+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Link Wireless - Qual A Velocidade Maxima Afinal?

    Ola pessoal, como podem ver eu sou novo por aki...

    Bem, ta rolando uma discussão no provedor de intenet que trabalho.. qual a velocidade maxima suportada por um link entre duas torres, o maximo de trafego. Isso porque o nosso link pra internet já esta em 20mb e a absoluta maioria dos nossos clientes é por rádio... não tenho muito conhecimento sobre o assunto, mas há alguns q dizem q não ultrapassa 15mb outros q isso é muito...

    Bem há alguma maneira segura de testar essa velocidade, tipo algum software. Digamos que eu tenha que provar ao meu chefe a velocidade maxima suportada. Como fazer isso???

    Tentei monitorar com o MRTG, mas não sei que valores de capacidade maxima incluir, com isso nunca sabemos se os links estão no gargalo ou não, o unico que temos controle é o link de saida de fibra que a propria empresa prestadora do serviço disponibiliza um grafico online...

    Me ajudem........

    Grande Abraço a todos.

  2. #2
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    A velocidade (banda) depende do rádio. Tem rádios que chegam a 400 Mbits...

    Softwares tem o iperf, mas se quer saber mesmo coloque um host em cada rádio e faça os testes usando trasnferencia de arquivos de várias maneiras (ftp, ssh), download e upload de de cada vez e simultâneo.

    Só assim para saber.

    Se quer usar gráficos para monitorar, além do MRTG tem o Cacti e o RDDTOOLS.

  3. #3

  4. #4

    Padrão

    Se utiliza star-os ou mk nas torres, ambos os sistemas tem como medir o tx e rx entre os pops.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por birimba Ver Post