+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão ajuda com backup de roteador

    galera eu nao sei se aqui eh o lugar certo para postar...me desculpem se nao for..

    seguinte

    aqui eu tenho um roteador de internete da rede ja configurado, dhcp,firewall, redirecinamento de portas e o dnsmasq rodando redondo.. com a distro gentoo..
    mas nao fui eu quem configurou essa maquina...e na verdade eu nao saberia fazer isso..somente a parte de dhcp que eu ja fiz em alguns servidores LTSP..

    agora eu tenho uma outra maquina aqui que eh para ser um roteador reserva de modo que se o atual der algum pau esse possa substitui-lo..

    o que que eu posso fazer??
    eu nao quero mexer com gentoo.. pois o consigo muito demorado para compilar os programas em paus velhos (eu fiquei sabendo que para instalar o roteador atual a pessoa que fez isso demorou uma semana inteira!)
    pensei em por um debian ...mas eu nao sei como configurar o firewall , nem o dnsmasq ou o que mais que esteja rodando la no outro roteador..
    se eu coiar os arquivos de config desses programas eles vao funcionar no outro pc?
    como eu posso pegar as regras de nat e firewall do roteador ??

    obrigado pela ajuda desde ja ..mas eh que eu to bem perdido aqui galera

  2. #2

    Padrão

    vc tem serviços basicos.. em poucas horas vc configura isso ...

    procure os arquivos de configuração.. e faça backup deles soh isso

  3. #3

    Cool

    Eu estava pensando em fazer um backup full do HD inteiro, tipo um GHOST. Também serviria se o HD desse pau eu substituiria por outro com a mesma imagem. Será que é possível ?

    Alguem já fez esse tipo de backup ??


  4. #4

    Padrão

    Tu pode fazer esse backup utilizando o G4U, o dd, o SystemImager ou mesmo o UDFCast, mas tu tem que parar o servidor e é um processo que demora alguma meia hora-quarenta minutos.

    Eu acho que o interessante para você mesmo seria montar outro servidor do zero, com Gentoo, Debian, etc. e depois passar os arquivos de configuração para o novo servidor. Seria bom porque você aprenderia bastante com isso e porque você saberia como o seu servidor funciona direito.


    Abraços!