Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Smile Ping que determine a quant. em metros de um ponto ao outro.

    Galera tem algum progaminha q faça a conferencia aproximada em metros de um ponto ao outro?
    Tipo estou em um computador q esta na mesma rede e gostaria de saber quantos metros de cabo foi usado para colocar o outro pc na rede e assim poder cobra o cabo.

  2. #2

    Padrão

    um penta scanner da fluke ..

    por software nao sei se da pra fazer isso..

    minha placa de rede (maverll youkon 1gbit) tem um software que PARECE que da essa metragem, etc etc.. nunca testei...

  3. #3

    Padrão

    é...

    até hoje não ouvi dizer que é possível fazer isso através da placa de rede...

    penso assim, cada equipamento para seu fim..

    por isso que existem equipamentos como o alexandrecorrea disse, o fluke faz isso, tem de outras marcas, mas este é um dos melhores (e mais caros)...

  4. #4

    Padrão

    por software axo q seria meio impossivel
    pois os testadores usam resistencia para fazer essa medida, e com dados creio eu q a unica maneira de medir seria o tempo de resposta de cada ponto, sendo q o tempo de resposta pode ser diferente por varias causas, interferencia, cabo mau feito, qualidade do cabo etc etc etc.

    Eu axo meio impossivell, mas nao tenho certeza

    =]

  5. #5

    Padrão

    os testadores de cabos usam muito mais que resistencia pra medir o cabo...

  6. #6

    Padrão

    Aparelhos que medem comprimento do cabo por resistencia ? Acho que desaprendi tudo mesmo...
    O amigo tá viajando nessa ideia loka aí.....

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por AriDiretoTelecom Ver Post
    Aparelhos que medem comprimento do cabo por resistencia ? Acho que desaprendi tudo mesmo...
    O amigo tá viajando nessa ideia loka aí.....
    ou você não aprendeu direito...

    porque dependendo da situação é possível você determinar o comprimento de um cabo usando um multimetro..

  8. #8

    Padrão

    Nao sou Engenheiro Eletrico para saber de tudo nao

    Disse em baixo da minha mensagem q nao sabia se era possivel, acredito eu q nao, e sei q uma das medidas q os medidores usam eh a resistencia.

    Abracoo

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lucianogf Ver Post
    ou você não aprendeu direito...

    porque dependendo da situação é possível você determinar o comprimento de um cabo usando um multimetro..
    Me explica como se mede isso... ou melhor me indica um aparelho de certificação de cabeamento de rede que faça isso que vc está falando.

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por AriDiretoTelecom Ver Post
    Me explica como se mede isso... ou melhor me indica um aparelho de certificação de cabeamento de rede que faça isso que vc está falando.
    O jovem, se você ler direitinho acima, verá que em momento algum citei que é possível fazer medidas de comprimento, através da resistência, para certificação. O tópico, muito menos, cita certificação no seu contexto.

    Mas se você tem interesse em saber como se mede o comprimento de um cabo através da resistência eu vou dizer.

    Cada cabo/fio ou coisa parecida, que possa ser eletricamente usado, tem uma determinada resistência. Um cabo de rede, multilan, por exemplo, tem sua determinada resistência para cada X metros, em ambiente controlado, digamos 25 graus celcius, se você quer saber a medida de um cabo, é só fechar um loop em uma das pontas e na outra você mede a resistência com o multímetro (ohmímetro), o valor será dado em ohms, dividá-o por 2 e chegará a resistência do comprimento.
    Exemplo hipotético:

    O cabo tabajara de 4 pares com fio 24awg tem resistência de 3ohms a cada 5 metros. Tenho um cabo de uma sala a outra sala distante e não sei qual a distância, fecho o loop em uma das pontas e na outra meço a resistência obtendo um resultado de 456ohms, duvidido por 2 chego a 228ohms, dividido por 3 chego no objetivo de 76 metros.

    valeu

  11. #11

    Padrão

    Haaaaa...Agora já sei de onde tiraram o conceito "Magaiver" pra fazer o seriado americano. rsrsrsrs

    Pelo amor de Deus para com essas besteiras porque senão o pessoal que não entende vai acreditar que é asim que se faz o serviço.

    Tenho um método bem menos complicado, e vou explicar:
    Se vc olhar na capa do cabo vc verá uma numeração marcando cada metro do cabo.
    É só olhar nas duas pontas e fazer uma conta de subtração. hehehehe

  12. #12

    Padrão

    não são todas as situações que permitem verificar a metragem do cabo pela sua marcação na capa...

    você como "telecom" deveria saber sobre esta forma de medir a metragem através da resistência.

    esse modo de medir a metragem através da resistência não se aplica somente a cabo multilan, pode ser usado em qualquer cabo metálico, basta conhecer suas propriedades técnicas.

    Vou te dar um exemplo prático do uso de multímetro para saber a metragem. Você já foi em um DG de alguma empresa de telefonia como a Brasil Telecom? se sim, saberá o que vou dizer. Existem os cabos subterrâneos que vão do DG ao armário de telecomunicações, que ficam espalhados pela cidade, você pode usar um multímetro para medir a distância de um ponto ao outro ou pode pegar o projeto de cabeamento para ver a distância.

    Onde você citou "Magaiver", você quis deixar claro que isso é uma gambiarra, ou uma "besteira" como disse posteriormente. Você se acha tão sabidão que desconhece todas as formas de fazer as coisas, conheceu algumas e acredita fielmente que somente elas existam.

    O Ari Direto Telecom, você precisa amadurecer um pouquinho mais profissionalmente.

  13. #13

    Padrão

    completando,

    quando se tem cabeamento estruturado, para ver a metragem do cabo no minimo voce precisa desmontar o rack e a tomada de chegada...

    até para cabear redes voce precisa ter padroes

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lucianogf Ver Post
    não são todas as situações que permitem verificar a metragem do cabo pela sua marcação na capa...

    você como "telecom" deveria saber sobre esta forma de medir a metragem através da resistência.

    esse modo de medir a metragem através da resistência não se aplica somente a cabo multilan, pode ser usado em qualquer cabo metálico, basta conhecer suas propriedades técnicas.

    Vou te dar um exemplo prático do uso de multímetro para saber a metragem. Você já foi em um DG de alguma empresa de telefonia como a Brasil Telecom? se sim, saberá o que vou dizer. Existem os cabos subterrâneos que vão do DG ao armário de telecomunicações, que ficam espalhados pela cidade, você pode usar um multímetro para medir a distância de um ponto ao outro ou pode pegar o projeto de cabeamento para ver a distância.

    Onde você citou "Magaiver", você quis deixar claro que isso é uma gambiarra, ou uma "besteira" como disse posteriormente. Você se acha tão sabidão que desconhece todas as formas de fazer as coisas, conheceu algumas e acredita fielmente que somente elas existam.

    O Ari Direto Telecom, você precisa amadurecer um pouquinho mais profissionalmente.
    Em primeiro lugar o post se tratava de cabo multilan, portanto deveria ter sua identificação de metragem pela capa, caso contrario estaria fora de norma.

    Em segundo lugar, vc insiste em dizer que as teles operam desse modo como vc está mencionando, e isso é uma mentira que posso provar.

    Em terceiro lugar, vc acha que eu conheço quase nada de TI. hehehe.... sem comentários....nem vou dizer qual é a minha certificação.

    E por ultimo, tenho formação profissional desde 1982, portanto 25 de profissionalismo nessa área. Desculpa ser franco, acho que fui confundido com um "sabidão" quando fui sincero sobre seus posts.

  15. #15

    Padrão

    hauahauhuah
    desculpa ta se metendo

    mas isso aki eh um forum, ow um ring de BOX???

    Poh galera respeitao oq os outros sabem ow nao sabem, aki estamos soh dando dicas, se alguem tive errado eh soh fala. ng ta ganhando nada pra se xingado ow se mautratado por um post q esta errado seja kem errou.

    Flw pessoal

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por AriDiretoTelecom Ver Post
    Em primeiro lugar o post se tratava de cabo multilan, portanto deveria ter sua identificação de metragem pela capa, caso contrario estaria fora de norma.
    cara...

    o tópico não cita normas, tanto que se a rede do autor do tópico estivesse dentro das normas bastava pegar o projeto para saber a metragem do cabo, e como dito acima, mesmo em um cabeamento estruturado, para verificar a metragem através da marcação do cabo, seria necessário desmontar a tomada e fazer malabarismos atras do rack para ver tal marcação.

    Em segundo lugar, vc insiste em dizer que as teles operam desse modo como vc está mencionando, e isso é uma mentira que posso provar.
    As teles não medem a metragem através da resistencia? como disse anteriormente, este é apenas um dos métodos possíveis. E realmente gostaria que você provasse que não é usado este método pelas teles, pois eu já user e as pessoas que conheço e que trabalham nas teles ainda usam quando necessário.

    Em terceiro lugar, vc acha que eu conheço quase nada de TI. hehehe.... sem comentários....nem vou dizer qual é a minha certificação.
    não precisa dizer sua qualificação, aqui não estamos discutindo sobre quam fez curso disso, quem é formado naquilo ou muito menos quem tem tal certificação.

    E por ultimo, tenho formação profissional desde 1982, portanto 25 de profissionalismo nessa área. Desculpa ser franco, acho que fui confundido com um "sabidão" quando fui sincero sobre seus posts.
    Não adianta nada ter 25 anos de experiência, reforço mais ainda, você precisa amadurecer profissionalmente. Todas as pessoas que vi contando vantagem pelo tempo de experiência foram pessoas que esqueceram de se atualizar e acham que o que sabem é suficiente.

    Eu não sei 1% do que gostaria de saber, mas sei das coisas que falo e assumo quado estou errado.

    Poderia ter deixado este tópico de lado, mas a forma como você menosprezou outras respostas fez com que viesse aqui novamente para responder.

    Com estas respostas não quero, de forma alguma, causar intrigas ou inimizades, apenas quero defender o que coloquei, pois tenho certeza de minhas palavras.

    valeu

  17. #17

    Padrão

    sobre metragem de cabo, eu tbem ja fiz isso umas duas vezes com multimetro, um amigo meu que trabalhava para a koerich, uma empresa que trabalha pra brasil telecom, ele me ensinou, igual o luciano postou.


    inclusive tem ums testador de cabo de rede que medem a distancia do cabo, devem usar algo parecido pois nao sao tao caros, li isto no guiadohardware mas nao teste ainda.

    e tem mais, uma coisa muito louca,... ele me mostrou um aparelho nao sei o nome, mas serve para caso o cabo esteja partido ele saber onde o cabo se rompeu, juro por deus, parecia um multimetro, ´desses minipa(acho que é esse o nome) mas isto ele nao me ensinou a fazer. bom, eu nao vi ele usando, pode ate ser mentira dele, mas sei lá, ele disse que usava

  18. #18

    Padrão

    sim, eu conheço esse aparelho de procurar rompimento em cabo...

    marca dele é FLUKE, o kit da FLUKE completo (penta scanner, etc etc) deve custar uns 25.000 !!!

    para empresa especializada em rede.. eh VITAL ter um desse !!

    http://www.aresagante.pt/uploads/ima...20E2%20Kit.jpg

    é parecido isso ai... esse ai eh fluke nao sei se eh completinho !

  19. #19

    Padrão

    O Fluke que vi, para certificação de cabeamentro estruturado, é composto por duas partes, um contém os comandos, opções, etc, a outra é para conectar na outra ponta.
    Além da metragem ele mede muitas outras coisas.

  20. #20

    Padrão

    esse ai parece que eh so o "buscador" de rompimento (huahuahuauh)