Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Projeto VaralNET

    Pessoal fiquei aguardando um tempao uma solucao dos amigos sobre meu ApPC-Mikrotik e nao obtive resposta, talvez mesmo niguem saiba mas tudo bem dei meu jeito, enquanto o Wireless me aguarda sai cabeando o bairro inteiro, ja passei 7 km de cabos e ja coloquei + - 50 switchs gts e por enquanto ta tudo ok, tirei umas fotos mas me roubaram o adaptador mas em breve postarei os resultados por aqui, se alguem quiser fazer alguma pergunta sobre minha experiencia poste aqui q responderei com prazer.

  2. #2

    Padrão bom

    Citação Postado originalmente por maxmelo Ver Post
    Pessoal fiquei aguardando um tempao uma solucao dos amigos sobre meu ApPC-Mikrotik e nao obtive resposta, talvez mesmo niguem saiba mas tudo bem dei meu jeito, enquanto o Wireless me aguarda sai cabeando o bairro inteiro, ja passei 7 km de cabos e ja coloquei + - 50 switchs gts e por enquanto ta tudo ok, tirei umas fotos mas me roubaram o adaptador mas em breve postarei os resultados por aqui, se alguem quiser fazer alguma pergunta sobre minha experiencia poste aqui q responderei com prazer.
    Vamos lá, qual eh a marca do Switch/hub que vc tah usando ?? Bom fiz essa experiência aqui e quase tomei cana, pq pra vc ter um cabeamento estruturado vc tem que apresentar uma termo da concessionaria de energia, onde vc descreve a finalidade e a área que vc deseja abrangir ... fui preso e quase peguei cana de 2 à 4 anos.... bom de qualquer jeito expero que tenha uma boa sorte no seu empreendimento ... queria saber como está a topologia da sua rede .... e se vc está usando algum tipo de autenticação ??? Abraços !

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por admskill Ver Post
    Vamos lá, qual eh a marca do Switch/hub que vc tah usando ?? Bom fiz essa experiência aqui e quase tomei cana, pq pra vc ter um cabeamento estruturado vc tem que apresentar uma termo da concessionaria de energia, onde vc descreve a finalidade e a área que vc deseja abrangir ... fui preso e quase peguei cana de 2 à 4 anos.... bom de qualquer jeito expero que tenha uma boa sorte no seu empreendimento ... queria saber como está a topologia da sua rede .... e se vc está usando algum tipo de autenticação ??? Abraços !
    Bem eu liguei pra consecionaria e eles nao sabem de nada sobre aluguel de postes e etc...apos varios setores q fui transferidos, inclusive a gatonet usa tb os postes e nem querem saber de nada, segundo o switch é da marca GTS 8 portas, a topologia ta sendo um mesclado e autenticacao ainda nenhuma mas eu tava querendo fazer hotspot + dhcp fixando os ips mas to sabendo q em minas as coisas sao diferentes das daqui do rio mas felizmente estou no rio...rsrs...mas nao perdi as esperancas de alugar meus postinhos, por enquanto vou juntando o dindim....
    Última edição por maxmelo; 20-06-2007 às 19:31.

  4. #4

    Padrão

    Opa, tenho alugumas perguntas:

    Como você tá alimentando os hub?
    Tá colocando um hub a cada quantos metros?
    Tá usando cabo UPD CAT 5 de 8 vias?
    O q usa para proteger os equipamentos da chuva e do sol?
    Você tá passando os cabos junto com os cabos de telefone?
    Você faz algum tipo de aterramentos nos hub?
    Você não tem problema quanto um cliente tem problema de aterramento, e com clinetes usando aterramento eletronico e outros usando aterramento convensional todos ligado fisicamente na mesma rede?

    O que faltau para vc colocar o linux ap mk para rodar? Posso lhe ajudar com ele.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Portela Ver Post
    Opa, tenho alugumas perguntas:

    Como você tá alimentando os hub?
    Tá colocando um hub a cada quantos metros?
    Tá usando cabo UPD CAT 5 de 8 vias?
    O q usa para proteger os equipamentos da chuva e do sol?
    Você tá passando os cabos junto com os cabos de telefone?
    Você faz algum tipo de aterramentos nos hub?
    Você não tem problema quanto um cliente tem problema de aterramento, e com clinetes usando aterramento eletronico e outros usando aterramento convensional todos ligado fisicamente na mesma rede?

    O que faltau para vc colocar o linux ap mk para rodar? Posso lhe ajudar com ele.
    1) por enquanto a alimentacao esta sendo feita nos clientes.
    2) a cada 100 mts + -
    3) sim, comprei ele na cor preta ao invez do conhecido azul
    4) caixas velhas da telemar q sao retiradas do poste e nao tem mais serventia e sao jogadas fora
    5) sim
    6) nao
    7) nao

    o sinal esta muito baixo apesar da placa ser de 400 mW

  6. #6

    Padrão

    Olha fico lendo post de varias pessoas preocupadas com seus radio e falando "..a tenho uma placa de 200Mw de 400Mw..." na realidade essa potencia todo e um grande problema, devemos ser mais profissionais em relação ao tratamento do potencial e ganho de nossas bases e antenas nos clientes, tem muita gente achando que por ter uma base com uma grande potencia em Mw tem um otimo sinal garantido na pratica não é assim esse tipo de pessoa em algum tempo sempre aparece aqui falando "...a eu não sei oque esta acontecendo mas estou com uma lentidão na minha rede, preciso de ajuda..." mas eles nem se preocupam em ler sobre o assunto, acho que a sua esperiencia com MK foi meio problematica por falta de ajuda eu me disponho a configurar esse servidor para vc com pppoe ou hotspot de uma forma basica entra em contato que resolvemos isso e vou te ajudar a ter uma rede bem estavel para garantir que daqui alguns meses vc não crie um topico aqui por causa de lentidão...


    Um abraço .....
    Última edição por rodrigofsantos; 21-06-2007 às 00:02.

  7. #7

    Padrão

    MAX,

    1) Do hub vc vai puxanda cabo até a casa do cliente, normalmente vc chega junto com o telefone?

    2) Nestes 7km, quantos clientes vc já tem rodando e quantos prevê?

    3) O pessoal da cia de energia simplesmente falou que não sabia nada do aluguel e podia colocar???? não tem nenhuma autorização por escrito??

    4) Mande o mais breve possível as fotos, para a gente ver como você fez a infra.


    Quero estudar essa solução, dependendo da viabilidade pretendo cabear 2 avenidas de comércio aqui na minha cidade.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por maxmelo Ver Post
    Pessoal fiquei aguardando um tempao uma solucao dos amigos sobre meu ApPC-Mikrotik e nao obtive resposta, talvez mesmo niguem saiba mas tudo bem dei meu jeito, enquanto o Wireless me aguarda sai cabeando o bairro inteiro, ja passei 7 km de cabos e ja coloquei + - 50 switchs gts e por enquanto ta tudo ok, tirei umas fotos mas me roubaram o adaptador mas em breve postarei os resultados por aqui, se alguem quiser fazer alguma pergunta sobre minha experiencia poste aqui q responderei com prazer.
    Tenho conhecimento sobre um provedor em Rio das Ostras/RJ que usa cabeamento, que já atinge toda a cidade.

    Seria interessante conhecer sua experiencia.

  9. #9

    Padrão

    aqui em minas a burocracia para se usar 1 poste eh d+ !!! para ter ideia, um cliente meu que tem a maior empresa da cidade precisou passar uma fibra entre suas filiais, como a burocracia tava d+, resolveram furar o chao...

    1- nao vao precisar pagar mensalidade
    2- os cabos estao protegidos
    3- a prefeitura que tapa os buracos feitos :P

  10. #10

    Padrão

    Como vc fez o isolamento entre os clientes para eles não se enxergarem?

    Tu já imaginou um usuário acessando a máquina do outro? Pode ser um problema muito sério para você!

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por ijr Ver Post
    MAX,

    1) Do hub vc vai puxanda cabo até a casa do cliente, normalmente vc chega junto com o telefone?

    2) Nestes 7km, quantos clientes vc já tem rodando e quantos prevê?

    3) O pessoal da cia de energia simplesmente falou que não sabia nada do aluguel e podia colocar???? não tem nenhuma autorização por escrito??

    4) Mande o mais breve possível as fotos, para a gente ver como você fez a infra.


    Quero estudar essa solução, dependendo da viabilidade pretendo cabear 2 avenidas de comércio aqui na minha cidade.

    1) como assim chega junto com o telefone?
    2) tenho pelo menos 1 a cada 10 metros
    3) me jogaram para varios setores e ninguem sabe nada sobre aluguel e teve ate um alto funcionario q me disse q a light nao cobra nada apenas nao pode danificar o poste nem causar danos a rede eletrica.
    4) to mandando as fotos de um amigo q esta fazendo a mesma experiencia e ja ta funfando a quase 2 anos, sinal q funciona.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         1.jpg
Visualizações:	152
Tamanho: 	164,9 KB
ID:      	888   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         2.jpg
Visualizações:	149
Tamanho: 	122,6 KB
ID:      	889  


  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por antoni Ver Post
    Como vc fez o isolamento entre os clientes para eles não se enxergarem?

    Tu já imaginou um usuário acessando a máquina do outro? Pode ser um problema muito sério para você!
    Desabilitei compartilhamento de pastas ee arquivos e tb rede microsoft, fui tb no mikrotik botei a opcao para os clientes nao se enxergarem.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por maxmelo Ver Post
    Desabilitei compartilhamento de pastas ee arquivos e tb rede microsoft, fui tb no mikrotik botei a opcao para os clientes nao se enxergarem.
    Desabilitar no mikrotik não irá funcionar, pois a comunicação ocorrerá no swith e não através do mk. Na verdade, vc isola o cliente se ele quiser... qualquer alteração volta tudo ao normal. Acho isso perigoso para o provedor. Tem até um post excelente dos últimos dias sobre isso, como isolar os clientes em redes ethernet.

  14. #14

    Padrão

    pois e , como ta tudo via cabo, melhor usar pppoe, eu no eu caso usaria ...

  15. #15

    Padrão

    Vou dar algumas informações que acho uteis para o post:

    Tenho experiência tanto com provedores wireless como com provedores via cabo e mistos, então vamos lá:

    Sobre os postes: São cobrado SIM. Custam em média 7 reais (RJ) cada um por mês e você paga para passar os cabos e paga separado pela energia de cada HUB instalado. Atendo um pessoal de SAQUAREMA - RJ, que são atendidos pela empresa de energia AMPLA, a qual cobra sim... Normalmente é feito um contrato, no qual você paga por uma quantidade específica de postes e também pode ser negociado tudo junto, inclusive a energia elétrica... A LIGHT - RJ só negocia com quem tem licença da ANATEL, pois inclusive há legislação específica para compartilhamento de infro-estrutura existente, ou seja, teoricamente as empresas de energia elétrica só podem negociar o uso dos postes para empresas com SCM (ponto).

    Tudo bem, e qual seria o risco de usar os postes sem comunicar a empresa de energia?
    1ª - A própria empresa pode ir lá e simplesmente cortar e arrancar seu cabeamento. Estive pessoalmente, com um diretor da AMPLA em Niterói - RJ e o mesmo me disse que esta e a política da AMPLA. Não sei como seriam nas outras, mas normalmente dizem que fazem, mas acaba que fazem na verdade vista grossa.

    2ª - Pior de todas. Usar energia elétrica sem medidor ou autorização é crime (ponto). Você pode ter problemas com a polícia, na qual alegarão que você está furtando energia.

    Acho que quanto a postes, seriam estes dois incovenientes... Vamos proceguir,,,

    Rede cabeada. Já soube de redes com mais de 20km. Para funcionar "bem", deve-se colocar 1 HUB a cada 100Mts... A desvantagem é com certeza os raios, pois está tudo interligado, e caso venha sofrer alguma descarga elétrica, a reação é em cadeia, queimando tudo que tiver ligado... É um risco, mas muitos correm mesmo assim... Outra desvantagem são HUBs que travam do nada, paralizando toda a rede ao longo... Dependendo do HUB utilizado, fica uma bosta...

    Por experiência, em SAQUAREMA - RJ, vejo direto o sofrimento das operadoras de lá que preferem trabalhar assim, vira e volta as equipes de manutenção estão altas horas da madruga pinduradas em postes tentando identificar equipamentos travados...

    Certamente a maior vantagem seria 0 de interferência... Mas o ideal é pesar na balança... Acho que o ideal seria trabalhar colocando torres de ponto em ponto e passando o cabeamento em volta... Lembre-se, uma rede muito longa (acima de 1KM), possui uma série de cuidados a serem tomados para operar perfeitamente pelo máximo de tempo possível...

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por catvbrasil Ver Post
    Vou dar algumas informações que acho uteis para o post:

    Tenho experiência tanto com provedores wireless como com provedores via cabo e mistos, então vamos lá:

    Sobre os postes: São cobrado SIM. Custam em média 7 reais (RJ) cada um por mês e você paga para passar os cabos e paga separado pela energia de cada HUB instalado. Atendo um pessoal de SAQUAREMA - RJ, que são atendidos pela empresa de energia AMPLA, a qual cobra sim... Normalmente é feito um contrato, no qual você paga por uma quantidade específica de postes e também pode ser negociado tudo junto, inclusive a energia elétrica... A LIGHT - RJ só negocia com quem tem licença da ANATEL, pois inclusive há legislação específica para compartilhamento de infro-estrutura existente, ou seja, teoricamente as empresas de energia elétrica só podem negociar o uso dos postes para empresas com SCM (ponto).

    Tudo bem, e qual seria o risco de usar os postes sem comunicar a empresa de energia?
    1ª - A própria empresa pode ir lá e simplesmente cortar e arrancar seu cabeamento. Estive pessoalmente, com um diretor da AMPLA em Niterói - RJ e o mesmo me disse que esta e a política da AMPLA. Não sei como seriam nas outras, mas normalmente dizem que fazem, mas acaba que fazem na verdade vista grossa.

    2ª - Pior de todas. Usar energia elétrica sem medidor ou autorização é crime (ponto). Você pode ter problemas com a polícia, na qual alegarão que você está furtando energia.

    Acho que quanto a postes, seriam estes dois incovenientes... Vamos proceguir,,,

    Rede cabeada. Já soube de redes com mais de 20km. Para funcionar "bem", deve-se colocar 1 HUB a cada 100Mts... A desvantagem é com certeza os raios, pois está tudo interligado, e caso venha sofrer alguma descarga elétrica, a reação é em cadeia, queimando tudo que tiver ligado... É um risco, mas muitos correm mesmo assim... Outra desvantagem são HUBs que travam do nada, paralizando toda a rede ao longo... Dependendo do HUB utilizado, fica uma bosta...

    Por experiência, em SAQUAREMA - RJ, vejo direto o sofrimento das operadoras de lá que preferem trabalhar assim, vira e volta as equipes de manutenção estão altas horas da madruga pinduradas em postes tentando identificar equipamentos travados...

    Certamente a maior vantagem seria 0 de interferência... Mas o ideal é pesar na balança... Acho que o ideal seria trabalhar colocando torres de ponto em ponto e passando o cabeamento em volta... Lembre-se, uma rede muito longa (acima de 1KM), possui uma série de cuidados a serem tomados para operar perfeitamente pelo máximo de tempo possível...
    1) no meu municipio nao é ampla e sim a light, fui a 2 lojas e perdi muito tempo e ninguem soube me dizer nada a respeito dos poste e um funcionario so me disse assim "meu filho se vc nao ta prejudicando ninguem vai usando q a gente é q nao vai te chatear ate pq tem gatonet em tudo e fazemos vista grossa e para tirar vc temos q tirar eles tb.

    2) qto ao furto de luz eu nao faco essa pratica, o q eu utilizo é o par marron do cabo pra jogar os 9 volts no switch e a outra ponta fica na casa do cliente ligado na tomada com a fonte de 9v (eu nao jogo 110v no par apenas 9v), em outras palavras o cliente paga pela alimentacao do switch.

    To usando switchs da marca GTS q tem se mostrado muito bons, nao travam e tem aguentado grandes volumes de dados.

    Qto a raios aqui nao costuma ter esse tipo de coisa, a ultima vez foi a 5 anos e antes disso eu nem era nascido mas mesmo assim se alguem tiver alguma ideia de como fazer aterramento ou outra coisa qualquer estou aberto para solucoes.

    Nao entendi essa parte da torre poderia me explicar melhor?
    Que cuidados sao esses poderia me explicar pois estou aqui como aluno e aceito toda e qualquer experiencia.

  17. #17

    Padrão

    uma dica para melhorar a performance, é colocar um capacitor para evitar que quando o switch estiver com consumo total de energia.. e a perda pelo cabo nao atrapalhe o funcionamento...

    aqui faço isso .. fica show !! alem de filtrar ruidos (caso tenha)

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    uma dica para melhorar a performance, é colocar um capacitor para evitar que quando o switch estiver com consumo total de energia.. e a perda pelo cabo nao atrapalhe o funcionamento...

    aqui faço isso .. fica show !! alem de filtrar ruidos (caso tenha)
    Não entendi como faco isso e qual o valor do capacitor e o q exatamente ele faz?

  19. #19

    Padrão

    usar um capacitor com voltagem um pouco mais alta do que a voltagem do aparelho.. ex:

    aparelho 12v .. usar capacitor de 16v

    a "capacitancia" deve ser no MINIMO 3700 uf ..

    o capacitor deve ficar proximo ao conector de energia do aparelho... e deve ser ligado assim:

    negativo do capacitor ligado no negativo da energia que vai para o aparleho
    positivo do capacitor ligado no positivo da energia que vai para o aparelho

  20. #20

    Padrão bom ...

    Antonio o fato de isolamento das maquinas eh muito simples, basta vc coloca a mascara de sub rede como: 255.255.255.252, o problema aqui onde eu moro no RJ eh que a minha concessionária de energia eh a Ampla, então o esquema de luz deles aqui eh quase impossivel de vc colocar energia nos hubs, devido ao esquema de energia de baixa tensão ser junto com a de alta tensão ( uma ao lado da outra ), coisa que tornaria impossivel de ligar os hubs lah em cima, uma outra coisa, os equipamentos ficam sujeito à vandalismo e curiosos, falo isso pq aqui na avenida principal tem uma rede de uma loja ponto a ponto e tem uns individuos aqui que se conectaram ao hub, sem pressentimento do dono ... outra coisa era fazer uma alimentação POE do HUB da casa do cliente ao HUB que fica no poste ... bom a idéia eh boa ... mas derrepente um cliente seu decide fazer um reparo na rede elétrica da sua casa e do nada ele teria que desligar o sistema de energia ... já pensou ??? se após dele vc teria faixa de 50 à 100 clientes pendurados ??? todos iriam ficar sem internet ... e até vc descobrir aonde faltou luz ... já que a alimentação teria que ser de 100 em 100 metros jah viu neh ??? Vc eh um cara de sorte mesmo ... pq ai eh Light ... e aqui onde eu moro eh a Ampla ... a medição eh eletrônica e qualquer coisinha na rede eles vem conferir se tem gato no poste ou etc... eu acompanhei o seu problema de lentidão ... que vc nao conseguiu resolver ... estou com o mesmo problema ... mas enquanto nao consegui resolver comprei dois ap senao e tá dando conta por enquanto ... pois eles sao muito robustos !