+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão link sem visada

    pessoal dar uma mao aqui...
    Seguinte tenho um ponto a ponto pra fazer de uns 35 km e com visada bastante prejudicada tem um morro que fica bem no meio dos dois pontos.

    Estou pensando em fazer esse link na frequencia 900mhz , pois ela tem o apelido de (fura morro). mas nessa distancia tenho que aumentar a potancia dos radios.... Tem algum amplificador pra 900MHZ ? e o que vcs acham que eu deva usar pra fazer esse link dar uma uma luz ai..... agradeço desde ja..

  2. #2

  3. #3

    Padrão

    Olá amigo.

    Primeiramente, mesmo que tenha amplificador de 900mhz (eu desconheço) eu não te recomendo usar, pois a ANATEL proíbe totalmente!! Além disto, o amplificador em geral causa mais problema que solução. Vai por mim, os cartões Ubiquiti SR9 (estes que você falou de 900mhz) tem em geral 700mw de potência o que é MMUUIITTOOOO! se comparado aos rádios tradicionais que operam entre 54mw e 250mw como é o caso do SENAO em 2.4.

    É bem melhor você tentar encontrar um local para fazer uma repetidora, como foi meu caso. Tenho uma cidade distante 35km da minha mas sem visada alguma. Coloquei duas repetidoras no meio do caminho e nelas estão os rádios, distantes 20km (sem visada mesmo) e aí funcionam que é uma beleza. Usei AP SENAO pra ligar estes rádios às duas cidades e as duas repetidoras ficaram em média há 10km de cada cidade. Pago a energia das casas do pessoal onde instalei as repetidorsa e consigo passar 5,5mb entre eles.

    Esquece este lance de amplificador e se precisar de mais dicas tamos aí, inclusive onde comprar estes equipamentos. Não compra um tal de LU900 que é furada! Só o que tem Mikrotik rodando é que vale a pena.

    Boa sorte!

  4. #4

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por leomanpotencial Ver Post
    Olá amigo.

    Primeiramente, mesmo que tenha amplificador de 900mhz (eu desconheço) eu não te recomendo usar, pois a ANATEL proíbe totalmente!! Além disto, o amplificador em geral causa mais problema que solução. Vai por mim, os cartões Ubiquiti SR9 (estes que você falou de 900mhz) tem em geral 700mw de potência o que é MMUUIITTOOOO! se comparado aos rádios tradicionais que operam entre 54mw e 250mw como é o caso do SENAO em 2.4.

    É bem melhor você tentar encontrar um local para fazer uma repetidora, como foi meu caso. Tenho uma cidade distante 35km da minha mas sem visada alguma. Coloquei duas repetidoras no meio do caminho e nelas estão os rádios, distantes 20km (sem visada mesmo) e aí funcionam que é uma beleza. Usei AP SENAO pra ligar estes rádios às duas cidades e as duas repetidoras ficaram em média há 10km de cada cidade. Pago a energia das casas do pessoal onde instalei as repetidorsa e consigo passar 5,5mb entre eles.

    Esquece este lance de amplificador e se precisar de mais dicas tamos aí, inclusive onde comprar estes equipamentos. Não compra um tal de LU900 que é furada! Só o que tem Mikrotik rodando é que vale a pena.

    Boa sorte!

    Leo. primeiramente brigado pelas dicas.

    Cara seguinte estive na cidade onde iremos fazer o link ( se chama sao joao da aliança-GO), lugar muito bonito diga-se de passagem. e agora tenho dados Reais da coisa.
    Descobrimos uma rádio na cidade (Vale Fm), que esta situada num ponto bem alto e ainda tem a torre de uns 40 mts. subi na torre e vi os pontos de referencia o qual marcamos, e o link em linha reta tem 26 km com visada pouco prejudicada, tem um vale entre dois morros e so via ter umas arvores e uma ponta de um morro prejudicando a passagem; a radio ja tem adsl e torre tudo pronto. Esse link nao é pra vender internet pra cliente final, é so pra colocar uma empresa AWB cereais conectado em uma VPN direto com sao paulo. se trafegar ai no link 2 megas reias esta de bom tamanho, o consumo de banda é muito pouco.


    temos aqui parado, e vamos testar com ele, dois cartoes ubiquiti sr2 com memoria flash de 128 na placa e tem um MK rodando nele; antenas tipo espinha de peixe da aquario de 20DBi de ganho, so que elas sao ruins pra colocar na torre pois sao muito grande e inverga com o tempo, mas vou testar com elas segunda -feira.

    Agora eu queria ver com vcs qual o material que eu posso usar aqui nessas condicoes descritas acima. eu pensei em fazer em 5.8GHZ tambem com duas bridges Airaya originais e duas TSM offset com amplificador no galpao, pois pode dar problemas na transmissao da radio.

    O que vcs acham?????? dar uma mao ai... desde ja agradeço qualquer ajuda brigadao...

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pedrobrother Ver Post
    Leo. primeiramente brigado pelas dicas.

    Cara seguinte estive na cidade onde iremos fazer o link ( se chama sao joao da aliança-GO), lugar muito bonito diga-se de passagem. e agora tenho dados Reais da coisa.
    Descobrimos uma rádio na cidade (Vale Fm), que esta situada num ponto bem alto e ainda tem a torre de uns 40 mts. subi na torre e vi os pontos de referencia o qual marcamos, e o link em linha reta tem 26 km com visada pouco prejudicada, tem um vale entre dois morros e so via ter umas arvores e uma ponta de um morro prejudicando a passagem; a radio ja tem adsl e torre tudo pronto. Esse link nao é pra vender internet pra cliente final, é so pra colocar uma empresa AWB cereais conectado em uma VPN direto com sao paulo. se trafegar ai no link 2 megas reias esta de bom tamanho, o consumo de banda é muito pouco.


    temos aqui parado, e vamos testar com ele, dois cartoes ubiquiti sr2 com memoria flash de 128 na placa e tem um MK rodando nele; antenas tipo espinha de peixe da aquario de 20DBi de ganho, so que elas sao ruins pra colocar na torre pois sao muito grande e inverga com o tempo, mas vou testar com elas segunda -feira.

    Agora eu queria ver com vcs qual o material que eu posso usar aqui nessas condicoes descritas acima. eu pensei em fazer em 5.8GHZ tambem com duas bridges Airaya originais e duas TSM offset com amplificador no galpao, pois pode dar problemas na transmissao da radio.

    O que vcs acham?????? dar uma mao ai... desde ja agradeço qualquer ajuda brigadao...
    galera, segunda feira eu tenho que dar um relatorio desse ptp e ainda nao tenho a menor ideia do que usar... dar uma mao ai ajuda um desesperado a nao perder o emprego...
    desde ja agradeço...

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por pedrobrother Ver Post
    galera, segunda feira eu tenho que dar um relatorio desse ptp e ainda nao tenho a menor ideia do que usar... dar uma mao ai ajuda um desesperado a nao perder o emprego...
    desde ja agradeço...
    galera ajuda ai ...............................

  7. #7

    Padrão

    amigo se vc quer segurança no seu enlace, gaste um pouco mais e use 900mhz para transmitir, eu te garanto q nao vai se arrepender, pois tenho enlaces de 27km com visada parcial e ta passando 6mb, e como vc falou , esse link nao fica na sua cidade entao é melhor fazer um enlace com uma margem de erro de quase zero ,pois vc nao vai estar ali para ficar dando manutençao sempre

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por schramm Ver Post
    amigo se vc quer segurança no seu enlace, gaste um pouco mais e use 900mhz para transmitir, eu te garanto q nao vai se arrepender, pois tenho enlaces de 27km com visada parcial e ta passando 6mb, e como vc falou , esse link nao fica na sua cidade entao é melhor fazer um enlace com uma margem de erro de quase zero ,pois vc nao vai estar ali para ficar dando manutençao sempre

    Meu garoto (schramm),,,é isso mesmo que estou querendo fazer; vc matou a charada.... seu link deve esta nestas mesmas condiçoes desse que irei fazer.
    Testarei em 900MHz com dois cartoes ubiquiti sr2 com memoria flash de 128 duas antenas aquarius de 20 DBi, pois ja temos eles aqui parados... na opiniao de vcs sera q consigo fecha esse link com esse equipameto????

    Mas me diga uma coisa, meu caro (schramm), pra vc fechar esse seu link?
    Qual o radim que vc usou?
    Qual o cartao?
    Quanto de memoria flash tem nessa placa?
    Qual a antena que tu usou?
    Quanto de ganho?
    Qual a antena e marca?
    Seu link ja deu algum problema e qual problema?
    ja sofreu interferecia?

    Meu amigo desculpa pelo quantidade de perguntas é que segunda feira esse trem tem que funfar ,é ligar os dois radim e ver o cara navegando na net...
    (ele duvida que funcione e vou mostrar o contrario) e falou se funcionar faz um churrasco na hora... ai o trem vai ficar baum...

    mais uma vez agradeço a todos...
    Última edição por pedrobrother; 01-07-2007 às 10:19.

  9. #9

  10. #10

    Padrão

    amigo eu usei uma routerboard rb133 com cartoes ubiquiti de 900mhz as antenas foram de 20dbm da aquario, essas espinha de peixe mesmo, em um lado deu -79 de sinal e no outro deu -80 e ta passando um link dedicado de 2mb belezinha

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por schramm Ver Post
    amigo eu usei uma routerboard rb133 com cartoes ubiquiti de 900mhz as antenas foram de 20dbm da aquario, essas espinha de peixe mesmo, em um lado deu -79 de sinal e no outro deu -80 e ta passando um link dedicado de 2mb belezinha
    Rapaz, entao eu acho que vai dar fechar esse link é com esse material que esta aqui parado, vou testar na segunda-feira e na terça postarei aqui os resultados...

    Pelas as experiencias dos colegas aqui do forum acredito que seja mole de fechar o link e passando 2 megas esta maravilha, nao presciso mais que isso...

    Brigado ai pela participaçao.. um abraço a todos e bom final de semana.

    Bom, agora vou tomar aquela breja aqui em brasilia esta um calor igual da savana africana...
    Última edição por pedrobrother; 01-07-2007 às 12:41.

  12. #12

    Padrão Dúvida

    é preciso ter autorização da Anatel para utilizar a frequência de 900 Mhze no caso vocês poderiam me indicar onde comprar estes produtos. Vejam o meu caso e me ajudem por favor: tenho uma loja e quero fazer uma brigde até a minha casa que fica a 6 km de distância mas no meio do caminho tem um "morro" de + ou - 15 metros de altura, estou pensando de utilizar o rádio de 900 mhz pois ultrapassa obstaculos (pelo que pesquisei), seria possível eu instalar um kit de rádio na loja, e lá na minha casa através de um notebook com o cartão instalado ter acesso a rede ou é melhor 2 kits, e qual a altura da antena que devo colocar. ficarei muito agradecido pela colaboração.

  13. #13

    Padrão

    amigo sem duvida é muito melhor vc usar dois kits e no kit q vai na sua casa vc pode colocar dois cartoes, um de 900mhz e outro de 2.4 dai vc coloca o de 2.4 pra mandar pro seu not, só acho q para um uso domestico esses equipamentos saria muito caro

  14. #14

    Padrão

    Schramm obrigado pela resposta! Mais algumas perguntas para fazer funcionar o cartão de 900 mhz numa placa mikrotic 133 precisa de pc, ou é só conectar o cabo ethernet no switch e distribuir a rede? E outra você ja teve algum problema com a Anatel com relação a utilização desses aparelhos em 900 mhz?

  15. #15

    Padrão

    amigo com essa routerboard nao precisa de pc nao, é so conectar no hub e pronto, e eu nunca tive problemas com a anatel

  16. #16

    Padrão enlaçe

    aew galera tou querendo faser um enlaçe pra 2 cidade uma com 15 KM outra com 25km meu servidor e mikrokit nao sei qual equipamento devo uza min da uma dica ai voces qual equipamento eu devo uza e quem pode faser esse enlaçe pra min pago bem!!! meu msn e [email protected] tel084)3423-2393

  17. #17

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por fernandolv Ver Post
    e ai pedro .. fexo esse enlace ai meu amigo/?
    fernando meu irmao,, fechamos sim Link de 27 km deu um trabalhim pra fechar esse link. pois cometemos alguns erros.
    Vou discriminar os erros aqui pra que outros colegas nao os cometa, e ate eu mesmo, em outras situaçoes...

    1º de tudo, verifique todos os cabos RGC213, mesmo se vc testar nu multimetro e der tudo ok, der uma ,leve, puxada no conector N macho pra ver se ele esta bem aterrado. Pois esse cabo é muito rigido e de dificil manuzeio, e ai ele quebra nu conector que é parte mais fragil ....

    2º verifique se as antenas estao bem alinhadas e se a "enveradura" esta numa posiçao boa , e bem dificil de deixar bem apontada a 27 km, pois é muito distante pra fazer isso no olho, facilita se vc tiver um GPS. Perca muito tempo em cima da torre vendo a posiçao certa com o binodulo, e memorize tres pontos de referencia tanto em uma torre quanto a outra.

    3º coloque os radios pra se falarem na bancada "um do lado du outro" e veja nos graficos do radio como ele esta se comportamndo um du lado du outro, e ai suba eles pra torre e deixa um piao la em cima pra ir mechendo na antena enquanto vc
    testa do seu note book se os radios estao se falando e como esta os graficos e os pingues... lembre-se esse alinhamento sera importente pra quantidade de banda que ira passar nesse link

    4º baixe um arquivo de uma ponta pra outra pra ver quanto mais ou menos esta passado nu seu link, e depois faça um download da internet e veja a TX de transferencia conseguimos (56kbps/65kbps) que equivale mais ou menos 600k ... navegue em umas paginas pra ver se a navegaçao esta boa..

    Se deu tudo certo...

    5ºreaperte as antenas e der uma boot em todos os equipamentos pra ver se estao configurados certim e se eles voltam a produçao se faltar energia em uma das torres . Teste isso tres vezes... e isole bem os conectores RF, pois eles sao um ponto de defeito na epoca da chuva...


    Bom é isso ai pessoal u material usado nesse link direto de 27 km

    * 2 Airaya - originais 4958N .As da caixa de aço e com numero de serie (nao use as flasificadas elas nao tem a mesma potencia) sao umas dlink dwl7100 pra uso indoor.
    *2 HYP Disco 33 Dbi - Sempre opte pelas antenas Hyperlink essas foras as melhores que eu trabelhei ate hoje nao vi nada igual, a irradiaçao dela é perfeita mas tem que esta bem alinhada

    O resto desse link é cabos de rede UTP cat5 e noBreak 1200 VA mais baterias, e hub swicth...

    Foi isso que eu usei e ficou bom u link ,,, agora u Voip da Vono nao passa legal picota muito,, mas o skype fala legal o msn tambem fala legal ... sera que dentro da vono isso?????





  19. #19

    Padrão

    Citação Postado originalmente por valdetaro Ver Post
    aew galera tou querendo faser um enlaçe pra 2 cidade uma com 15 KM outra com 25km meu servidor e mikrokit nao sei qual equipamento devo uza min da uma dica ai voces qual equipamento eu devo uza e quem pode faser esse enlaçe pra min pago bem!!! meu msn e [email protected] tel084)3423-2393
    meu amigo me add nu seu msn ,,, posso lhe dar uma orientaçoes pelo u pouco que eu sei,,, mas se vc quiser posso ir ai tambem pra ver uma soluçao nesse seu link e em outros tambem...
    (61) 84717159 pode me ligar