+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Monitorar Rede - Internet

    Ola, minha internet está muito lenta. Tenho 30 pcs para uma turbo 400 (ok, sei que o link é pouco), porém, sabado, não hávia 5 pcs conectados na net, e ainda assim, estava muito lenta. Gostaria de saber como eu posso fazer para monitorar a rede para descobrir qual é o problema da internet estar tão lenta (acredito que não seja culpa apenas do link). Qual software eu poderia usar para fazer essa monitoração ?

    Para ficar mais claro, em nossa rede, temos 2 servidores, 1 de internet (squid, qmail, firewall etc) e outro de rede (dhcp, samba, Firebird etc).

    Desde já, agradeço pela atenção.

    []s..Renato

  2. #2

    Padrão ....

    usa o tcpdump e vê quais as maquinas estão tentando mais conexões e em quais portais, porque pelo que vc falou provavelmente alguma maquina da sua rede estava fazendo ataque de DDoS (Negação de Serviço)!

  3. #3

    Padrão

    Haaa, ja tava esquecendo. Ultimamente, nosso servidor de internet vem sofrendo tentativas de invasão pelo ssh. Mas acredito que não seja isso que possa estar deixando a net lenta, pois como o pessoal aqui do forum mesmo disse, a tentativa de invasão por ssh, não iria deixar a rede/net lenta...Mas de qualquer forma, é mais uma informação pra gente tentar solucionar....
    Mais uma pergunta, eu posso usar o tcpdump de uma máquina cliente, ou precisa ser do servidor de internet ?

    []s...

  4. #4

    Padrão

    Então ... mude a porta do ssh, isso diminue bastante as tentativas ...

    Falow ...

  5. #5

    Padrão

    use o cacti Cacti: The Complete RRDTool-based Graphing Solution para uma avaliação razoável de consumo de banda; pode usar (ao invés do tcpdump) o wireshark. Como também pode gravar um arquivo binário do tcpdump e analisa-lo depois com o wireshark.

    Sugiro (fortemente) o cacti, deixando o wireshark só pra olhar a placa interna.

  6. #6

    Padrão Cacti + Ntop

    Eu uso esse conjunto aqui no meu ambiente, Cacti + ntop assim consigo saber exatamente ou pelo menos o caminho a percorrer quando sentimos uma certa lentidão na rede.

    O ntop você vai usar ele como um sniffer na rede, e o Cacti para gerar os gráficos dos links, consumo de CPU, Memória, etc, etc, etc.

    Falow espero ter ajudado.

  7. #7

    Padrão

    Estou com o mesmo problema e tenho quase as msm configurações, 30 máquinas, porém só possuo um servidor como servidor de internet. usava o FW/Brazil e minha internet era mais rápida do que atualmente, quando mudei para o kurumin 6 a navegação se tornou mais lenta e não consigo nem carregar uns videos de 1min no youtube!! será que o problema pode ser esse tb?

  8. #8

    Padrão

    no seu caso, edupfeffer, acredito que seja mais problema de configuração mesmo. E pq esta utilizando kurumin 6 se ja esta na versão 7 (que eu achei muito boa). Mas se quiser investigar mais afundo, de uma olhanda nesse link:
    https://under-linux.org/forums/redes...o-de-rede.html

    [];s

    Renato