+ Responder ao Tópico



  1. #61

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jrwireless Ver Post
    Boa noite a todos!!

    karos amigos tenho e link de 900MHZ de 50KM sem visada e fica em -83, -85 e passa 6MB com 200 clientes e ficou bom só q a gora tenho resolver isso e por 5.8 HGZ pq o 900 ñ tem omologação da anatel ai vem a questão...

    entre esses 50 KM tem só um morro pequeno na frente será q com as antenas Zirok de disco de 90CM passa esse morro ?

    ou tenho q fazer ponto no meio do caminho, ahh eu uso wds e o melhor para esses links ou tenho q mudar.

    Obrigado
    Opa... amigo.. q q vc tá usando nesse enlace ? num fica caindo não ? tenho um aqui com MK + XR9, 12 km, quase limpo.. sinal -67 passando 3 full, full-duplex.. filé.. mas tem hora que cai e o rx vai á 0%.

    Abraços

  2. #62

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jrwireless Ver Post
    Boa noite a todos!!

    karos amigos tenho e link de 900MHZ de 50KM sem visada e fica em -83, -85 e passa 6MB com 200 clientes e ficou bom só q a gora tenho resolver isso e por 5.8 HGZ pq o 900 ñ tem omologação da anatel ai vem a questão...

    entre esses 50 KM tem só um morro pequeno na frente será q com as antenas Zirok de disco de 90CM passa esse morro ?

    ou tenho q fazer ponto no meio do caminho, ahh eu uso wds e o melhor para esses links ou tenho q mudar.

    Obrigado
    Amigo, vc tem algum programa tipo radio mobile, ou aquele da motorola para sabermos o quanto esse morro atrapalha a sua linha de fresnel? pois aí esta a chave se vai funcionar ou não.

    Abraço.

  3. #63

    Talking

    Citação Postado originalmente por alamdias Ver Post
    Opa... amigo.. q q vc tá usando nesse enlace ? num fica caindo não ? tenho um aqui com MK + XR9, 12 km, quase limpo.. sinal -67 passando 3 full, full-duplex.. filé.. mas tem hora que cai e o rx vai á 0%.

    Abraços

    blz amigo!!!

    tenho aki em cada ponta uma RB133 com o UBIQUITI SWX-XR9 e antena aquario de uns 3 Metros.
    e muito dificil cair o sinal, teve um dia q eu olhei já tava com 85 dias direto ai eu deu um reboot...

  4. #64

    Question

    Citação Postado originalmente por Glauco S Curvello Ver Post
    Amigo, vc tem algum programa tipo radio mobile, ou aquele da motorola para sabermos o quanto esse morro atrapalha a sua linha de fresnel? pois aí esta a chave se vai funcionar ou não.

    Abraço.

    amigo blz...

    Olha só isso antes eu tinha 3 pontos um ponto A, B, C, no ponto A mandava 5.8 GHZ para o ponto B q ficava a 28KM, ai desse ponto B saia o sinal de 900MHZ e mandava para o ponto C q ficava a 22KM, onde tem esse "DITO" morro. Agora veja bem. Do ponto B para o C o sinal tinha a mesma força -85, -86 e era só 22KM, ai deu prego na transmissão entre esses pontos e nisso o sinal pegou mais nem com "macumba" foi quando eu resolvi colocar a testar do ponto A ao C foi onde pegou com a mesma força -85 -86 ai acabei deixando queto ta pegando sem problemas, ai um belo dia eu tava na ROCHA onde recebe o sinal do ponto A com o meu not eu achei um sinal de 2.4 GHZ q vinha da ponto B onde tem um painel para clientes e q fica a 22KM desse morro nem eu acreditei nisso... ai q vem a questão eu quero jogar o sinal do A para C sem ter q passar pelo ponto B q antenas vcs recomendam para fazer esse 5.8GHZ?

  5. #65

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jrwireless Ver Post
    blz amigo!!!

    tenho aki em cada ponta uma RB133 com o UBIQUITI SWX-XR9 e antena aquario de uns 3 Metros.
    e muito dificil cair o sinal, teve um dia q eu olhei já tava com 85 dias direto ai eu deu um reboot...
    Pois é... é o mesmo equipamento que eu to usando. placas minipci- XR9... essas antenas é a GF-120, da aquarios, 20dbi.

    No meu caso, não é que cai, sinal -67 e no máximo -72... mas tem hora que no TX/RX CCQ % fica por exemplo.. 67%/0%, ou seja, só tenho TX, RX que é bom nada..

    Que cabo vc usa nas antenas e qual versão dos mikrotik ?

    Tem torre de celular aí perto ?

    Abraços amigo.

  6. #66

    Padrão

    Citação Postado originalmente por igopires Ver Post
    Estou com um projeto a ser instalado, são 11 pontos e meu consultor me mandou fazer este enlace com 5.8Ghz devido a não existencia de equipamentos homologados pela ANATEL e por ser mais problemático. Gostaria que alguém me falasse a respeito.

    Valeu!!!!!!!
    A Mikrotik Brasil tem o MKBR100, que é homologado. 2.4, 5.8 e 900

  7. #67

    Padrão

    Citação Postado originalmente por 1929 Ver Post
    A Mikrotik Brasil tem o MKBR100, que é homologado. 2.4, 5.8 e 900
    Sabe o preço dele pra 900mhz ? Sei que á um tempo atras com 3 r52h era 2.300

    Pedi uma cotação, vamos ver.

    Alam

  8. #68

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alamdias Ver Post
    Sabe o preço dele pra 900mhz ? Sei que á um tempo atras com 3 r52h era 2.300

    Pedi uma cotação, vamos ver.

    Alam
    Companheiro, não é barato. Este preço de 2.300 era referente ao kit com 3 R52.
    Eu não me lembro agora qual RB eles colocaram. Mas para quem precisa da homologação pode ser a saída.
    Este cartão, bem como o de 900mhz só estão homologados dentro do kit.
    Os caras foram expertos. Homologaram o conjunto todo. Assim, até mesmo o R52 comprado diretamente com eles não vem com o selo, só o do kit. Eu queria só o cartão e eles me vendiam, mas sem selo.

  9. #69

    Talking

    Citação Postado originalmente por alamdias Ver Post
    Pois é... é o mesmo equipamento que eu to usando. placas minipci- XR9... essas antenas é a GF-120, da aquarios, 20dbi.

    No meu caso, não é que cai, sinal -67 e no máximo -72... mas tem hora que no TX/RX CCQ % fica por exemplo.. 67%/0%, ou seja, só tenho TX, RX que é bom nada..

    Que cabo vc usa nas antenas e qual versão dos mikrotik ?

    Tem torre de celular aí perto ?

    Abraços amigo.

    Blz...

    amigo meu MK e versão 2.9.46 nas duas pontas com a CF-920 Antena 20 dBi a do link ao lado http://www.aquario.com.br/produto/fo...jpg?1226150635 ela de 800MHZ, ñ tem torre se celular em nem um ponto. olha o CCQ nessa foto.
    isso ai a 50KM.

    https://under-linux.org/forums/attac...1&d=1226151117
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         imagem.JPG
Visualizações:	565
Tamanho: 	24,5 KB
ID:      	2999  

  10. #70

    Padrão

    Vlw pelas informações.

    Mas será que sua antena na verdade não é GF-1020 de 900mhz ? A que vc falou só roda em 800.

    Eu uso a 1020 olha no site Antenas Aquário

    Vo fazer uns testes com routerboard depois, pra ver no que dá.

    Nos cabos da antena vc usa o que ?

    Da uma olhada nessas fotos e observa, tem horas que Signal to Noise vai á 30 Untitled Document

    vlw.

  11. #71

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Shturbo Internet Ver Post
    Tarciso segue imagem com a leitura zeem de suas cordenadas... com 2 torres de 50m vc conseguem um enlace 5.8 mais tambem pode usar os 900 claro.
    Espero ter ajudado... abraços

    oO que software vc utilizou pra fazer essa leitura??!!!

  12. #72

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por evil_inside Ver Post
    estou fazendo um enlace de 25km utilizando duas mini-PCI Ubiquiti SR9 900mhz 700mw, utilizando antenas aquario 20dbi

    no 1o ponto o mikrotik tá montado numa placa atx, c/ adaptadora miniPCI p/ PCI, e no outro ponto uma WRAP 1e

    em um ponto o equipamento está todo montado, no outro ponto a torre ainda nao está pronta, entao fiz um teste, fui lá c/ o equipamento e do chão mesmo miramos a antena e pegou sinal -82dbm no mikrotik, mas nao consegui testar mto pq ficava caindo pois a gte se mexia segurando a antena

    eu queria saber se depois q colocarmos na torre mesmo alinhando as antenas digamos q o sinal fique -80dbm

    qual o throughput que vou conseguir?

    será q trafega uns 2mbits?


    Blz amigo... Olha a foto abaixo quantos MB passa...

    https://under-linux.org/forums/attac...1&d=1227304551

    https://under-linux.org/forums/attac...1&d=1227304551 https://under-linux.org/forums/attac...1&d=1227304551

    abraço...
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         imagem.JPG
Visualizações:	528
Tamanho: 	90,9 KB
ID:      	3094   Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         imagem1.JPG
Visualizações:	501
Tamanho: 	22,1 KB
ID:      	3095  

    Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         imagem2.JPG
Visualizações:	492
Tamanho: 	22,4 KB
ID:      	3096  

  13. #73

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alamdias Ver Post
    Vlw pelas informações.

    Mas será que sua antena na verdade não é GF-1020 de 900mhz ? A que vc falou só roda em 800.

    Eu uso a 1020 olha no site Antenas Aquário

    Vo fazer uns testes com routerboard depois, pra ver no que dá.

    Nos cabos da antena vc usa o que ?

    Da uma olhada nessas fotos e observa, tem horas que Signal to Noise vai á 30 Untitled Document

    vlw.

    Opa tudo bem!!

    eu uso cabo RGC 213 e a antena e de 800MHZ a freqüência trabalha entre 2GHZ-10MHZ...


    abraço.

  14. #74
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    quanto de banda ta passando? pois em todos os testes que fiz, so consegui usando xr9 passar 5 megas, em 5 km
    gostaria de mais informaççoes cara, seria a salvação da lavoura

  15. #75
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão ajuda em 19km

    Opa, blz!
    Cara, to precisando da tua ajuda.
    preciso fechar um link em 2.4, na distancia de 18.790metros.
    O que me indicarias utilizar de equipamentos?
    Saio com o link de uma altura a nivel do mar, de 54metros.
    Recebo o sinal tbm a nivel do mar , em uma torre de 18metros.
    teoricamente, isso fecha link? tem visada 100% até 8,9km , tem umas arvores com 18metros, depois é limpo até chegar no ponto de recepção.
    Dá uma mão ae se puder, blz.
    abraço.


    quote=BY_LINUX;274057]Rapaz.. nunca vi tanta gente falar coisas totalmente fora do padrão..

    primeiramente gostaria de lembra a todos que postaram mensagens anteriormente que devemos nos lembra de como funciona radio-frequencia e suas particularidades...
    => frequencias mais baixas nunca é boa opção para enlances de longas distancia, frequencia de 900 mhz é a pior coisa que se pode usar em um enlance de 21 km.

    vamos aos números.

    como eu imagino que aqui ninguém deva saber o que é raio de fresnel e nem incurvatura da terra vou dar uma breve explicaçãozinha.

    raio de fresnel => é o raio que a frequencia forma de uma ponta a outra das antenas, esse raio tem forma de uma bola de futebol americano.

    envergadura da terra => como o próprio nome já diz é o morro que terra forma conforme vamos distanciando os pontos.

    explicado o que significa cada termo vamos aos numeros.

    o raio de fresnel em cada frequencia.

    900 mhz para 21 km=> 41 metros
    2,4 ghz para 21 km => 26 metros
    5,8 ghz para 21 km => 16 metros

    encurvatura da terra para 21 km => 6,5 metros

    então como podemos ver pelos números que vc fazer um enlance de 21 km com 900 mhz vc vai precisar de uma torre de 48 metros pelo menos pra ter uma visada perfeita e para funcionar sem problemas, mas isso deve se considerar também que naum pode haver nenhum morro pela frente, ou seja, visada perfeita impossível em 900 mhz, se vc for trabalhar com 5,8 ghz esse valor cai pela metade.

    então cara.. pensa o seguinte.. primeiro vc tem que ter dados, números comprovando essa visada, eu tenho curso de montagem de rede por sinal de rádio e vejo muito dessas situações acontecer, a galera fica sabendo que um produto é muit bom por um vendedor filho da p.... que promete mungos e fungos pra te vender equipamento que quando na verdade o que tem que ser levado em conta são as coisas mais básicas de comunicação via rádio... eu trabalho com comunicação via rádio a 5 anos... e te garanto que o que estou te falando é verdade... tanto é verdade que vc nunca vai ouvir falar que embratel, brasil telecom, telefonica vão entrar em briga por licenças de frequencias baixas.. os caras trabalham com frenquencia acima de 34 ghz, rádios que a embratel usa para cliente é de 34 ghz cara.. e naum é atoa naum.. vc vê várias operadoras transportando portas E1 de 2 megas por frequencias altíssimas... e isso naum atoa naum cara..

    então toma cuidado pra naum cair na conversa de uma galera que naum entende quase nada ou nada de transmissão de dados via rádio..

    qualquer coisa tamu aí mano pra ajudar...

    um abraço!!!![/quote]

  16. #76
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Ignorancia

    Amigo, senti um pouco de agressividade no seu tom, gostaria de deixar bem claro a seguinte situação:
    se o amigo procurou o forum para resolver problemas, ele esta precisando de ajuda, e nada melhor do que quem passou pela mesma situaçao ajuda-lo,
    segundo, todos aqui que tem provedores wifi sabe exatamente o que é curvatura da terra, fresnel, porcentagem de obstrução do fresnel, relação sinal ruido, melhor altura de antenas, pois em qualquer curso basico de radio frequencia, se aprende isso,
    uma pergunta agora,
    Quantos provedores vc tem ou montou?
    Quantos enlaces de 900 ja fez?
    Qual foi a maior distancia em 5.8 ja linkou?
    Qual foi a maior banda que vc fez passar em 5.8 a 32 ?
    É engenheiro?
    Aqui no forum existem pessoas que pra elas isso é fichinha, não sou o cara mais esperto, mas em questao de provedores tenho um conhecimento vasto, pois tenho 3 provedores e montei varios,
    em 900 mhz no maximo que consegui foi 5 megas em 5km,
    link de 5.8 com 2 antenas em cada lado consegui passar 30 megas reais
    a distancia que ja montei foi em 210 km com uma repetidora no meio,
    comecei a estudar engenharia, parei pra fazer direito,
    entao vamos ser mais ponderado na escolha das palavras, pois agressividade não resolve nada,
    abraços

  17. #77
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    mandou bem rodrigo!!!!!FORUM é pra ajudar e não pra xingar ngm!
    abraço.

  18. #78
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão Enlace 5.8

    Valeu Leandro, acho que questionar é sair do proposito de ajudar,
    agora em realação ao 900, amigos se tem visada direta, conselho, usem 5.8
    se não tem visada, gaste em uns paineis solares, custa 900 paus cada, e um so da pra segurar uma rb tendo uma bateria de caminhao segura 4 dias de tempo nublado, conheço o cara otimo pra fazer esse tipo de ligação, pois gastando no maximo 2000 para colcoar uma repetidora, vc passa mais qualidade aos clientes, do que gastar 1000 e não ter qualidade,
    mas se não tiver como colocar repetidora ou se tem muitas montanhas, e precisa pegar um cliente, faça como uns amigos que fez em Macapá, usaram 900 a 8 km como tem pouca banda passando, eles direcionaram a banda apenas para upload, e contrataram a ragio para down, não ficou como se ele tivesse colocando um link direto mas pelo menos deu pra atender a 20 clientes, pois fez o balanceamento dos links, e o custo foi minimo, e uma experiencia que tivemos em trazer o link a quase 300 km, gastamos nisso ai quase 60 mil, veja qual melhor aplicação, o custo beneficio, pra tudo se acha um jeito, precisando de qualquer coisa tamo ai pra ajudar da melhor forma possivel!
    mande as coordenadas assim podemos calcular o melhor enlace pra vc
    abração a todos

  19. #79
    Avatar de leandrolopeswifi
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Porto Alegre - RS - Brasil
    Posts
    1.745
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    O brother, seguem dados do enlace que quero fazer:
    PONTOS COORDENADAS:
    AP 1: antura da antena : 55 metros
    32º02´13.28 SUL
    52º05´47 N

    ap 2: altura da antena: 15 metros
    32º11´33.79 S
    52º 10´05.39 N
    medidos: 18,610km ponto a ponto (via gps)

    A 8,5km da saida do sinal, existem umas arvores de 21m que cortam a visada direta ao outro ponto.subi em uma torre da brasiltelecom na area do ponto 2 e enxergasse o ponto 1 tranquilo de binóculo.será que fecha??
    valeu pela força.
    abraçao.

  20. #80
    SUPORTE E CONSULTORIA Avatar de Acronimo
    Ingresso
    Oct 2008
    Localização
    Rio de Janeiro - RJ
    Posts
    2.106
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    cara, as arvores cortam toda a visada? são muitas? vou calcular tudo certinho pra vc, aki, e posto aki
    abraços