+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão MT em torres: proteção contra descargas elétricas

    Qual a melhor forma de se proteger as maquinas com mk instaladas em torres? é criar uma proteção de forma que a placa laranja da caixa onde fica a placa mãe fique totalmente isolada da torre ou é deixar a placa dando o contato com a torre para aterá-la??? Até hoje tenho deixado sem isolamento partindo do ponto que o contato esta aterrando a mesma. E caso caia um raio diretamente na caixa nada vai segura-lo. vlw

  2. #2

    Padrão Sem problma..

    Citação Postado originalmente por maxtex Ver Post
    Qual a melhor forma de se proteger as maquinas com mk instaladas em torres? é criar uma proteção de forma que a placa laranja da caixa onde fica a placa mãe fique totalmente isolada da torre ou é deixar a placa dando o contato com a torre para aterá-la??? Até hoje tenho deixado sem isolamento partindo do ponto que o contato esta aterrando a mesma. E caso caia um raio diretamente na caixa nada vai segura-lo. vlw
    Tenho 4 torres todas aterradas + pararaio... (é aterramento isolado, nao é o de alta-tençao) e a caixa vai sem isolamento na torre.

  3. #3

    Padrão

    só uso aterramento da energia que levo ate a caixa, deixo em contato com a torre.

    nao tem problema não

    amigo, se cair um raio e voce estiver na torre. e esta torre tiver aterrada, voce nem morre, hehe. meu engenheiro me falou isso, inclusive demonstrou. (nao com raio, mas com um fio eletrico desemcapado.)

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jhonnyp Ver Post
    só uso aterramento da energia que levo ate a caixa, deixo em contato com a torre.

    nao tem problema não

    amigo, se cair um raio e voce estiver na torre. e esta torre tiver aterrada, voce nem morre, hehe. meu engenheiro me falou isso, inclusive demonstrou. (nao com raio, mas com um fio eletrico desemcapado.)
    É devido a essa teoria que até deixei a caixa direto na torre. Afinal a energia procura o caminho com menor resistencia, e se a torre estiver bem aterrada a carga tende a passar direto. Creio que é por isso que muitos paraios de torres nem usam cabo do para-raio até o chão, sendo a própria torre o condutor do para-raio.

    Na energia que vai pra torre eu uso o terceiro fio para usar o 3º pino da fonte do PC, e uso clamper tambem (para-raio eletrônico Clamper - Página Inicial .

  5. #5

    Padrão

    Na realidade as novas convensões eletricas que ditam as regras nas IEE estão revendo os conceitos de aterramento, hoje é comun ver uma torre sem aquele fio de cobre, use a torre e o meio de condução usado a Embratel esta usando em suas torre a propria estrutura para isso, agora no seu caso mesmo que vc aterre a caixa quando houver a descarga atmosferica a onde eletrica gerada pode alterar ou danificar os equipamentos proximos se o terramento não estiver bem feito , mas isso e muito dificil eu tenho um equipamento em torre e é um computador eu mandei fazer um caixa de fibra de vidro muito resistente e termica com espuma injetada cara ficou otimo custou R$ 600 com 4 saidas para ventilação...


    Duvidas posta ai ....

  6. #6

  7. #7

    Padrão

    o que eu estou vendo por ahi e muito para raio mal instalado, aonde os cabos que saem do para raio fazem muitas curvas e ate se deslocam horizontalmente antes de chegar a terra, o raio vai pelo caminho mais curto para terra, emtao o cabo debe desce der forma mais vertical posivel, seja cabo isolado ou a propia torre desde que tenha boa condutividade nas emendas.

  8. #8

    Padrão

    tenho usado este mtm e tenho tido bons resultados:MTM - Protetores elétricos e eletrônicos
    para a rede eletrica

  9. #9

    Padrão

    Olá pessoal....acabei de montar minha torre e ainda naum fiz o pára-raio, pois aproveitando o periodo de seca aki na região comecei a pesquisar qual seria o melhor método...... no meu caso a torre está a em cima de um sobrado de 3 pavimentos, aproximadamente no meio do telhado, a torre esta soldada numa das colunas q obviamente esta aterra com 6m de profundidade na estrutura.....minha duvida é.........a propria torre junto com os ferros da coluna onde esta soldada, q desce do apice do sobra e passa 6 m pra baixo, ja serviria como para-raio, ou eu instalo um para-raio e puxo um cabo até o chão e finco varias astes???......pessoal q manja do assnto.....por favor me deem uma sugestão eficiente, de preferencia barata...rs...

    abraço

  10. #10

    Padrão

    a controversias , mas uma cois e certa, o fio do para raio debe descer o mais reto para o chao, nao deve ter curvas e trajetos horizontais. melhor do que nada , coloque ele junto a estrutura do predio.

  11. #11

    Padrão Caso especial (sem torre0

    Olá pessoal, estou com dúvidas no meu caso aqui.

    Tenho antenas instaladas não em uma torre mas em cima de uma pedra com mais de 20 m de altura.
    Se fosse vcs como fariam para proteger o equipamento?
    Seria com para-ráio ou apenas aterramento?


    Tá aí minha dúvida.
    Valew pessoal

  12. #12

    Padrão

    quanto tu ta pagando este clamper de 275V 20KA?