface: Bridge1?
    Out Interface: Ether1?
    ...
    Action: masquerade ?

    Seria isso?
    Isso mesmo. Se quiser, não precisa citar a interface de entrada, apenas a de saída.

  11. #11

    Padrão Não consigo navegar...

    criei o DHCP, que está passando os ips pros clientes (em testes), mas não consigo acessar a internet.
    Ví vários tópicos aqui se referindo ao DNS que deverá estar configurado e não tenho dúvidas de que está "ok".
    Tentei resolver com as soluções apresentadas e não consegui.
    Estarei me atrapalhando com gateway e/ou ip da ether1 (onde está o ADSL)?
    O acesso é pelas setoriais que estão todas numa bridge.
    O NAT está configurado com eu já postei acima. Por que será que não navego?

  12. #12

    Padrão com relação a este tópico

    Certo que com mais de uma antena todos os ips saem por uma única bridge, porém como ficaria os ssids e os canais, no meu caso seria um hotspot, e queria que o usuário pode-se conectar a qualquer antena sem perceber. ou seja, uma rede única.

  13. #13

    Padrão

    Pessoal, vi esse topico e percebi qe ninguem ta dando muita importancia para uma coisa muito crucial, os clientes se enxergarem, se desativar o default forward os clientes do mesmo cartao nao vao se enxergar, mas dos demais cartoes sim, alguem sabe como solucionar isso??
    obs: sem a utilização de NAT, pois no meu caso eu tenho um servidor que precisa receber ip e mac dos clientes pra fazer as validacoes e liberacoes...