+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Posição de antenas setoriais Hyperlink

    Olá amigos, parabenizo a todos deste forum pelo excelente trabalho que a muito tempo vem me ajudando, e hoje resolvi postar um duvida que pode ser até boba, mas isso vem me tirando o sono a alguns dias.
    Eu tenho 3 torres espalhadas pela cidade e estou em fase final para começar a operar tenho uma torre sobre um prédio no centro de um bairro, tenho outra no morro na parte distante da cidade e uma outra bem no centro da cidade todas torres com 30mts em média. Tenho em mãos 9 Paineis setoriais da Hyperlink sendo 6 de 12Db 90° H e 3 de 14Db 120º H. Minha duvida é na hora q for colocar estes paineis a inclinação deles como que eu devo calcular?

    Outra duvida nos meus clientes eu tenho antenas ZIROK e Proeletronic e eu estou na duvida se a polarização das antenas estão corretas? Como eu consigo ver a polarização de uma antena no cliente? Desculpe pelas perguntas aparente mente bobas mas eu não sei mesmo. Sou novo no ramo.
    Obrigado.

  2. #2

    Padrão

    isso ai vai depender das polarizações das setoriais, que você pode ter que fazer alguma alteração de polarização das antenas clientes, recomndo que olhe o modelo certinho das antenas e vai no site do fabricante e certifique a polarização que ela é, assim não vai ter dor de cabeça, e outra coloque um certa inclinação nos paineis coisa pouca cerca de uns 3cm da parte de cima do suporte que está de bom tamanho.

  3. #3

    Padrão Como posso mudar a polarização de uma antena cliente?

    TUXBRASIL, obrigado pela resposta, vou anotar e vou aplicar nos painéis Pretendo colocar os paineis em ( Y ) Sendo 2painéis de 90° e 1 de 120° oq acha? Seria dois painéis de 90° na frente e 1 de 120° atrás ou seria melhor fazer colocar 4 antenas em ( X ) ?

    Quanto as antenas clientes a minha dúvida mesmo é identificar como eu vejo a polarização da antena. Pela montagem dela tem várias opções essa é a minha maior duvida eu ja tenho 120 Clientes instalados com a seguinte configuração do meu KIT ( Cabo RGC213, Placa PCI RALINK, Antena Zirok grade 24DB ou Proeletronic Grade 24DB, PigTail, e Conector Nfemea )

    Vou tentar explicar como eu montei as antenas que já estão instaladas.

    Antena cliente de Perfil.
    /
    |
    |
    |=====) <--- Este é o coletor que determina a polarização?
    |
    |
    \

    Antena Cliente olhando de frente.


    | ################|
    |################ |
    |################ |
    |............|==| <----- Aqui que definimos a polarização de uma antena?
    |################ |
    |################ |
    |################ |

    Espero que consiga entender o meu desenho.

    Então minha pergunta é , basta mudar o coletor no centro da antena para Horizontal e ela fica horizontal é isso, ou tem mais algum detalhe?

    Obrigado a todos.
    Última edição por Bender; 26-06-2007 às 11:51. Razão: Alterando desenho.

  4. #4

    Padrão

    veja as fotos e veja como deve ser montada as antenas dos clientes

    Antena 1 na Horizontal
    Antena 2 na Vertical

    mas para colocar as antenas na polarização desejada você tem que observar como TUXBRASIL falou a setorial que polarização é
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         antena horizontal.jpg
Visualizações:	330
Tamanho: 	24,0 KB
ID:      	896   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         antena vertical.jpg
Visualizações:	582
Tamanho: 	16,1 KB
ID:      	897  

    Última edição por ICHUBrasil; 26-06-2007 às 13:43.

  5. #5

    Padrão

    Pela foto eu acho q montei certo. RSRSRS.

    Só fiquei na duvida do alimentador é assim na vertical || ou assim na horizontal = ?

    Aqui a minha setorial são todas verticais Tenho 3 Hyperlink de 14db Modelo HG2414SP-120 de 120° e 6 antenas de 14db de 90º todas verticais.
    Última edição por Bender; 26-06-2007 às 14:43.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Bender Ver Post
    Olá amigos, parabenizo a todos deste forum pelo excelente trabalho que a muito tempo vem me ajudando, e hoje resolvi postar um duvida que pode ser até boba, mas isso vem me tirando o sono a alguns dias.
    Eu tenho 3 torres espalhadas pela cidade e estou em fase final para começar a operar tenho uma torre sobre um prédio no centro de um bairro, tenho outra no morro na parte distante da cidade e uma outra bem no centro da cidade todas torres com 30mts em média. Tenho em mãos 9 Paineis setoriais da Hyperlink sendo 6 de 12Db 90° H e 3 de 14Db 120º H. Minha duvida é na hora q for colocar estes paineis a inclinação deles como que eu devo calcular?

    Outra duvida nos meus clientes eu tenho antenas ZIROK e Proeletronic e eu estou na duvida se a polarização das antenas estão corretas? Como eu consigo ver a polarização de uma antena no cliente? Desculpe pelas perguntas aparente mente bobas mas eu não sei mesmo. Sou novo no ramo.
    Obrigado.
    Dá uma olhada nessa planilha p/ calcular a inclinação das setoriais

    http://www.pluton.com.br/Site_Portug...inclinacao.xls

  7. #7

    Padrão Polarização

    Olá pessoal. Sou novo no fórum e o mesmo já me esclareceu muitas dúvidas a respeito de wireless... mas tenho uma que ainda me atormenta, e pelo assunto que vocês estão falando de repente podem me ajudar... o problema em si é polarização... creio que pelos meus estudos já entendi a diferença entre as duas... o que gostaria de saber é o seguinte...

    Qual o beneficio em usar polarização horizontal ao inves de vertical???

    Qual o beneficio em usar antenas setoriais ao inves de omnis???

    Faço essas duas perguntas pelo fato de que vejo muitas pessoas usando várias antenas setorias ao inves da omni, e a maior parte dessas setorias são horizontais...

    Desde já agradeço

  8. #8

    Padrão

    Olha muita gente em locais que ja tem muita omni, preferimos usar setoriais horizontal pelo fato de reduzir ja um pouco esses problemas de RF na vertical que tem muito uso, e o tamanho da abertura do lobulo de radioção da setorial que é muito superior a qualquer omni.

    Em tudo é melhor usar setorial, tanto por causa de carga de clientes no radio, quando a qualidade de sinal, recepção tudo de melhor, eu particulamente só faço uso de antenas setoriais em minha estrutura e de marca conhecida que são as hyperlink.

    abraço

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por doidopombal Ver Post
    Olá pessoal. Sou novo no fórum e o mesmo já me esclareceu muitas dúvidas a respeito de wireless... mas tenho uma que ainda me atormenta, e pelo assunto que vocês estão falando de repente podem me ajudar... o problema em si é polarização... creio que pelos meus estudos já entendi a diferença entre as duas... o que gostaria de saber é o seguinte...

    Qual o beneficio em usar polarização horizontal ao inves de vertical???

    Qual o beneficio em usar antenas setoriais ao inves de omnis???

    Faço essas duas perguntas pelo fato de que vejo muitas pessoas usando várias antenas setorias ao inves da omni, e a maior parte dessas setorias são horizontais...

    Desde já agradeço
    Com relação a polarização, é só uma escolha dependendo do ambiente que vc tá. Se tiver muita poluição de ruido vertical vc usa horizontal e vice versa.
    Quanto ao tipo de antena, a setorial tem um lobulo de irradiação com maior distância que a omni mas tem ângulo de abertura menor ( as setoriais cobrem entre 90 a 120 graus e as omni 360 graus )

    Tudo depende do projeto que se quer.

  10. #10

    Padrão

    Blz... uma pequena dúvida rapida... irei ligar essa omni homologada hypertec 15 dbi num radio qualquer homologado em 250mw... qual distancia axa que conseguirei nos meu clientes com grade 24 dbi homologada e um radio similar???

    pelo que já li no forum estou axando que conseguirei pelo menos 5 km...

    Para finalizar, eu colocarei essa omni e cobrirei em torno de 240 graus... pois atras dela tera um morro bem proximo... axa que posso ter problemas desse sinal bater no morro, voltar e me atrapalhar na frente???

    Desde ja agradeço a paciencia e as explicacoes... axu que dessa vez achei o forum ideal sobre wireless

  11. #11

    Padrão

    A distância é essa mesma, uns 5Km. Com relação ao morro vc não vai ter problemas. Esse tipo de obstaculo atenua ( absorve ) o sinal, e não reflete.

    Qualquer coisa estamos aí..

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por AriDiretoTelecom Ver Post
    A distância é essa mesma, uns 5Km. Com relação ao morro vc não vai ter problemas. Esse tipo de obstaculo atenua ( absorve ) o sinal, e não reflete.

    Qualquer coisa estamos aí..
    Muito obrigado pelo alivio... como sabes sou iniciante nesse lance de wi-fi, portando gostaria de uma dica sua se possível... como passei terei uma omni 15 dbi jogando o sinal em 240º e grades 24 dbi pegando esse sinal... pelo que imagino é importante que a de grade possua 24 dbi para garantir que mesmo que a omni não alcance meu cliente, a grade irá atras da omni e completará o ciclo... correto o meu pensamento???

    Seguindo por ele... não sei exatamente como é realizado o teste para ver por exemplo se o sinal chega na casa do cliente... na minha imaginação seria com um laptop ou palm com wi-fi de 802.11b... mas ai que é a jogada... caso seja feito assim, pode ocorrer casos em que não conseguirei captar sinal pois a antena indoor do laptop ou palm nao teria o mesmo ganho de uma grade 24 dbi... mas com a grade conseguiria...

    Concluindo, se o meu racícinio passado aqui nesse texto está correto, qual seria o método mais usado e o correto para se testar o sinal do meu servidor nos clientes???

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por doidopombal Ver Post
    Muito obrigado pelo alivio... como sabes sou iniciante nesse lance de wi-fi, portando gostaria de uma dica sua se possível... como passei terei uma omni 15 dbi jogando o sinal em 240º e grades 24 dbi pegando esse sinal... pelo que imagino é importante que a de grade possua 24 dbi para garantir que mesmo que a omni não alcance meu cliente, a grade irá atras da omni e completará o ciclo... correto o meu pensamento???

    Seguindo por ele... não sei exatamente como é realizado o teste para ver por exemplo se o sinal chega na casa do cliente... na minha imaginação seria com um laptop ou palm com wi-fi de 802.11b... mas ai que é a jogada... caso seja feito assim, pode ocorrer casos em que não conseguirei captar sinal pois a antena indoor do laptop ou palm nao teria o mesmo ganho de uma grade 24 dbi... mas com a grade conseguiria...

    Concluindo, se o meu racícinio passado aqui nesse texto está correto, qual seria o método mais usado e o correto para se testar o sinal do meu servidor nos clientes???
    O lance é o seguinte: Quando vc for medir os sinais que estão chegando nas antenas vc verá que não vai ter a mesma intensidade nos dois lados. Isso acontece porque as antenas e os cartões não vão ter o mesmo ganho e potência. A antena omni irradia em 360 graus e portanto divide a potência do cartão em que ela esta ligada em todas as direções, mas a antena direcional de grade faz a irradiação em apenas uma direção, ou seja, emite a potência do cartão em que esta ligada em um ângulo bem concentrado (em torno de 6 graus). Com isso dá pra perceber que as intensidades dos sinais não vão ser iguais. Por outro lado os ganhos das antenas (recepção dos sinais) também não serão iguais. A antena omni receberá um sinal bem mais fraco que a antena direcional porque ela não tem um disco ou grade ( elemento passivo) que concentra o sinal no foco do elemento ativo.
    Dá uma olhada nessa planilha de calculo pra enlaces e faz umas simulações pra ver como vai se comportar os equipamentos que vc vai usar.
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos

  14. #14

    Padrão

    blz ari... filé esse conversor... coloco o dbm do radio (250 mw = 23,98 dmb), coloco a metragem que vou usar de cabo rg213 e ele já calcula a perda (e o pigtail que liga esse cabo ao radio???)... depois vem o TX e RX que gostaria que me explicasse o que é pois não sei... depois coloco o divisor de potencia caso eu tenha... depois o jumper que não sei tb o que é... depois ponho o ganho da antena (qual antena ele usa como padrao para calculo, é a de grade???)...

    No final ele da a potencia da antena...

    ao colocar a metragem ele calcula pra mim a margem de seguranca obtida em relacao a requerida pelo fabricante (qual fabricante???generico???)...

    Qual o valor ideal???

    Estou te enchendo né véio, mas não desista de mim por favor hahuahuahuhua

    Abraços

  15. #15
    rodrigobarreto
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por doidopombal Ver Post
    blz ari... filé esse conversor... coloco o dbm do radio (250 mw = 23,98 dmb), coloco a metragem que vou usar de cabo rg213 e ele já calcula a perda (e o pigtail que liga esse cabo ao radio???)... depois vem o TX e RX que gostaria que me explicasse o que é pois não sei... depois coloco o divisor de potencia caso eu tenha... depois o jumper que não sei tb o que é... depois ponho o ganho da antena (qual antena ele usa como padrao para calculo, é a de grade???)...

    No final ele da a potencia da antena...

    ao colocar a metragem ele calcula pra mim a margem de seguranca obtida em relacao a requerida pelo fabricante (qual fabricante???generico???)...

    Qual o valor ideal???

    Estou te enchendo né véio, mas não desista de mim por favor hahuahuahuhua

    Abraços
    O campo TX e RX só será preenchido no caso de uso de amplificador de sinal!!!

  16. #16

    Padrão

    blz fera... mas só queria saber o que significa essas siglas... por serem muito pequenas o fórum não localiza e nem no google