Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Exclamation Homologação para uso de antena externa em equipamentos.

    Caros amigos, tenho pesquisado aqui no forum e em outros lugares quanto a homologação para uso de antena externa em equipamentos e infelizmente é dificil de achar algo convincente para que nem o fiscal da ANATEL questione. Muitos acham que estando homologado já basta e NÃO é!! Vou explicar: as placas PCI D-Link G530 são homologadas, porém nao se pode usar com antena externa, sendo assim nao se pode montar um Mikrotik com elas e estar legalizado. Outro exemplo é o AP G-120 da Zinwell que é homologado, porém nao se pode usar antena externa com ele, apenas a original (pretinha), desta forma se alguem usar ele para um P2P ou num pop com antena que nao seja a original dele, vai estar ilegal. Minha sugestão é que façamos uma lista de tudo, ou o mais usado nesses casos, que sejam REALMENTE homolodados para uso com atena externa. Esses são detalhes que as vezes deixamos passar, mas o fiscal NÃO!!
    Abraços à todos.

  2. #2
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Sim, este é um problema sério que as pessoas, os fabricantes e solicitantes (distrihuidores) não observam quanto à homologação.

    O Zinwell G-120 por exemplo, teve um certificado substituido. O primeiro incluia a observação de antena incorporada? Não sei...

    Quanto a DLINK DWL-AG530 pode ser usado com antenas de maior ganho, desde que respeitado a Resolução 365 da Anatel e também as observações do certificado de homologação.

    Quando no certificado de homologação consta que o equipamento possui antena incorporado com ganho tal, já era. Não pode utilizar outra antena.

  3. #3

    Smile

    Caro Sérgio, grato pela resposta, segue abaixo oq esta descrito no "Certificado de homologação" do G-120.
    "Possui antena incorporada com ganho de 3 dBi.
    Na instalação do produto devem ser observados os valores de potência E.I.R.P. conforme a seção IX do Regulamento sobre Equipamentos de Radiocomunicação de Radiação Restrita. A antena usada com o transmissor não deve ser operada em conjunto com nenhuma outra antena ou transmissor. Equipamentos operando entre 2400 MHz e 2483,5 MHz e com potência e.i.r.p. superior a 400 mW, em localidades com população superior a 500.000 habitantes, deverão ser licenciados pela Anatel, nos termos da regulamentação específica pertinente a esta faixa de radiofreqüências."
    No entanto minha idéia inicial não era de apontar a Resolução 365 da Anatel e dizer para o pessoal interpretar, entende?... E sim algo mais direto por ex: placa PCI DWL AG-530 pode ser usada da forma tal, mas não pode da forma tal, pois sem querer subestimar a capacidade de interpretação de cada um, infelizmente uns tem maior dificuldade que outros para isso.
    Abraços.

  4. #4
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Ah sim, agora entendi... na verdade vc pensa em montar uma lista com as possibilidades de cada equipamento homologado.

    É uma boa idéia, pois assim as pessoas não comprarão e usarão de maneira equivocada e com o risco de LACRE de nossos amigos fiscais da Anatel.

    Poderia montar a lista no wiki, pois o esquema de páginas torna-se mais fácil e edição e o gerenciamento. Além disso para acompanhar o wiki este tópico poderia conter a discussão sobre o mesmo.

    Dará trabalho, pois terá que abrir cada certificado no site da Anatel e verificar. Além disso, de vez em quando tais certificados são renovados e mudam as caracterísitcas dos mesmos.

    No momento não posso ajudá-lo, pois estou até o útlimo fio de cabelo atarefado, mas a proposta aqui está e quem puder contribuir será bem vindo.

  5. #5

    Talking

    Exato Sergio!!!! É essa mesma a minha idéia, ficaria muito mais fácil para todos. Se alguém puder ajudar e que tenha um conhecimento mais amplo, seja na parte técnica bem como na parte juridica, ou seja, de interpretação desses "abençoados" Certificados de Homologação, acretito que ajudaria enormemente nossa comunidade.
    Fico des de já, grato por mim e por todos da comunidade a quem puder contribuir.
    Abraços.

  6. #6

    Smile

    Caro Sérgio, se puder me ajudar em alguns casos especificos, fico-lhe grato.
    É o seguinte:
    Posso usar as seguintes placas PCI para montar um AP Mikrotik continuar dentro das normas?
    D-Link DWl-G520+
    D-Link DWL-AG530
    D-Link DWL-G510
    GREATEK WL-2454G (esta é uma Samsung SWL-2400 apenas com outra marca, mas tb homologada com o certificado No 0741-07-3852 e chipset Atheros)
    Abraços.

  7. #7

    Cool

    Outra duvida, Sérgio.
    O que a Anatel quer dizer com esta frase no certificado de homologação "A antena usada com o transmissor não deve ser operada em conjunto com nenhuma outra antena ou transmissor", pois tive a visita do "amigo" fiscal nesta semana e segundo ele, quando tem essa frase, nao se pode usar o equipamento com nenhuma outra antena a que nao seja a que vem acompanhando ele. Já, eu entendo que a antena que vem acompanhando o aparelho, nao pode ser usada em outro aparelho u em conjunto com outra antena.
    Abraços.

  8. #8
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    [QUOTE=Quality123;267717]Caro Sérgio, se puder me ajudar em alguns casos especificos, fico-lhe grato.
    É o seguinte:
    Posso usar as seguintes placas PCI para montar um AP Mikrotik continuar dentro das normas?[/quote/
    Citação Postado originalmente por Quality123 Ver Post
    D-Link DWl-G520+
    Esse ai não funciona no MT. Se não me engano mesmo que funcionasse não poderia pois no certificado menciona a antena.

    A DWL-G520 (sem o mais) é homologada, mas vem no certificado a menção sobre a antena incorporada com ganho de 1.8 dbi. Então sem chance.

    Citação Postado originalmente por Quality123 Ver Post
    D-Link DWL-AG530
    Essa pode, pois não mencionam antena no certificado, apenas as restrições da Res.365 e normas sobre EIRP máxima.

    Citação Postado originalmente por Quality123 Ver Post
    D-Link DWL-G510
    Mesmo caso da AG-530

    Citação Postado originalmente por Quality123 Ver Post
    GREATEK WL-2454G (esta é uma Samsung SWL-2400 apenas com outra marca, mas tb homologada com o certificado No 0741-07-3852 e chipset Atheros)
    Abraços.
    Essa não conheço, preciso ver o certificado.

  9. #9
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Quality123 Ver Post
    Outra duvida, Sérgio.
    O que a Anatel quer dizer com esta frase no certificado de homologação "A antena usada com o transmissor não deve ser operada em conjunto com nenhuma outra antena ou transmissor", pois tive a visita do "amigo" fiscal nesta semana e segundo ele, quando tem essa frase, nao se pode usar o equipamento com nenhuma outra antena a que nao seja a que vem acompanhando ele. Já, eu entendo que a antena que vem acompanhando o aparelho, nao pode ser usada em outro aparelho u em conjunto com outra antena.
    Abraços.
    Existem fiscais e fiscais.... e alguns estão ficando bem sabidos, estudando bastante, outros não...

    Essa frase quer dizer exatamente o que está dizendo: a antena utilizada com o equipamento não pode ser usada em conjunto com outra antena ou transmissor. Lembra das SWL-3300 da Sansumg? Em uma época distante o pessoal usava as duas saidas para antenas, ex. uma direcional e uma omni. Trataram de colocar essa observação para evitarem isso. Outra coisa comum que acontece é o cidadão ligar um spliter/combiner e colocar mais de uma antena no mesmo transmissor, também não pode (mesmo que não exista nenhum homologado... o que não quer dizer que amanhã não terá, e assim eles já se antecepiram).

    Outra coisa interessante (por isso digo que eles andam estudando) é que existe pelo menos 1 combiner (da hyperlink) onde é possível ligar 2 transmissores em apenas 1 antena... já trataram de eliminar esse risco com essa pequena observação.

  10. #10

    Padrão

    ai...ai...tenho um repetidor funcionando legal com 2 G-120, um AP e outro cliente, com uma antena de grade Zirok e uma setorial aquario, tudo homologado. Então dancei!? Nem como cliente pode-se usar G-120 nem Edimax? e agora? Qual coloco no lugar dos Ap´s clientes? SWL-3300 com omni Ideal 15db, também não pode? No certificado do SWL-3300 não fala nada de antena incorporada. Dá uma dica ai gente! Fiquei preocupado com essa história!

  11. #11
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    ai...ai...tenho um repetidor funcionando legal com 2 G-120, um AP e outro cliente, com uma antena de grade Zirok e uma setorial aquario, tudo homologado. Então dancei!? Nem como cliente pode-se usar G-120 nem Edimax? e agora? Qual coloco no lugar dos Ap´s clientes? SWL-3300 com omni Ideal 15db, também não pode? No certificado do SWL-3300 não fala nada de antena incorporada. Dá uma dica ai gente! Fiquei preocupado com essa história!
    O G-120 vc confere lá no link que passei do certficado... froid.

    Como cliente também não pode, mas é raro fiscalização em clientes... massss...

    Edimax, lembro que haviam um ou uns modelo(s) homologados sem menção de antena; tem que verificar no SGCH no site da Anatel.

    SWL-3300, se for com o cartão original, 50mW (17 dbm) + antena Ideal 15 dbi pode, desde que não seja em cidades com população acima de 500k hab (se for acima de 500k hab, tem que registrar a estação).

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    O G-120 vc confere lá no link que passei do certficado... froid.

    Como cliente também não pode, mas é raro fiscalização em clientes... massss...

    Edimax, lembro que haviam um ou uns modelo(s) homologados sem menção de antena; tem que verificar no SGCH no site da Anatel.

    SWL-3300, se for com o cartão original, 50mW (17 dbm) + antena Ideal 15 dbi pode, desde que não seja em cidades com população acima de 500k hab (se for acima de 500k hab, tem que registrar a estação).
    ...Sergio, minha cidade não tem nem 200k hab. mais isso me isenta da SCM no caso de provedor? O SWL em questão está original sim.

    ...e ai, qual usaremos nos repetidores como cliente? Tem alguma sugestão?

  13. #13
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    ...Sergio, minha cidade não tem nem 200k hab. mais isso me isenta da SCM no caso de provedor? O SWL em questão está original sim.

    ...e ai, qual usaremos nos repetidores como cliente? Tem alguma sugestão?
    Uma coisa é não precisar cadastrar estação, caso seja cidade com menos de 500k hab, outra coisa é SCM. Pode ser uma cidade de 10 hab., se prestar SCM, precisa da licença.

    Não entendi, ou é repetidora ou é cliente?

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Uma coisa é não precisar cadastrar estação, caso seja cidade com menos de 500k hab, outra coisa é SCM. Pode ser uma cidade de 10 hab., se prestar SCM, precisa da licença.

    Não entendi, ou é repetidora ou é cliente?
    ...seguinte, tenho um repetidor com 2 AP G-120, mediante essa situação que estamos tratando, estou pensando tirar um o AP g-120, e colocar um um SWL-3300 que não tem restrição quanto a antena, mais são 2 ap´s um para receber o sinal e outro para transmitir, então pergunto, no caso do repetidor, este ap, que recebe o sinal, poderá ser substituído por algum modelo barato tipo o G-120, porem sem restrições de antena? Ou serei obrigado a utilizar dois SWL-3300 neste repetidor?

  15. #15

    Smile

    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    ...seguinte, tenho um repetidor com 2 AP G-120, mediante essa situação que estamos tratando, estou pensando tirar um o AP g-120, e colocar um um SWL-3300 que não tem restrição quanto a antena, mais são 2 ap´s um para receber o sinal e outro para transmitir, então pergunto, no caso do repetidor, este ap, que recebe o sinal, poderá ser substituído por algum modelo barato tipo o G-120, porem sem restrições de antena? Ou serei obrigado a utilizar dois SWL-3300 neste repetidor?
    Olá amigo, seguinte... SWL-3300 só faz p2p com SWL-3300, entao vai precisar de 3 SWL, um na base, e dois na repetidora, sendo um fazendo p2p com o da base e o outro como AP. Espero que seja isto sua idéia.

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Quality123 Ver Post
    Olá amigo, seguinte... SWL-3300 só faz p2p com SWL-3300, entao vai precisar de 3 SWL, um na base, e dois na repetidora, sendo um fazendo p2p com o da base e o outro como AP. Espero que seja isto sua idéia.
    ...é, verdade, mais eu queria usar um rádio mais barato de nesse p2p, e o swl, para atender os clientes desse repetidor, na realidade, como são poucos clientes nesse repetidor não estou usando p2p para ele, esse repetidor está pegando rede direto da antena principal, por isso pergunto por um rádio como cliente. Se o trafego aumentar, ai sim, eu iria separar um p2p para esse repetidor. Acho que coisa simples como G-120 serviria para esse repetidor, mais infelizmente esse rádios mais baratos estão com restrição de antena.

  17. #17

    Wink

    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    ...é, verdade, mais eu queria usar um rádio mais barato de nesse p2p, e o swl, para atender os clientes desse repetidor, na realidade, como são poucos clientes nesse repetidor não estou usando p2p para ele, esse repetidor está pegando rede direto da antena principal, por isso pergunto por um rádio como cliente. Se o trafego aumentar, ai sim, eu iria separar um p2p para esse repetidor. Acho que coisa simples como G-120 serviria para esse repetidor, mais infelizmente esse rádios mais baratos estão com restrição de antena.
    Agora entendi, amigo. Bemai sugiro ver oq tem disponivel em seus fornecedores e buscar no site da ANATEL quanto a homologações, meio penoso, mas nao vejo outra solução. A não ser que alguem já tenha esta informação e queira compartilhar conosco. Assim que descobrir algo, poste aqui que sempre tem mais gente na sua situação. Se conseguir algo, tb postarei.
    Abraços.

  18. #18

    Padrão

    Boa noite amigos, achei uma opção, pessoal até fala bem desse rádio, o SL-2611 CB3 PLUS (DELUXEXF200). permite antena de até 12,5 DBi.

  19. #19

    Cool

    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    Boa noite amigos, achei uma opção, pessoal até fala bem desse rádio, o SL-2611 CB3 PLUS (DELUXEXF200). permite antena de até 12,5 DBi.
    Legal, já dá para usar a anteninha setorial da Aquario de 12 dbi que é homologada, mas com pouco ganho em relação a uma grade de 25dbi da mesma marca. Seo o sinal onde va por o rádio é forte, ai blz....mas se está meio que no limite?... hummmmm... sei não.

  20. #20

    Padrão

    retire o g-120 e use qualquer outro radio sem a restrição da antena de 2dbi, swl3300 você pode usar ligada na omni sem problema não pode é ligar as 2 saidas use apenas uma saida.

    tem muitos equipamentos tem tem restrição o wla5000 da ovislink so pode usar antenas de 2 dbi, senao so por de 12,5 e por ai vai tem que sempre olha no certificado de homologação as restrições.

    Sempre mantenha na caixa hermetica os certificados de homologação devidamente impresso desde de CABO, APS E ANTENAS dentro de um saco plastic, para quando a anatel chegar apresente que todos os equipamentos possuia a certificação.