+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Lightbulb Qual é o melhor aparelho GPS para alinhamento de antenas ? custo x beneficio

    Galera.. eu tava dando uma pesquisada.. é no momento encontrei alguns aparelhos como:
    Gps Etrex Venture
    Gps Etrex Legend
    Gps Etrex Vista

    Qual desses é indicado para serviços como alinhamento ? alguem ai usa e sugere um aparelho ?

    obrigado

  2. #2

    Padrão

    Destes o melhor é o etrex vista, pois tem bússola eletrônica, ou seja, você não precisará deslocar para aportar a direção, por exemplo, em cima de uma torre ou prédio não tem como se deslocar, uso etrex vista e recomendo.

  3. #3

    Padrão

    mas vc pretende ajustar antenas a que distancia, se for dentro do que o olho pode enxergar nao presisa de GPS , seria +- como usar uma BMW pra entrega de pizza rsrssr.Eu tenho GPS e uso para localizar algun ponto distante antes de fazer umm ponto a ponto, ou localizar pontos para colocar no mapa, mas na hora de ajustar , so na mao mesmo nao tem outro forma mais presisa.

  4. #4

    Padrão

    Eu aqui uso o Gps Etrex Vista .
    Quanto a usar gps para alinhamento, acho desnecessario, o melhor alinhamento é monitorando o sinal!

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Francinei Ver Post
    Eu aqui uso o Gps Etrex Vista .
    Quanto a usar gps para alinhamento, acho desnecessario, o melhor alinhamento é monitorando o sinal!
    Mas num enlace de longa distancia o gps ajuda muito. Com o gps, vc fecha o enlace muito rapidamente e deixa apenas o ajuste fino para ser feito por tentativa e erro.
    Com o gps você começa o enlace com a direção das antenas ajustadas, depois é só acertar a altura.

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por antoni Ver Post
    Mas num enlace de longa distancia o gps ajuda muito. Com o gps, vc fecha o enlace muito rapidamente e deixa apenas o ajuste fino para ser feito por tentativa e erro.
    Com o gps você começa o enlace com a direção das antenas ajustadas, depois é só acertar a altura.
    Essa torre q vc esta vendo, fica entre dois links, um lado de 12.3km e do outro lado 29.4km, radios airaya e antenas zirok de 90, colocamos as antenas no rumo e alinhamos na boa, nao usamos GPS, apesar de ter o mesmo em nossa maleta.
    Mas isso é só opniao, apenas acho tempo perdido.

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por antoni Ver Post
    Mas num enlace de longa distancia o gps ajuda muito. Com o gps, vc fecha o enlace muito rapidamente e deixa apenas o ajuste fino para ser feito por tentativa e erro.
    Com o gps você começa o enlace com a direção das antenas ajustadas, depois é só acertar a altura.
    Amigo Antoni...

    Qual Gps vc utiliza??? Uma duvida aos amigos... preciso fechar um link de 35 kms, o meu problema é o seguinte tenho 2 terabens long range e duas antenas 32.5 dbi da hyperlink disco, do ponto1 eu enchergo normalmente o ponto 2, do ponto 2 tenho dificuldades de enchegar neblinas e etc o ponto 1, não sei bem o aonde está. O gps iria me ajudar nessa sitaução??

    Desde já agradeço amigos....

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gilbertoandrade Ver Post
    Amigo Antoni...

    Qual Gps vc utiliza??? Uma duvida aos amigos... preciso fechar um link de 35 kms, o meu problema é o seguinte tenho 2 terabens long range e duas antenas 32.5 dbi da hyperlink disco, do ponto1 eu enchergo normalmente o ponto 2, do ponto 2 tenho dificuldades de enchegar neblinas e etc o ponto 1, não sei bem o aonde está. O gps iria me ajudar nessa sitaução??

    Desde já agradeço amigos....
    Cara, nem lembro ao certo, pois não tenho ele aqui comigo, mas é um garmin dos beem antigos. Uso o gps apenas para marcar os pontos e ver quantos graus é de um ponto ao outro. Daí, com a bússola aponto a antena. Os equip de gps mais recentes devem ter bem mais recursos que facilitem isso.

  9. #9

    Arrow Uso Um Garmim

    Aqui eu usei um garmim para fechar meu enlace. Os amigos que disseram que não ve necessidade de usar um GPS para fechar um enlace estão equivocados, aqui nós fechamos um enlace de 45Km em menos de 1 hora usando o GPS. A situação aqui era de vc subir na torre de 75Mts e olhar pro horizonte e não ver nada só nuvens. nem a direção vc tem em uma situação dessas.
    Eu recomendo muito o GPS em enlaces longos. Pois vc não perde tempo e aqui pra mim tempo é dinheiro por sinal muito dinheiro. Um enlace parado são 400 clientes sem acessar o meu serviço. Ou seja não compensa economizar uma mixaria de 600,00 em um aparelho GPS.

    Abraços

  10. #10

    Padrão

    desculpe , mas acho que vc nao leu direito as respostas, todo mundo recomendou o gps justamente para enlaces longos, e que seria um desperdicio usalo para distancias aonde tem visibilidade.

  11. #11

    Padrão

    Descobrir algo + barato e quase com as mesma exatidão que o gps :d google eath

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Lork Ver Post
    Descobrir algo + barato e quase com as mesma exatidão que o gps :d google eath
    Só quero ver vc levar o google earth para cima da torre e verificar a quantos graus está o ponto que vc quer alinhar. O uso do GPS não serve apenas para identificar os locais, mas principalmente para determinar a direção que a antena deve ficar, especialmente quando se fecha um enlace longo, onde não é possível identificar visualmente o outro ponto.
    E mesmo para marcar a coordenada e fazer o projeto no radio mobile, o google earth tem uma margem de erro muito grande. Aqui na minha torre principal ele mostra mais de 100 metros de diferença de altura e a coordenada real do local também apresenta diferença em relação ao google earth.

    Para uma referencia rápida, serve, mas eu não faria um projeto baseado no google não...

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por antoni Ver Post
    Só quero ver vc levar o google earth para cima da torre e verificar a quantos graus está o ponto que vc quer alinhar. O uso do GPS não serve apenas para identificar os locais, mas principalmente para determinar a direção que a antena deve ficar, especialmente quando se fecha um enlace longo, onde não é possível identificar visualmente o outro ponto.
    E mesmo para marcar a coordenada e fazer o projeto no radio mobile, o google earth tem uma margem de erro muito grande. Aqui na minha torre principal ele mostra mais de 100 metros de diferença de altura e a coordenada real do local também apresenta diferença em relação ao google earth.

    Para uma referencia rápida, serve, mas eu não faria um projeto baseado no google não...
    -------------

    Claro para fazer algo profissional e com exatidão nada melhor do que um gps, agora para uso de tabela, conferir clientes, fazer uma marge de calculo, o google eath serve muito bem, pretendo adquir um gps futuramente, + no momento sem muita grana, estou com apenas 1 torre, e pro enquanto vai o olhometro mesmo