+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Recompilação Kernel slack 11.0

    Pessoal estou me aventura na recompilação de kernel, até o atual momento so tinha o feito no Gentoo, ao menos lá dei conta de fazer bootar XD.. agora to com o pequeno problema aqui no Slackware, eis o Leãozinho.

    Código :
    VSF: Cannot open root device "801" or unknown-block(8,1)
    Please append a correct "root=" boot option; here are the avaiable partitions:
    1600 4194302 hdc driver: ide-cdrom
    Kernel Panic - not syncing: VFS: Unable to mount root fs on unknown-block(8,1)

    pelo que mal entendi, parece ser um erro no lilo.conf, acontece que não tem uma partição de boot separada então seria o HD1 o que deve ser referênciado no root=..

    no kernel 2.4 que foi da instalação do CD, o lilo.conf tem o seguido código na parte de root...:
    Código :
    root = /dev/sda1

    e o no outro esta o mesmo... *panic* *-*

    agradeço a ajuda que derem...

    grato

  2. #2

    Padrão

    Você pode detalhar mais a situação?
    Informe a configuração da máquina, seus discos rígidos e outros drives (CD e/ou DVD - localização), as partições, onde está o seu Slack, a transcrição do lilo.conf etc.
    Com mais informações fica mais fácil visualizar o que pode estar ocorrendo.
    Cordialmente,

  3. #3

    Padrão

    O farei isto amanhã quando chegar no serviço, mas como tenho o desejo de instalar o slacwakre em casa... capaz de daqui a pouco estar postando mais alguma coisa, pois ja aproveito e domino este trem *-*

    o que posso adiantar da máquina ao qual quero instalar é
    Pentiu 4 .0 ht 1gb de Ram, 1 hd PATA 80gb, dividido em 3 partições uma swap 1gb (sei que deixei muito, mas vai sobra mesmo) 30gb como /, e 40gb como /var, um combo e um floppy que creio, nem será utilizado.

    o lilo.conf, trarei amanhã.

  4. #4

    Padrão

    compile o kernel com os modulos do seu controlador de ide/sata/scsi como BUILT-IN

    e tambem o sistema de arquivos q vc usa..

  5. #5

    Padrão

    Alexandre fiz o que tu disse, vou detalhar os passos pra compilação do suporte a HD que eu fiz e veja se esta correto...:

    A algo errado o had não é PATA é um SCSI.. vamos aos passos seguidos após make menuconfig...

    Código :
    Device Drivers --> SCSI device support ---> 
    <*> RAID Transport Class
    <*>SCSI device suporte
    [  ] legacy /proc/scsi sport
    --- SCSI suporte type (disk, tape, CD-ROM)
    <*> SCSI disk suporte
    <>SCSI tabpe suport
    <>SCSI OnStream SC-x0 tape suport
    <>SCSI cdROM suport
    <*>SCSI generic suport
    <>SCSI media chanhger support
    ---Some SCSI divecis ....
    [   ] Probe all LUNs on eache SCSI device
    [ * ] Verbose SCSI error reporting ( kernel size += 12k)
    [   ]SCSI logging facility
    [   ]Asynchronous SCSI scanning
    Scsi Transports ---> ( não mechido)
    SCSI low-level drivers ----> (não mechido)

    pelo menso é apanhando que se aprende hehe

  6. #6

    Padrão

    da boot com o kernel padrao, e veja qual driver ele carrega para sua controladora.. e qual sistema de arquivos..

    feito isso.. eh soh mandar eles built-in no kernel novo

    o comando dmesg mostra os logs de init

  7. #7

    Padrão

    Cara ainda não me achei... mas a dica esta sendo de grande ajuda, grato.

    Vou testar mais e bater mais a cabeça, estou deixando passar algo, agora vou analisar certinho

    obrigado, logo posto aqui o resultado