+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Neofito
    Visitante

    Padrão WRT54G com antenas diferentes?

    Bom dia pessoal,

    Estou tentando estabelecer um link sem visada, com os equipamentos dentro das casa (rs). Ja deu pra perceber que o esquema é totalmente amador, ne?

    De um lado, temos um Dlink DI-524 com uma antena omni de 12dbi. Do outro, estamos conectando com uma dlink pci, com uma antena painel direcional JC de 12dbi. Ajustando minuciosamente a antena direcional, consigo uma conexao razoavel (apontada pra parede).

    Acredito estar recebendo o sinal refletido na parede da minha casa. E ao transmitir, o sinal deve sair "quicando" pelas paredes... E provavelmente o melhor ajuste da antena para recepção nao eh o mesmo para transmissao, certo? Percebo isso apontando a antena pra uma direção onde o sinal indicado fica bem mais alto, mas nao consigo comunicação IP.

    Depois disso tudo, tive a ideia de usar um Linksys WRT54GL que tenho em modo cliente, no lugar da placa pci.

    A minha ideia eh colocar uma antena OMNI em um conector e configura-lo para recepção. Assim devo pegar mais sinal refletido por todos os cantos. E no outro, colocar uma direcional para transmissao e ajusta-la para melhor alcançar o outro ap. Outro lado bom de usar o roteado em vez da placa eh para coloca-lo em outro comodo da casa onde haja melhor sinal, sem necessidade de comprar um cabo caro e com perda de sinal na antena, e conecta-lo ao pc via cabo de rede.

    Gostaria da opiniao de voces, ja que percebi que a grande maioria aqui eh profissional, e nao tenho $$$ pra gastar com antenas e cabos que nao vao resolver meu problema. Voces acham que usar uma omni de 12dbi pra recepcao e uma direcional para transmissao fica bom? Ou seria melhor duas direcionais e ajusta-las de forma independente para tx e rx?

    PS: rodei pela casa com o linksys e nao consegui sinal usando as antenas padrao. Nao pude fazer o teste com a antena direcional pq o conector eh rsma e do linksys eh tnc . Voces sabem me dizer se eh so a questao da antena ou se o linksys pode ser menos potente que a placa pci?

    Desde ja, agradeço qualquer ajuda! Repito: qualquer ajuda eh valida para um amador iniciante

    Abraços.

  2. #2

    Padrão

    as antenas do wrt54 sao a MESMA, nao sao antenas individuais nao !!!

  3. #3
    Neofito
    Visitante

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    as antenas do wrt54 sao a MESMA, nao sao antenas individuais nao !!!
    Alexandre,

    Eu uso linux nele, ao inves do firmware original (alias, foi justamente por essa possibilidade que o comprei): www.dd-wrt.com

    Nas configurações de wireless desse firmware, vc pode especificar qual antena eh usada pra rx e qual para tx (esquerda, direita ou auto).

    Ninguem aqui nunca fez nada do tipo?

  4. #4

    Padrão

    exatamente...

    uma entrada eh RX ou TX.. a outra eh RX/TX ... elas nao sao independentes !!

    eh o mesmo sistema dos cartoes SENAO (prism) que tem 2 entradas...

  5. #5
    Neofito
    Visitante

    Padrão

    Valeu, cara.

    Se eu entendi direito, o que eu poderia fazer entao eh colocar a omni so como rx, e deixar a direcional na que fica tanto rx qto tx, certo?

    Quando ele for receber, ele vai escolher 1, vai usar as 2 simultaneamente?

    Estou numa duvida cruel... Nao queria usar omni para transmitir, por achar q nao sera tao eficiente quanto a direcional, e pra nao espalhar meu sinal pela vizinhança.

    Agora uma duvida legal: tem uns 3 provedores wireless nessa area. Se eu meto uma omni de 12 ou 15dbi posso interferir no sinal dos caras. Eles podem fazer algum tipo de denuncia, vir anatel encher o saco, algo assim? A antena deve ser homologada? Ou como eh uso pessoal nao tem nada a ver?

    Valeu!