+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajuda - Cuidados ao configurar o squid

    Ola. Terei que configurar um servidor de internet na empresa, e com isso o squid entrará na lista de configuração/instalação. Tenho uma noção teórica de como funciona o squid, e ja configurei ele uma vez no pc da minha casa. Porém, agora preciso configura-lo em uma rede de 30 máquinas, então gostaria da ajuda de vocês para algumas dúvidas abaixo. A princípio vou instalar um squid autenticado, onde o servidor também conterá firewall, dns, apache e postfix. Seguem minhas dúvidas.

    1 - Ouvi dizer que tem blacklists para ajudar o squid a bloquear sites com possíveis spam's e spywares. Onde eu encontro esses arquivos, como faço pra implementar no squid, e tem alguma forma de fazer com que esse arquivo de blacklist que eu colocarei no servidor se atualize automaticamente com algum blacklist que se encontra na net ?

    2 - Quais os parâmetros básicos que eu devo configurar para o squid ter uma segurança razoável ?

    3 - Tem algo mais que seja recomendável eu instalar para o squid ter uma melhor segurança ?


    Agradeço pela atenção,
    []s, Renato

  2. #2

    Padrão

    O site Malware Block List tem estas backlists. Tem atualização diária, podendo ser posta no cron e restartar o squid automaticamente. Bem quanto aos parâmetros, libere apenas o que for necessário, restrinja o squid a sua rede. No firewall, utilize por padrão a política DROP, e vai liberando apenas o que for necessário.

  3. #3

    Padrão

    prefira usar o SQUIDGUARD para fazer bloqueios no squid...

    voce aumenta o tempo de resposta do squid utilizando FILTROS muito grandes... principalmente se usar funções regulares (regex).

    ja o squidguard usa outro metodo de busca que é muito mais rapido que o squid..

  4. #4

    Padrão

    Como já foi dito, você precisa apenas de uma configuração enxuta, apenas com o que você necessita de fato.

    Agora, quanto ao bloqueio, você pode utilizar o DansGuardian, que é o que utilizo. Ele possui diversos blacklists disponíveis pela internet. E também é de fácil configuração.

    Agora uma outra dica bacana que tenho a dar é você tentar manter sempre seus serviços atualizados.

    Quanto ao PostFix, instale um ClamAV para aumentar a segurança e não se esqueça de um SSL para aumentar a segurança.

    Lembre-se que nada humano obtém 100% de desempenho...

    abracos