Página 1 de 7 123456 ... ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1
    Avatar de evil_inside
    Ingresso
    Aug 2004
    Localização
    Bagé, Rio Grande do Sul, Brazil, Brazil
    Posts
    275

    Padrão Enlace 25km 900mhz

    estou fazendo um enlace de 25km utilizando duas mini-PCI Ubiquiti SR9 900mhz 700mw, utilizando antenas aquario 20dbi

    no 1o ponto o mikrotik tá montado numa placa atx, c/ adaptadora miniPCI p/ PCI, e no outro ponto uma WRAP 1e

    em um ponto o equipamento está todo montado, no outro ponto a torre ainda nao está pronta, entao fiz um teste, fui lá c/ o equipamento e do chão mesmo miramos a antena e pegou sinal -82dbm no mikrotik, mas nao consegui testar mto pq ficava caindo pois a gte se mexia segurando a antena

    eu queria saber se depois q colocarmos na torre mesmo alinhando as antenas digamos q o sinal fique -80dbm

    qual o throughput que vou conseguir?

    será q trafega uns 2mbits?

  2. #2

    Smile enlace

    meu amigo vc tem visada boa nesse ponto a ponto ? se vc tiver uma boa visada e a antena tiver bem alinhada e bem presa, ira conssegir ate mais que isso o dificil é tu deixar ela bem pressa em cima da torre; é uma antena muito grande e muito cumprida, ela inverga com o tempo.
    Uma ideia pra tu é tirar a ponta da antena que se parte em dois e testar é mais facil de alinhar sem essa segunda ponta... e perde pouquissimo ganho
    Tem um cara aqui do forum que passou 6MEGAS facim ,com esse mesmo equipamento a 19kms

    eu acho que vc passa mais de 2 megas sim,, 25Km é mole

    tenho aqui em brasilia 21 km com duas CPE segurando uns 30 clientes, o link nao esta estas maravilhas, mas linkou blz pura e tem cliente em cima da rede.

    agora se vc trocar essas antenas por duas parabolas (disco fechada) tanto da zirok como da geenge acho que fica melhor... e é mais facil de alinhar.


    ????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????
    E eu que tenho um link de 35 KM com pouca visada ou quase nada de visada pra fazer e nao tenho a menor ideia de qual equipameto usar ..... que tu acha que devo usar estou ferrado
    ????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

  3. #3

    Smile enlace

    meu amigo vc tem visada boa nesse ponto a ponto ? se vc tiver uma boa visada e a antena tiver bem alinhada e bem presa, ira conssegir ate mais que isso o dificil é tu deixar ela bem pressa em cima da torre; é uma antena muito grande e muito cumprida, ela inverga com o tempo.
    Uma ideia pra tu é tirar a ponta da antena que se parte em dois e testar é mais facil de alinhar sem essa segunda ponta... e perde pouquissimo ganho
    Tem um cara aqui do forum que passou 6MEGAS facim ,com esse mesmo equipamento a 19kms

    eu acho que vc passa mais de 2 megas sim,, 25Km é mole

    tenho aqui em brasilia 21 km com duas CPE segurando uns 30 clientes, o link nao esta estas maravilhas, mas linkou blz pura e tem cliente em cima da rede.

    agora se vc trocar essas antenas por duas parabolas (disco fechada) tanto da zirok como da geenge acho que fica melhor... e é mais facil de alinhar. é um discao enorme mas é bom.


    ????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????
    E eu que tenho um link de 35 KM com pouca visada ou quase nada de visada pra fazer e nao tenho a menor ideia de qual equipameto usar ..... que tu acha que devo usar estou ferrado
    ????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????????

  4. #4

  5. #5
    Avatar de evil_inside
    Ingresso
    Aug 2004
    Localização
    Bagé, Rio Grande do Sul, Brazil, Brazil
    Posts
    275

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pedrobrother Ver Post
    foi mal mandei duas veizzzzzzzz
    tem um arvoredo no caminho, mas se segurando a antena no chão pegou -82dbm de sinal na torre e alinhando elas bem no minimo -74dbm deve pegar nao acha?

    p/ vc ter uma idéia a antena q tá no lugar já alinhei pelo google earth pois nao consigo ver o outro ponto

    mas digamos q nao melhore, que fique em -80dbm?

    estou usando canais de 10mhz, depois q alinhar bem vou tentar c/ de 5mhz,
    será q dá bastante diferença no sinal?

  6. #6

    Padrão

    Colega Evilinside.... -80 pode ser considerado muito bom!!! -74 é quase excelente... Veja o meu caso. Tenho uma routerboard num ponto A. Até 14km deste ponto tem visada perfeita mas depois, começa um planalto de 6km, aí é claro chega um ponto em que a visada some, pois começamos a subir e descer. Depois do "fim da visada" a gente colocou o outro rádio, numa torre de 8m distante 6km do ultimo ponto onde há visada e está funcionando com -74! Antena Aquarios de 20, alinhada com radio mobile e GPS. Se tiver visada é melhor ainda, caso contrário vai funcionar mesmo sem visada dentro de 25km tranquilo. QUanto a banda que passa... já consegui 1,6mb... é que meu link é de 2mb e não tive tempo de fazer um download de um arquivo direto de um pc pra outro...

    Boa sorte!

  7. #7

    Padrão

    cara. a tua antena é uma espinha de peixe bem grandona ? se for ela, tem que ficar ligado; ela inverga com o tempo e se balançar perde sinal fica uma (craca de ruim), uma ideia é deixar ela so na metade "ela se parte em dois", vc perde pouco ganho e ela fica bem presa na torre e nao balança e nao inverga.

    Agora antes de colocar clientes testa se nao vai ficar caindo o link vento essas coisas.
    Testa ai e poe o resultado,,, mas passar uma banda boa vc vai passar traquilo pode tercerteza isso ai é mole pra esses equipamentos.

    irei fazer um link de 35km com visada muito obstruida e irei usar essse mesmo mateiral ai. estou pensando em usar uns amplificador de sinal...

    Que vcs achammm???????
    Postarei o resultado, poe o teu ai pra o pessoal ficar informado...

  8. #8
    Avatar de evil_inside
    Ingresso
    Aug 2004
    Localização
    Bagé, Rio Grande do Sul, Brazil, Brazil
    Posts
    275

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pedrobrother Ver Post
    cara. a tua antena é uma espinha de peixe bem grandona ? se for ela, tem que ficar ligado; ela inverga com o tempo e se balançar perde sinal fica uma (craca de ruim), uma ideia é deixar ela so na metade "ela se parte em dois", vc perde pouco ganho e ela fica bem presa na torre e nao balança e nao inverga.

    Agora antes de colocar clientes testa se nao vai ficar caindo o link vento essas coisas.
    Testa ai e poe o resultado,,, mas passar uma banda boa vc vai passar traquilo pode tercerteza isso ai é mole pra esses equipamentos.

    irei fazer um link de 35km com visada muito obstruida e irei usar essse mesmo mateiral ai. estou pensando em usar uns amplificador de sinal...

    Que vcs achammm???????
    Postarei o resultado, poe o teu ai pra o pessoal ficar informado...
    vlw pelas dicas! qdo for colcar definitivo vou fazer estes testes e posto os resultados!

    tinha pensado em amarrar a ponta da antena numa parte mais alta da torre p/ na envergar, que acham?

  9. #9

    Padrão

    eu nao consegui fazer isso nao . ela inverga no meio mas tenta ai e testa sem a metade dela. ...

  10. #10

    Padrão Socorro!!!

    Pessoal. Estou c um problemao. Estou usando o memso equipamento (mikrotik + ubiquiti sr9 + antena 20dbi aquario) e não estou conseguindo pegar o sinal. Lá tenho uma serra n meio a 10km da saida e 8 km da chegada, e a 240m da saida e 40m da chegada na altitude. Kra o q faço? Tenho q mexer nas configurações do mikrotik, como Banda, frequencia ou dbm? Socorre ai..........vlw!

  11. #11

    Padrão

    o sr9 trabalha com sencibilidade até -90 ou seja passa mais banda com areas de maior interferencia


    consulte a tabela de sencibilidade do card

  12. #12

    Padrão

    Oi amigo dê uma olhada n link: http://www.ubnt.com/downloads/sr9datasheet.pdf
    T em inglês + o q entendi foi q o sr9 vai até -93dbm.......
    Obrigado por me ajudar. Vlw!!!

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por evil_inside Ver Post
    estou fazendo um enlace de 25km utilizando duas mini-PCI Ubiquiti SR9 900mhz 700mw, utilizando antenas aquario 20dbi

    no 1o ponto o mikrotik tá montado numa placa atx, c/ adaptadora miniPCI p/ PCI, e no outro ponto uma WRAP 1e

    em um ponto o equipamento está todo montado, no outro ponto a torre ainda nao está pronta, entao fiz um teste, fui lá c/ o equipamento e do chão mesmo miramos a antena e pegou sinal -82dbm no mikrotik, mas nao consegui testar mto pq ficava caindo pois a gte se mexia segurando a antena

    eu queria saber se depois q colocarmos na torre mesmo alinhando as antenas digamos q o sinal fique -80dbm

    qual o throughput que vou conseguir?

    será q trafega uns 2mbits?

    Rapaz.. nunca vi tanta gente falar coisas totalmente fora do padrão..

    primeiramente gostaria de lembra a todos que postaram mensagens anteriormente que devemos nos lembra de como funciona radio-frequencia e suas particularidades...
    => frequencias mais baixas nunca é boa opção para enlances de longas distancia, frequencia de 900 mhz é a pior coisa que se pode usar em um enlance de 21 km.

    vamos aos números.

    como eu imagino que aqui ninguém deva saber o que é raio de fresnel e nem incurvatura da terra vou dar uma breve explicaçãozinha.

    raio de fresnel => é o raio que a frequencia forma de uma ponta a outra das antenas, esse raio tem forma de uma bola de futebol americano.

    envergadura da terra => como o próprio nome já diz é o morro que terra forma conforme vamos distanciando os pontos.

    explicado o que significa cada termo vamos aos numeros.

    o raio de fresnel em cada frequencia.

    900 mhz para 21 km=> 41 metros
    2,4 ghz para 21 km => 26 metros
    5,8 ghz para 21 km => 16 metros

    encurvatura da terra para 21 km => 6,5 metros

    então como podemos ver pelos números que vc fazer um enlance de 21 km com 900 mhz vc vai precisar de uma torre de 48 metros pelo menos pra ter uma visada perfeita e para funcionar sem problemas, mas isso deve se considerar também que naum pode haver nenhum morro pela frente, ou seja, visada perfeita impossível em 900 mhz, se vc for trabalhar com 5,8 ghz esse valor cai pela metade.

    então cara.. pensa o seguinte.. primeiro vc tem que ter dados, números comprovando essa visada, eu tenho curso de montagem de rede por sinal de rádio e vejo muito dessas situações acontecer, a galera fica sabendo que um produto é muit bom por um vendedor filho da p.... que promete mungos e fungos pra te vender equipamento que quando na verdade o que tem que ser levado em conta são as coisas mais básicas de comunicação via rádio... eu trabalho com comunicação via rádio a 5 anos... e te garanto que o que estou te falando é verdade... tanto é verdade que vc nunca vai ouvir falar que embratel, brasil telecom, telefonica vão entrar em briga por licenças de frequencias baixas.. os caras trabalham com frenquencia acima de 34 ghz, rádios que a embratel usa para cliente é de 34 ghz cara.. e naum é atoa naum.. vc vê várias operadoras transportando portas E1 de 2 megas por frequencias altíssimas... e isso naum atoa naum cara..

    então toma cuidado pra naum cair na conversa de uma galera que naum entende quase nada ou nada de transmissão de dados via rádio..

    qualquer coisa tamu aí mano pra ajudar...

    um abraço!!!!

  14. #14

    Padrão Enlace 900Mhz

    Amigo, você esta completamente equivocado com suas teorias.
    Uma pergunta, você ja utilizou esses cartões de 900Mhz??
    Tenho absoluta certeza que não.
    Essa sua teoria sobre a frequencia, pode até estar certa , mas na pratica não condiz com o que vc esta postando nesse fórum.
    Pois tenho 2 enlaces em 900mhz e os dois funcionando a todo vapor, mando pra 2 empresas 1mb de internet pra cada, e uma esta utilizando a 6 meses a outra a 4 meses.
    Primeiro essa teoria de torre eu não concordo pode até estar certa, mas no meu enlace não funcionou, pois no meu primeiro enlace tenho uma torre de 30 metros numa ponta e na outra uma torre de 44 metros, com uma diferença enorme de altitude, e em uma ditancia exatamente de 37km em linha reta, e 0% de visada, e esta funcionando muito bem, naum tive problemas ainda com esse cliente. o outro estou com as duas torres de 44 metros e a uma distância de 45km em linha reta, com 0% de visada, e com um perfeito funcionamento, no inicio os caras me falaram a mesma coisa q vc esta dizendo ai, q os vendedores inventam de tudo pra vender, e ai o que eu fiz, paguei um alto preço pra ver, e consegui por os enlaces pra funcionar, estou satisfeito com os resultados obtidos e até indico o equipamento, por q pra mim realmente o q os vendedores disseram foi verdade.
    Outra coisa, se vc estudou radio frequencia vc deve saber por q os caras da embratel e brasil telecom utilizam frequencias alta, pelo fato de q o comprimento da onda de alta frequencia é bem maior, isso significa q trafega muito mais dados nas grande frequencias e esse é o motivo das utilizações de altas frequencias por eles.
    Qualquer duvida, estamos aki pra auxiliar!!!!!!
    Um Abraço!

  15. #15

    Padrão

    Caro colega JhonyBrown,
    então me dá umas dicas do pq não consegui sinal nesse projeto q falo aqui:
    https://under-linux.org/forums/enlac...periencia.html

    Utilizei gps, um par de ubiquitis SR9 e 2 yagi aquario de 17dbi.

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JhonyBrown Ver Post
    Amigo, você esta completamente equivocado com suas teorias.
    Uma pergunta, você ja utilizou esses cartões de 900Mhz??
    Tenho absoluta certeza que não.
    Essa sua teoria sobre a frequencia, pode até estar certa , mas na pratica não condiz com o que vc esta postando nesse fórum.
    Pois tenho 2 enlaces em 900mhz e os dois funcionando a todo vapor, mando pra 2 empresas 1mb de internet pra cada, e uma esta utilizando a 6 meses a outra a 4 meses.
    Primeiro essa teoria de torre eu não concordo pode até estar certa, mas no meu enlace não funcionou, pois no meu primeiro enlace tenho uma torre de 30 metros numa ponta e na outra uma torre de 44 metros, com uma diferença enorme de altitude, e em uma ditancia exatamente de 37km em linha reta, e 0% de visada, e esta funcionando muito bem, naum tive problemas ainda com esse cliente. o outro estou com as duas torres de 44 metros e a uma distância de 45km em linha reta, com 0% de visada, e com um perfeito funcionamento, no inicio os caras me falaram a mesma coisa q vc esta dizendo ai, q os vendedores inventam de tudo pra vender, e ai o que eu fiz, paguei um alto preço pra ver, e consegui por os enlaces pra funcionar, estou satisfeito com os resultados obtidos e até indico o equipamento, por q pra mim realmente o q os vendedores disseram foi verdade.
    Outra coisa, se vc estudou radio frequencia vc deve saber por q os caras da embratel e brasil telecom utilizam frequencias alta, pelo fato de q o comprimento da onda de alta frequencia é bem maior, isso significa q trafega muito mais dados nas grande frequencias e esse é o motivo das utilizações de altas frequencias por eles.
    Qualquer duvida, estamos aki pra auxiliar!!!!!!
    Um Abraço!
    Caro colega, o que passei pra nosso amigo com problemas em 900 mhz são normas internacionais de conecção ponto-a-ponto, eu sou formado como engenheiro de telecomunicações pela UNIRP de são josé do rio preto, fiu projetista chefe por 2 anos de conecções ponto-a-ponto de uma empresa de minha região, e atualmente sou engenheiro projetista pela EMBRATEL na região centro oeste, e a informações que vc passou anteriormente para nosso colega que as teles utilizam frequencias mais altas para trafegar mais dados isso é totalmente enganoso, porque a embratel utiliza-se de portas E1, ou seja, portas de dados que transportam até 2 megas por porta E1. Mas naum adianta eu ficar explicando e explicando, porque isso nosso colega com problemas deverá tirar suas conclusões sozinho, o que deve ser lembrado é que forum foi criado para debater problemas visando sempre soluções técnicas, ou seja, o que deve ser passado aos colegas do fórum são informações técnicas garantindo o funcionamento de enlances, e naum ficarmos discutindo que fulado fez assim e funcionou. eu garanto pra qualquer um que quiser ouvir, e se alguém do forum quiser confirmar com outros engenheiros de telecom, quem utiliza 900 mhz pra links de longas distancias naum tem um link com visada pura, provavelmente tem onda refletida. mas isso o pessoal do forum que deverá concluir, eu estou aqui apenas para ajudar no aspecto técnico informativo, mesmo porque um projeto de link ponto-a-ponto naum é tão simples, visto que são necessários várias informações, naum só ponto de latitude dos pontos a ser lincados, e sim, cartas geográficas da região e outros dados, mas isso nosso colega é que decide, quaquer dúvida estou aqui.. um abraço..

  17. #17
    Avatar de evil_inside
    Ingresso
    Aug 2004
    Localização
    Bagé, Rio Grande do Sul, Brazil, Brazil
    Posts
    275

    Padrão

    coloquei p/ funcionar e funcionou!

    22km sem visada
    trafego real de 6mbits medido pelo bandwidth test do mikrotik

    configurado p/ 2ghz-10mhz canal 3, antenas aquario de 20dbi e ubiquiti sr9 700mw

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por evil_inside Ver Post
    coloquei p/ funcionar e funcionou!

    22km sem visada
    trafego real de 6mbits medido pelo bandwidth test do mikrotik

    configurado p/ 2ghz-10mhz canal 3, antenas aquario de 20dbi e ubiquiti sr9 700mw
    Caro colega evil_inside explique melhor, naum entendi vc colocou em 2 ghz? explique melhor por favor..

  19. #19
    Avatar de evil_inside
    Ingresso
    Aug 2004
    Localização
    Bagé, Rio Grande do Sul, Brazil, Brazil
    Posts
    275

    Padrão

    coloquei 2ghz, pois no mikrotik nao tem opção de 900mhz, e li aqui no forum mesmo algumas pessoas dizendo que se devia usar 2ghz, daí coloquei assim e funcionou

    também vi gente dizendo que utilizou 2.4ghz b/g, mas eu nao testei isso ainda pois se der problema vou ter q andar 20 e pokos km p/ destrocar se der errado, entao o dia que eu for lá faço esse teste

  20. #20

    Padrão Enlace 900 mhz

    Tenho um enlace funcionando com distancia de 40 km., sem visada, cortando a floresta amazonica e jogando até uma fazenda, funciona 100 % usei:
    02 routerboard mikrotik
    02 antenas aquario de 20dbi
    02 ubiquiti sr9 700mw trabalhando na frequencia de 2ghz-10mhz
    torres de 40 metros em cada ponta

    Mauro Oliveira