+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Tamanho para memória SWAP e Partições de HD

    Fala ae galera.

    Estou pesquisando ainda para instalar Linux em casa talvez já até tenha decidido a distribuição que será Ubuntu no começo.

    estou com dúvida em como repartir o HD

    tenho um HD de 80gb e outro de 4gb

    gostaria de instalar Windows e Linux na mesma máquina

    me deram algumas opniões e a que amis me interessou foi

    25gb - Windows
    256mb - SWAP
    10gb - Linux Raiz
    40 - Arquivos


    mas tb pensei em fazer o HD de 4gb como SWAP, se bem que eu li que SWAP não usaria mais que 128mb é verdade isso ?


    bom aguardo sugestões.. lembrando que tenho 2hd (80gb, 4gb) e gostaria de Windows e Linux na mesma máquina


    obrigado

  2. #2

    Padrão

    cara o windows é mais pesado, vc vai instalar muita coisa no linux?? se vc já está usando o XP tem que ver qnts ele ta puxando do seu hd...

    se tiver puxando pouco e se vc acha que 25 e muito e 40 pra linux ta bom pode inst.

  3. #3

    Question

    então acho que 25gb para o windows ta de bom tamanho ...

    a minha dúvida mesmo é no tamanho da SWAP e da raiz do Linux

    por exemplo se eu for instalar algum programa Linux

    eu vou instalar ele na Raiz(10gb) ou no de arquivos(40gb) ?

  4. #4

    Padrão

    no de 40, o arquivo q vc fala raiz é o mesmo que o (/)?? esse vai ter 40 o outro é pra boot vc pode deixar com 512mb fica bom.... e o resto para o arquivo Raiz (/), poe o Swap com a mesma qntd da sua memoria...

    suas Partições tem que ficar mais ou menos assim...

    /boot (parte onde fica o grub ou lilo) 512MB
    /Swap ( Memoria Vitual, mesmo valor da sua memória ram) Ex. 256/Ram = 256MB
    / (Raiz, onde é instalado todos os Arquivos no linux) o Tamanho que desejar, lembrando que a inst. no caso Ubunto precisa de 2.4Gbs...

  5. #5

    Padrão

    Quanto de memória RAM você tem? Para o quê tu vai usar a sua máquina? Normalmente, dependendo da sua configuração de máquina e uso, você pode até dispensar o uso de swap, mas o instalador do Ubuntu requer isso.


    Abraços!

  6. #6

    Padrão

    minha máquina:

    athlon 64, 512ram, video tudo onboard.


    eu vou usar apenas para aprender um pouco do ambiente Linux e depois começar a me aprofundar ...

  7. #7

    Padrão

    então vc pode por o swap se achar que algum dia irá precisar e outra não precisa por 40gb poe 20gb e se vc gostar vc troca de vez....


    PS:Só não esquece o backup do windows caso já possua um..instalado e que esteja sendo utilizado...

  8. #8

    Question Dúvida again

    mas por exemplo

    na partição de 40gb que é a que sobrou tudo eu não acessar do windows e do Linux ao mesmo tempo?

    ela seria uma partição apenas do Linux é isso?


    eu pensei q eu poderia guardar tds meus arquivos nela e acessar de ambos os S.O's


    e ainda o que acham de eu deixar o HD de 4gb q nem uso pra SWAP .. não pode ?

  9. #9

    Padrão

    Cara posso te dar um conselho...como é pra você conhecer o linux... deixa o HD com Windows queto e instalar o linux no de 4gb se gostar tu mexe depois...

  10. #10

    Padrão

    Então é pra eu conhecer, mais na verdade eu já usei, mas foi só no técnico... agora quero instalar pra aprender mesmo ...

    e ainda estou com as dúvidas se o windows e o linux podem acessar a mesma partição ou são tipos de formatação diferentes que um não encherga ...

    e tb sobre deixar o de 4gb de SWAP seria desperdicio ? (desperdicio não é pq não uso o hd pra nada)

  11. #11

    Padrão

    a memoria swap eh usada quando a memoria ram acaba.. se voce tem pouca ram, deve colocar uma swap com +- o dobro ou triplo do total da memoria ram..

    se voce tiver muita memoria, o mesmo tamanho da ram para a swap esta bom...

    lembrando que, quando usa swap, perde desempenho !!

  12. #12

    Padrão

    Blza ...

    Então eu criarei uma partição NTFS e instalarei o Windows ...

    dai sobrou a outra partição .. depois de eu ter instalado o windows e estar com 2 partições (uma com o windows e a otra formatada ainda) posso particionar essa outra formatada ou eu tenho q particiona tudo antes, depois isntalar windows, linux e etc?

    lembrando que eu vou formatar em 4 o hd

    Windows, Swap, Linux, Arquivos...

    pq se desse dai eu instalaria o windows nessa partição e depois qnd fosse instalar o linux criaria as novas partições .. dá?

    valew