+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mandriva 2006 + Samba + Lixeira

    Não consigo fazer a lixeira funcionar nos diretórios compartilhados, já adicionei a linha indicada no próprio smb.conf "vfs object = /usr/lib/samba/recycle.so"e nada, simplesmente bloqueia o meu acesso a pasta, se comento a linha de novo volta a funcionar o compartilhamento.
    Alguém tem alguma dica?

    Desde já agradeço qq. ajuda.

    Abraços.

  2. #2

    Padrão

    Saudações,
    acho que tá faltando vc criar o recycle.conf no /etc/samba/
    Código :
    name = .recycle
    mode = KEEP_DIRECTORIES|VERSIONS|TOUCH
    maxsize = 0
    #exclude = backup_of_temps.cdr|*.tmp|*.bak
    #excludedir = *.tmp|*.temp|*.old
    #noversions = *.doc|*.xls

  3. #3

    Padrão

    José Guilherme,

    Obrigado pela ajuda, efetuei as alterações conforme sua dica, mas ainda não está funcionando, acesso o pasta, mas qdo. apago o arquivo ele não vai para ".recycle" ele é apagado definitivamente.

    Abraços.

  4. #4

    Padrão

    Algumas coisas pra vc dar uma olhada:
    - Existe o arquivo /usr/lib/samba/recycle.so? No meu caso eu coloquei apenas "recycle" para essa diretiva vfs object. Pode ser também que o caminho seja outro /usr/lib/samba/vfs/recycle.so.
    - O samba está criando automaticamente o diretório .recycle dentro dos compartilhamentos?
    - Tem alguma coisa nos logs do samba que possa ajudar?

  5. #5

    Padrão

    Jose Guilherme, Resolvido!

    Verifiquei e o arquivo recycle.so existia e estava na pasta /usr/lib/samba/vfs, eu que havia digitado errado no forum...
    Coloquei somente vfs objects = recycle e funciona desde que eu deixe as permissões (linux) na pastas como 777, se caso eu deixe 770 não funfa... Mas aí deixo um furo de acesso, certo?

    Como faço para proteger o acesso por exemplo, das pastas do departamento financeiro que só o grp do financeiro deveria ter acesso?

    Abraços.

  6. #6

    Padrão

    Pode criar o diretório .recyle desses compartilhamentos com permissão 777 que funciona e deixa as permissões dos diretórios do financeiro com 770, eu tenho aqui dessa forma.