+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Trocando Pcs por Mikrotiks Prontos!!!

    Olá Pessoal, esse final de semana estive em um provedor no interior de Minas, Configurando uns Mikrotiks para um pessoal! e eles tinham comprado os mikrotiks já prontos! aqui sempre usei pc, e percebi que esses mikrotiks são bem mais estáveis que os pcs, não travam... nao esquentam... e funcionam super bem. Ai estou pensando em trocar meus pcs por essas placas!! Pois pc trava!! as vezes tem que ficar trocando de Slots... cartoes etc... Mais a minha duvida é o seguinte....
    Proxy... essas placas aguentão o processamento? posso colocar um Compact Fhash de 8GB por exemplo e botar o proxy pra rodar!!! ou tem como fazer um proxy a parte indicando no mikrotik outro pc para usar o proxy!! Gostaria da opnião de vocês!!
    Valeu!!

  2. #2

    Padrão

    acredito que a melhor solucao seria vc deixar o mikrotik na torre so fazendo, autenticacao, controle de banda, p2p...
    e colocar um servidor na sua central fazendo proxy

  3. #3

    Padrão

    Esses "Mikrotiks Prontos" que vc está dizendo são placas do tipo WRAP, Routerboard, Soekris, e afins??? Se forem, recomendo elas apenas para funcionarem como AP´s, uma vez que são mais estáveis para ficarem no topo das torres, mas por outro lado elas possuem pouca memória e baixo poder de processamento... Aqui eu uso bastante dessas placas nas torres, mas fazendo somente o básico: autenticação por MAC e roteamento básico (ou em modo bridge). Já para fazer proxy, controle de banda, etc... eu uso PC mesmo, mas daeh numa sala de fácil acesso e, de preferência, refrigerada... Já me incomodei muito com PC´s no topo de torre por causa da grande instabilidade, como por exemplo: mau-contato em slot PCI, aquecimento, fonte que queima, etc... Agora imagina vc ter que subir na torre, descer todo equipamento, colocar um monitor prá ver pq a danada da placa-mãe fica entrando direto na BIOS... Ninguém merece...

  4. #4

    Padrão

    Ah, tbem uso essas plaquinhas com Mikrotik para fazer balanceamento, pois não exige muito processamento...

  5. #5

    Padrão

    acho q a grande vantagem do mikrotik é fazer o controle de banda no ap. as plaquinhas suportam direitinho fazer controle de banda, p2p, portas... o q nao da pra fazer eh proxy.

  6. #6

    Padrão

    Eu uso um servidor linux na entrada do link, e nas torres uso mikrotik, montado em pc comum, mas com placas tipo pentium 200, k6, pentium 300, com 64mb ou 128 de ram e roda as mil maravilhas. Faço proxy na entrada do link (p/ toda a rede) e no ap, apenas controle de banda e alguma regras básicas de firewall.

    Por incrível que pareça, essas placas mãe antigas, são muito estáveis e não travam nunca. o consumo de cpu raramente atinge 10% e o custo é baixíssimo.

  7. #7
    LeonardoWireless
    Visitante

    Padrão

    bom dia!
    Olha eu indicaria voce colocar os rádios Mikrotik para trabalhar somente como AP, e fazer seu controle na sua base, pois assim também o ap trabalha mais livre e suporta uma maior quantidade de clientes.

  8. #8
    Banido por desrespeito à comunidade.
    Ingresso
    Dec 2006
    Posts
    96

    Cool Meu amigo "leonardowireless"

    Bom dia...

    Olha a duvida cruel que acredito que muitos passam

    No caso de usar uma Routerboard 133c Usando como bridge + Controle de Qos

    Usar ou nao Usar
    1--Se usar controle de banda Aumenta o processamento do AP ?
    R:

    2 -- Se nao usar controle de Banda no Ap caso o cliente "SEM COMENTARIOS" Pegue Virus,Spam....
    não Aumentaria o trafego na rede "Cliente --AP---Serve" So no server Iria controlar o Trafego ...
    Este segundo caso Tb nao Aumentaria o Processamento do AP ?



    Eu uso aqui Criptografia WEP ....Rapaz Sofri muito com WAP Agora uso WEP...
    E controlo tudo no Server....

  9. #9

    Padrão

    caros Amigos, este radio Pronto como e o caso do Kod-2000 ou do Kod-4000, sao excelentes como acess point e tambem para ponto a Ponto, claro quanto mais recursos forem usados ;menos clientes suportam, entao ele somente como ap vai que é uma blz. entre em contato comigo para conhecer estes Modelos disponiveis apenas pela American Explorer
    Última edição por americanexplorer; 26-06-2007 às 12:37.

  10. #10

    Padrão Uso os 2 tanto RouterBoard quanto PC.

    Minha dica é a seguinte. Use Routerboard nos enlaces de longa e para AP eu uso os PCS comprei 12 Placas Asus com 6Slots PCI e coloco 4 placas PCI D-Link AG530 A-B-G, sendo 3 para as antenas setoriais e 1 para a Direcional q recebe o Link em 5.8. Rodo o MIKROTIK no memory flash e funfa q é uma beleza, uso a seguinte conf, P3-900Mhz, 256MB RAM, detalhe as placas tem de ter VGA On funcionam melhor. Coloco tudo dentro de uma cx hermética e funciona tudo. Da pra segurar 240 Clientes por torre sem problema. Uso tb cabo CELLFLEX para evitar perdas. Atualmente tenho 3 Torres.

    Bom fica a dica.
    Última edição por Bender; 26-06-2007 às 14:19.

  11. #11

    Padrão

    Realmente essa era minha duvida... pois aqui uso pcs... e quando começa com esses problemas é foda! essas placas são bem estaveis... mais como vcs falaram nao vai aquentar o processamento pois em cada torre tenho 200 clientes ...

  12. #12

    Padrão

    Qual dessas "placas prontas" é a melhor?? Tem alguma homologada? Com qual potência?

  13. #13

    Padrão

    FabricioViana me parece que saiu a homologação da MINIPCI da SENAO de 200mw a primeira.