+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Por Favor Ajudem ... Tenho VÁrias DÚvidas E Problemas.

    Bem, vamos lá, como falei tenho várias dúvidas e muitos problemas, porém, como sou iniciante em serviços de provimento de acesso a internet, gostaria de respostas bem detalhadas e simples, pois não entendo nada de LINUX. Tenho um LINK ADSL de 4Mb da TELEMAR, um MODEM (Speedstream SS4200 - Roteado), não uso servidor, o servidor DHCP está por conta do MODEM, uso APs EDIMAX 7209 com AP Router NG 6.1 em modo AP ligado em uma OMINI que distribui a internet aos cliente Wireless entre o modem e o AP tem um Switch Encore que dá acesso a alguns clientes via cabo. Atualmente tenho 40 clientes; a grande maioria wireless; com grande procura, porém, em vista dos problemas, estou represando a demanda, pois estou com medo de me queimar.

    Obs: Não faço autenticação dos clientes, nem bloqueio qualquer tipo de acesso deles nem de serviços e downloads.

    Dúvidas:

    1) Seria melhor ter um servidor e colocar o modem em modo bridge ?

    2) Mantendo a configuração de estrutura atual, qual melhor para fazer um controle eficiente de banda ?

    3) Como posso fazer para que os clientes não se enxergem ? Posso fazer isso no AP Router ?

    4) Com este link, quantos clientes posso ter, oferecendo um serviço de qualidade ?

    5) Como consigo limitar a velocidade de Download dos clientes, principalmente os P2P ?

    6) Existe algum software simples, em PORTUGUÊS, com interface Windows para controlar o trafego, banda, atenticar clientes e fixar o IP ao MAC dele ?

    7) Estou pensando em utilizar um Roteador com LB da DLINK DI-LB604 será que ajudaria a resolver meus problemas ? E com ele poderia colocar 2 LINKs de ADSL ?

    Problemas:

    1) Anteriormente eu tinha um LINK de 2Mb e um Modem Dlink 500g, após a troca, passei a ter travamentos constantes, mesmo colocando o modem Dlink, alguma dica para tal problema ? Por favor... nada que seja uma opção cara como CISCO que vi aqui no Fórum.

    2) Mesmo fazendo o controle de banda dos cliente por MAC que é permitido pelo AP Router estou tendo problemas de lentidão em certos horários e com isso, muita reclamação dos clientes. Na minha máquina que não tem controle de banda, em certos momentos não consigo navegar de forma alguma. Será que estou fazendo algo errado ? acho que sim. Como posso fazer para que os clientes tenham um bom download e uma navegação excelente com o que tenho hoje, afinal eles querem ver a máquina voar ao abrir páginas.

    3) Onde acho um MANUAL ou mesmo um TUTORIAL mais completo e detalhado de configuração do AP Router NG 6.1, com exemplos se possível ?


    Por hora, vou ficando por aqui, desde já, agradeço aos amigos que ajudarem.

    abraço a todos.

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por MELLOJR Ver Post
    Bem, vamos lá, como falei tenho várias dúvidas e muitos problemas, porém, como sou iniciante em serviços de provimento de acesso a internet, gostaria de respostas bem detalhadas e simples, pois não entendo nada de LINUX. Tenho um LINK ADSL de 4Mb da TELEMAR, um MODEM (Speedstream SS4200 - Roteado), não uso servidor, o servidor DHCP está por conta do MODEM, uso APs EDIMAX 7209 com AP Router NG 6.1 em modo AP ligado em uma OMINI que distribui a internet aos cliente Wireless entre o modem e o AP tem um Switch Encore que dá acesso a alguns clientes via cabo. Atualmente tenho 40 clientes; a grande maioria wireless; com grande procura, porém, em vista dos problemas, estou represando a demanda, pois estou com medo de me queimar.

    Obs: Não faço autenticação dos clientes, nem bloqueio qualquer tipo de acesso deles nem de serviços e downloads.

    Dúvidas:

    1) Seria melhor ter um servidor e colocar o modem em modo bridge ?

    2) Mantendo a configuração de estrutura atual, qual melhor para fazer um controle eficiente de banda ?


    3) Como posso fazer para que os clientes não se enxergem ? Posso fazer isso no AP Router ?l


    4) Com este link, quantos clientes posso ter, oferecendo um serviço de qualidade ?

    5) Como consigo limitar a velocidade de Download dos clientes, principalmente os P2P ?

    6) Existe algum software simples, em PORTUGUÊS, com interface Windows para controlar o trafego, banda, atenticar clientes e fixar o IP ao MAC dele ?

    7) Estou pensando em utilizar um Roteador com LB da DLINK DI-LB604 será que ajudaria a resolver meus problemas ? E com ele poderia colocar 2 LINKs de ADSL ?

    Problemas:

    1) Anteriormente eu tinha um LINK de 2Mb e um Modem Dlink 500g, após a troca, passei a ter travamentos constantes, mesmo colocando o modem Dlink, alguma dica para tal problema ? Por favor... nada que seja uma opção cara como CISCO que vi aqui no Fórum.


    2) Mesmo fazendo o controle de banda dos cliente por MAC que é permitido pelo

    3) Onde acho um MANUAL ou mesmo um TUTORIAL mais completo e detalhado de configuração do AP Router NG 6.1, com exemplos se possível ?


    Por hora, vou ficando por aqui, desde já, agradeço aos amigos que ajudarem.

    abraço a todos.


    1
    Sem dúvidas vc, ja precisa de um servidor recomendaria colocar o MODEM como router e deixar o servidor ser cliente do ROUTER.


    2
    Esse controle de banda dever ser feito no servidor, a única coisa que ia mudar sera que seus clientes antes do modem passaria por seu servidor primeiro, sofrendo o controle de banda, P2P, limite de seções e por ai vai.

    3
    Que da pra fazer até que dá, mas vc iria precisar criar sub-redes com mascara /30
    e em seguida aplicar as regras de iptables na cadeia FORWARD, bloquear as portas NETBIOS, mas é melhor colocar o servidor mesmo porque aplicando essas regras você ja começa gerar mais processamento no seu rádio.
    Obs ( Processamento alto + rádio de baixa qualidade + Aquecimento = TRAVAMENTO )

    4
    Nem sei como ta conseguindo atender essa quantidade sem nenhum controle sobre eles, mas se colocar o servidor rodando um Webproxy, controle de banda, controle de P2P, limite de seções da pra atender ai uns 100 clientes dependendo do perfil de cada um.

    5
    Através do Servidor, isso fica muito simples!!


    6
    Mikrotik da pra fazer isso tudo e muito mais, aqui no fórum tem um Wiki do amigo
    Catv ( David ) tem tudo que vc precisa e muito mais

    7
    No Mikrotik você coloca 2 3 4 links adsl's tranquilamente e faz o balanceamento de acordo com suas necessidades.



    1
    Esse lance de Modem travando é um lance meio relativo, mas aconselho a deixa-lo fazendo a autenticação e o servidor atras dele como cliente, tem gente que odeia assim, mas dessa forma eu nunca tive problemas.

    2
    AP Router estou tendo problemas de lentidão em certos horários e com isso, muita reclamação dos clientes. Na minha máquina que não tem controle de banda, em certos momentos não consigo navegar de forma alguma. Será que estou fazendo algo errado ? acho que sim. Como posso fazer para que os clientes tenham um bom download e uma navegação excelente com o que tenho hoje, afinal eles querem ver a máquina voar ao abrir páginas.

    Você ja esta sofrendo esses problemas por conta da atual estrutura, para resolver mesmo coloque o servidor com Mikrotik, faça o controle de banda, Webproxy, limite de seções, controle de P2P e pronto ta resolvido seu problema.


    3
    Esse ai na própria pagina deles creio que você encontra, mas coloque o MIKROTIK que tera seus problemas resolvidos de uma vez por todas.