+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão MK + Myauth

    Galera sou novo no assunto mas ja andei lendo muito aqui no under e fiz alguns testes.
    Preciso fazer um provedor de internet wireless tipo minha cidade naum tem speedy
    então to querendo pegar um speedy nitro da cidade perto que é 30km queria repetir o sinal até minha cidade. Estou pensando em colocar o slack com myauth e nesse mesmo pc pra genrenciar legal o mikrotik em maquina virtual sera que fica legal tipo quero atender uns 30 a 50 clientes. estou com radios edimax com firmware da aprouter e antes da hyperlink direcional de 24 dbi que acham galera desde ja agradeço alguma sugestão!!!

  2. #2

    Padrão

    Coloque o slackware+myauth em uma máquina, fazendo todo o controle. Use o mikrotik como AP, em bridge, bloqueando netbios e fazendo controle de banda apenas.
    Para AP, use o próprio mikrotik e os edimax use apenas nos clientes, fica muito bom.

    Se você pretende oferecer um serviço de boa qualidade, contrate um link full em vez do speedy e faça este ptp em 5.8 usando airaya ou similar que fica muito bom. Com relação ao tipo de link a ser contratado, tem que levar em conta que velocidade pretende oferecer e que banda pretende garantir para o cliente.
    Acho que é isso.

  3. #3

    Padrão

    Valeu mais estou mexendo aqui o mk deixo ele pra controlar acesso ip/mac e p2p
    e o myauth ele ja pre configura o apache mysql e squid tenho que mexer em mais alguma coisa aqui!!!!!

  4. #4

    Padrão

    A instalação do myauth configura o proxy, mysql, iptables e etc.

    Depois vc pode personalizar, se quiser.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por antoni Ver Post
    Coloque o slackware+myauth em uma máquina, fazendo todo o controle. Use o mikrotik como AP, em bridge, bloqueando netbios e fazendo controle de banda apenas.
    Para AP, use o próprio mikrotik e os edimax use apenas nos clientes, fica muito bom.

    Se você pretende oferecer um serviço de boa qualidade, contrate um link full em vez do speedy e faça este ptp em 5.8 usando airaya ou similar que fica muito bom. Com relação ao tipo de link a ser contratado, tem que levar em conta que velocidade pretende oferecer e que banda pretende garantir para o cliente.
    Acho que é isso.
    Antoni no caso do ptp vc sugeriu o airaya e o que vc acha dele uilizar o Mk ou ficaria melhor com o airaya pois vou fazer aqui coisa parecida com a situação dele mas estou pensando em utilizar Mk qual seria a melhor auternativa. Eu tenho outra grande duvida um professor meu de linux falou que se eu utilizar varios radios em bridge numa rede de 100 host acima disso vai deixar a rede lenta pois ele me disse que a bridge trabalha como um hub tipo assim se tenho 4 MK em bridge cada um com 25 clientes e apenas um Gateway no caso um Myauth, a rede ficaria lenta pois os pacotes iriam percorre todos os Hots pois segundo ele cada MK em bridge passaria os pacotes de um para outro com um hub O que vc acha fica lento ou não ou ele ta equivocado.

  6. #6

    Padrão

    Não sei se o mikrotik fecha 30km, mas se fechar, fica bom também (vai depender das placas/cartoes que vc utilizar).
    Para evitar isso da rede, vc pode utilizar swith com vlan, que impede a comunicacao entre as portas do hub e ainda bloquear determinados protocolos dentro do mikrotik, como o netbios.