+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Mk Funcionando!! Agora É SÓ Ajustes! Help!

    Olá,

    Como não estou tendo muito tempo para ir em cada cliente precisei configurar o meu Servidor MK utilizando DHCP SERVER, para que meus clientes não parassem o acesso, uma vez que a maioria deles já esta configuração, porem com o modem como cliente e os Rádios fazendo o controle de banda e de Acesso/Segurança por MAC.

    Mas agora quero configurar certinho e alterar aos poucos meus clientes sem deixa-los na mão, sem acesso, queria a ajuda de vc´s nos seguintes passos:

    1- Já vi muitos dizerem que é melhor deixar o Modem ADSL como Bridge, por tanto fiz essa configuração e o MK que está discando e fazendo todo o gerenciamento, estou correto quanto a este ponto?

    2- Pretendo configurar de uma forma que um cliente não enxergue o outro, o que vem ocorrendo e está me causando problemas, pois tenho clientes (EMPRESAS), que possuem dados importantes e até mesmo sigilosos que não podem ser acessados, assim preciso do seguinte:
    2.1 - Configurar para que um cliente não enxergue o outro, pretendo utilizar o ip 192.168.x.x, cada cliente com um IP FIXO amarrado ao MAC. Não esquecendo da segurança, qual a melhor forma? Pois após instalar o MK com o DHCP, meus Rádios não estão mais fazendo o controle que usuário por MAC que antes era utilizado para permitir o acesso dos clientes.
    2.2 - Como configurar o cliente (Empresa) que utiliza um Rádio (Edimax / Bridge / Cliente, ligado a um HUB que distribui para todos os computadores da rede interna?
    2.3 - Tenho 2 repetidoras, onde cada uma tem um rádio para receber o sinal com uma Antena de Grade e outro rádio para enviar o sinal com uma Antena Omni, como configurar esses rádios para ficar melhor, hoje a repetidora possui um radio que recebe o sinal está configurado como Bridge/Cliente e o outro como Gateway/AP... qual a melhor forma a configurar? Um problema com as bases repetidoras é a forma de configura-las no MK, cada uma tem um ip fixo, mas não consigo monitorar esses ips no MK.
    3- Preciso configurar meu MK para que eu consiga acessa-lo remotamente, para que possa resolver alguns problemas sem ter que ir até a empresa;
    4- Seria interessante, configurar o MK para reiniciar, qual o tempo aconselhado e como fazer isso?
    5- Queria salvar as alterações e configurações feitas no MK todos os dias, todos os dias, porém em disquete ou pendrive, isso é possível, um dos motivos tb é que estou pretendendo alterar o HD que está hoje no servidor e não queria ter que configurar tudo novamente.
    6- Preciso também liberar algumas portas, e se possível direcionando elas a um IP;

    Obs.: Caso alguém possa me ajudar por MSN seria legal e mais rápido, e caso possa ajudar a configurar o mk para acesso remoto, poderia até acessar meu mk e verificar minhas configurações.

    Agradeço a compreenção e ajuda de todos

    ====================
    Stanley Leal
    61 84290789 - 3487-3487
    Brasília - DF

  2. #2

    Padrão

    1- sim, corretissimo

    2.1- utilize mascara 30 que resolve seus problemas quanto a isso

    2.2 quanto a isso a melhor opção e voce deichar o ap do cliente em modo cliente isp. dai vc cadastra somente 1 ip e mac no seu servidor e o resto vc faz no ap do cliente mesmo, por exemplo se voce quiser ativar o dhcp pro cliente, ou nao, e controlar banda e tal..
    2.3 eu uso ap bridge, vai legal, nao uso ap gateway.
    3. esta vc tera que explicar mlhor, vc quer acessar via rede? ou via internet?
    4, nao é interresante nao, pra mim nao, mas assim, tem um script no wiki aqui no forum para isso.
    5-tbem tem o script no wiki para isso, só que vc vai ter que copiar pro seu computador e dai transferiri para o pendrive. tem aqui no forum um agendamento para que esta copia do servidor do mikrotik seja feita automaticamente pro seu pc, ficando dai só vc copiar pro pendrive
    6 - ......

    obs: vamos ajudar no forum pessoal. assim contribui mais.