+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dá pra saber se alguém tá usando amp, só pelo sinal dele?

    Um concorrente meu instalou uma repetidora em um prédio a uns 400mt em linha reta daqui. prédio 3 andares, 15-20mt no máximo. Uma omni, não sei que marca, e provavelmente aps pequenos, um para receber o sinal da torre principal dele, e outro pra distribuir pros clientes. No começo, o sinal dele chegava muito ruim na maioria dos clientes da redondeza, sinal fraco, não sei o valor em dbm pq estou começando a verificar sinal pelo valor em dbm agora, sempre usava apenas a % de força do sinal. Mas algumas placas contam esse valor de forma diferente, então tenho que aprender a ler os valores direito.

    Voltando ao meu concorrente, depois de apontada a antena do cliente pra minha torre, o sinal do meu concorrente ficava em torno de 20% em determinada placa, nem suficiente pra fazer a conexão. Na mesma placa, meu sinal ficava em 70%. Meu sinal sempre sem ruido aparente.

    Recentemente fui em um cliente fazer uma visita, e constatei que meu sinal caiu moderadamente, foi pra um valor entre 42 e 47%, e a força do sinal desse meu concorrente foi pra incríveis 80%. Ao me conectar na rede dele, vejo que o sinal tem muito ruído, o medidor raramente mede menos de 75% de ruido. As vezes dá uma queda pra 16% e depois volta aos 75%. Essa queda no meu sinal, notei em alguns outros clientes. Usamos o mesmo canal nos nossos aps.

    Tem como eu ter ctz se ele realmente está usando amp, ou não? E caso esteja, quais as medidas que eu posso tomar pra diminuir a interferência em minha rede? Claro que pretendo conversar pessoalmente com ele em breve, pra conversar a respeito e resolver qualquer mal entendido, ele sempre trabalhou direito e eu o tenho em alta conta, mesmo não conhecendo-o pessoalmente. Mas queria fazer mais testes antes de qualquer tipo de conversa.

    abraço

  2. #2

    Padrão

    Amigo, não tenho muita experiência, mais me parece que no NetStumble, aparece a descrição " fake" quando o sinal está amplificado, acho que tem um tópico falando sobre isso. Quanto a seu sinal ter caido, recomendo também você verificar suas conexões de cabo coaxiais nas antenas, pode ter alguma oxidação ou mau contato. Posso dar um exemplo de meu rádio SWL-3300, soldei um cabo rg-58 diretamente no cartão e a cancelei o uso de pigtail. Tive um ganho considerável na potência. Meu sinal tinha caído e voltou melhor.

  3. #3

    Padrão

    eu descarto problemas com meus equipamentos porque a queda aconteceu em uma parte dos clientes. Mas outros continuaram recebendo um sinal muito bom. Principalmente os que estão mais distante da minha torre e dado meu concorrente. Como tenho 15mt de altura a mais que ele, o meu sinal chega muito melhor nesses clientes distantes. Se fosse problema de oxidação nos cabos da minha torre, todos os clientes iam sofrer, e se fosse oxidação no cliente, só aquele cliente ia sofrer do problema. E o cliente ia ter perda de sinal em relação a todas as rádios, e não o que está acontecendo; pegar meu sinal mais fraco, e o desse meu concorrente muito mais forte, 3 vezes mais do que era antes.

    Falando nisso, vc se refere a oxidação nos conectores, ou oxidação na parte interna do cabo?

    Vou subir uma desktop com mkt na minha torre, substituir o pequeno ap que tenho na torre (uso o mkt no chão, pra controle). Vou aproveitar pra trocar todos os cabos, por prevenção mesmo, não acredito que o problema seja esse não.

    Valeu a ajuda, vou testar o netstumble, pra ver se ele indica algo de diferente com a rede desse concorrente.

  4. #4
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Afirmar que uma rede usa amplificador simplismente pq está denominada por "FAKE" no Netstumbler é errado, uso placas g510 e agora g530 no Mikrotik e todas aparecem como "FAKE" no Netstumbler e não uso amplificador.
    Por favor pessoal, não vamos ficar dando palpite sem embasamento.
    Forte abraço!!

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcelomg Ver Post
    Afirmar que uma rede usa amplificador simplismente pq está denominada por "FAKE" no Netstumbler é errado, uso placas g510 e agora g530 no Mikrotik e todas aparecem como "FAKE" no Netstumbler e não uso amplificador.
    Por favor pessoal, não vamos ficar dando palpite sem embasamento.
    Forte abraço!!
    ...é, por isso mesmo disse que não tenho experiência, com essa questão do NetStumble, e sugeri uma pesquisa nos tópicos. Quanto a oxidação nos cabos, aconteceu comigo, por isso sugeri ao amigo verificar isso.

  6. #6

    Padrão

    Relamente essa questão do fake não pode ser usada como base, eu recomendo usar uma antena apontada para o POP com netstumble e ver o nivel de ruido, se tiver muito alto tem algo de errado eu descobrir um assim. o grafico vermelhão não enganava SNR de qualque placa conectada dava quase 100%

  7. #7

    Padrão

    ...acho que os amigos aqui do forum podem pegar mais leve com os comentários postados, quando mencionei sobre esse assunto, me basiei no tópico:

    https://under-linux.org/forums/wirel...ireless-2.html

    Nosso amigo "Pedro0278" relatou a experiência dele com essa questão, e deixou claro que não é regra geral.

    "Marcelomg", por favor tenha mais respeitos com o pessoal do forum, ninguém está dando palpites sem embasamento. Apenas acrescente seus comentários como fez o "Tux"

    Todos tem suas experiências, e devem ser respeitados.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tuxbrasil Ver Post
    Relamente essa questão do fake não pode ser usada como base, eu recomendo usar uma antena apontada para o POP com netstumble e ver o nivel de ruido, se tiver muito alto tem algo de errado eu descobrir um assim. o grafico vermelhão não enganava SNR de qualque placa conectada dava quase 100%
    O nível de ruído da rede dele está imenso. Partindo do presuposto que ele realmente está com um amp, o que eu posso fazer pra ter o mínimo de problemas possível com ele? Creio que mudar o canal do meu ap seja a primeira e principal providencia que pode ser tomada. Alguém pode sugerir algo mais? Comprar uma omni com polarização invertida está fora de cogitação no momento.

    Abraço

  9. #9

    Padrão

    Olá Josué.. tudo bem?

    Vamos lá... Quando citei o caso de amplificador e o haver com "fake" disse bem que não é regra geral e voce lembrou muito bem... (grato por isso)

    O que acontece é o seguinte: ALGUMAS VEZES (eu disse algumas) o netstumbler nao detecta a fonte emissora de sinal por alguns motivos dentre eles o uso do amplificador e "desconhecimento do chip do AP" por parte do netstumbler:

    Explico: Quando nos aqui no provedor colocamos Uns Ovslink sem o amplificador Hiperlink de 1w o netstumbler facilmente identifica a fonte de sinal e avisa que o radio é um oslink, ja com o amplificador aparece "fake", porém pode ocorrer a correta identificação do radio mesmo com amplificador.

    Isso ocorre em diversas marcas, (acho que muitos viram a figura postada no topico referido (fake pra lá e pra cá) porem não é um fator determinante na identificação de um amplificador.

    Porem como o Tux falou a principal caracteristica que denuncia um amplificador é o ruido, a parte vermelha que acompanha o grafico no netstumbler... sem contar que a poluicao do espectro fica evidente, pois sabemos que os canais interferem um no outro menos o 1, 6 e 11.

    Respondendo a pergunta, seu concorrente pode sim estar com amplificador e estar interferindo na sua antena e na atitude dele de querer melhora esta acabando com o sinal dele e o seu também.

    ms caso nao esteja, uma boa verificada na sua antena é fundamental.

    Agora se voce tiver sorte e ele estiver usando o canal 1, 6 ou 11 dá pra driblar.... explico, se ele usa o 6 vc bota seu AP no 11 ou 1....
    Última edição por Pedro0278; 26-07-2007 às 22:27.

  10. #10
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Olá colega Josue Guedes, desculpe se desrespeitei alguem, não foi a intenção, só quero elevar o conteudo do forum e realmente considero sua afirmação um palpite, mas é minha opinião e tambem merece respeito assim como respeito a sua.
    Vc se baseou em um palpite de um tópico né? então não teve embasamento.


    Citação Postado originalmente por Josue Guedes Ver Post
    ...acho que os amigos aqui do forum podem pegar mais leve com os comentários postados, quando mencionei sobre esse assunto, me basiei no tópico:

    https://under-linux.org/forums/wirel...ireless-2.html

    Nosso amigo "Pedro0278" relatou a experiência dele com essa questão, e deixou claro que não é regra geral.

    "Marcelomg", por favor tenha mais respeitos com o pessoal do forum, ninguém está dando palpites sem embasamento. Apenas acrescente seus comentários como fez o "Tux"

    Todos tem suas experiências, e devem ser respeitados.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Olá Josué.. tudo bem?

    Respondendo a pergunta, seu concorrente pode sim estar com amplificador e estar interferindo na sua antena e na atitude dele de querer melhora esta acabando com o sinal dele e o seu também.

    ms caso nao esteja, uma boa verificada na sua antena é fundamental.

    Agora se voce tiver sorte e ele estiver usando o canal 1, 6 ou 11 dá pra driblar.... explico, se ele usa o 6 vc bota seu AP no 11 ou 1....
    Ele está usando o mesmo canal que eu, que é o 6. vou fazer esse teste quando estiver em algum cliente, mudar pro 1 ou 11 e ver se o sinal volta a melhorar.