Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão 4 aps e 4 setoriais, os mesmos canais?

    Olá pessoal, td blz? Estou com uma duvida, preciso de uma ajuda, usando um MK e na saida da placa de rede colocar un switch e nesse switch 4 APs e uma setorial em cada AP em bridge, aí vem a duvida, coloco eles no mesmo canal visto q provem da mesma rede ou teriam q ser canais diferentes? Valeu....

  2. #2

    Padrão

    Cara eu n tenho experiencia pratica ainda naum com setoriais mais pelo que li vc usa os canais 1 e 11 e canais iguais para as antenas ue fiquem de costas uma pra outra ...

    11
    |
    1-o-1
    |
    11

    sacow meu desenho???

    qq coisa fala comigo ae no msn

    montei um mikrotik pra botar na torre mais como minha torre é telescopica naum aguentou o peso .. vou ter que colocar 4 radios zinwell por enquanto naum construo um torre treliçada autoportante ... vo fazer uma igual a do tuxbrasil =)

    ueria saber uma coisa tbm ...4 radios trabalhando mto perto um do outro naum vaum gerar interferencia entre si naum??? porque no meu caso eu desmontei os radios e coloquei soh as placas dos mesmo pra economisar o maximo de espaço e melhorar a ventilação ...

  3. #3

    Padrão

    pelo que sei vc precisara colocar canais diferentes pq nao depende do teu mk e sim dos radios que vao emitir o sinal, entao tente colocar uma diferença de 3 canais entre eles, por exemplo canal 1, 4 , 7 ou dependendo se vc nao tiver muitas redes proximas as suas coloca 1, 6, 11 seria o ideal

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por michel11br Ver Post
    Cara eu n tenho experiencia pratica ainda naum com setoriais mais pelo que li vc usa os canais 1 e 11 e canais iguais para as antenas ue fiquem de costas uma pra outra ...

    11
    |
    1-o-1
    |
    11

    sacow meu desenho???

    qq coisa fala comigo ae no msn

    montei um mikrotik pra botar na torre mais como minha torre é telescopica naum aguentou o peso .. vou ter que colocar 4 radios zinwell por enquanto naum construo um torre treliçada autoportante ... vo fazer uma igual a do tuxbrasil =)

    ueria saber uma coisa tbm ...4 radios trabalhando mto perto um do outro naum vaum gerar interferencia entre si naum??? porque no meu caso eu desmontei os radios e coloquei soh as placas dos mesmo pra economisar o maximo de espaço e melhorar a ventilação ...

    mesmo que vc coloque uma antena de costas pra outra seria interessante que fosse com canais diferentes, e quanto aos radios acredito nao nao dem interferencia pois esles precisam esta com canais diferentes e e bom tb colocar as fontes em outra caixa um pouco mais afastadas pra nao gerar campo magnetico

  5. #5

    Padrão

    uso da seguinte forma canal 1, 6, 9, 11 roda bem sem problemas, minha antenas estão a 50cm de costas para outra, são 4 hyperlink de 14dbi horizontal

  6. #6

    Padrão

    além dos canais, de acordo com as especificações da hyperlink, as setoriais devem ficar a uma distância de, pelo menos, 1 metro de distancia uma da outra...

  7. #7
    fabiopira
    Visitante

    Lightbulb

    a melhor maneira esta citada acima, uma em cada canal, apenas se vc tivesse um grande problema de canais saturados na sua região ai sim, no caso de um predio colocaria todas na parede da caixa d'agua escondidas, umas das outras, em uma torre não seria legal, ou nem funcionaria devido a proximidade.

  8. #8
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Eu tenho 4 setoriais TSM de 15 dbi, 90 graus, usando os canais 1 e 11, as de costas usando o mesmo canal e funcionando perfeitamente. Segundo a fábrica, as antenas devem ficar a 1,2m de distância entre elas, e as tenho com 80 cm de distância.

  9. #9

    Padrão

    isso dos canais tem essa opção ou 2 canais tipo 1 e 11 ou 1,6,9,11 ou usando outro um canal intermediario entre o 1 e o 6, mais o grande problema desse tipo de array sofre muito com os pop concorrente proximo usando os canais proximo ai pode cair a qualidade um pouco desse tipo de setup mais é a melhor opção é usa setup com setoriais e 4 interfaces wireless para balancear a carga e abertura de sinal que fica exelente.

  10. #10
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tuxbrasil Ver Post
    isso dos canais tem essa opção ou 2 canais tipo 1 e 11 ou 1,6,9,11 ou usando outro um canal intermediario entre o 1 e o 6, mais o grande problema desse tipo de array sofre muito com os pop concorrente proximo usando os canais proximo ai pode cair a qualidade um pouco desse tipo de setup mais é a melhor opção é usa setup com setoriais e 4 interfaces wireless para balancear a carga e abertura de sinal que fica exelente.
    Provavelmente por não ter concorrentes na cidade aqui não tenho problemas. Tenho 2 pops meus mesmos próximos, nesse que citei usar os canais 1 e 11 em 4 antenas de 90 graus, e outro com 3 antenas de 120 graus, neste segundo pop eu uso 1 canal pra cada antena sim, mas essas antenas são de 9 dbi, comprei com potencia menor justamente pra não interferir no outro, que é o principal da cidade.

  11. #11

    Padrão

    foi uma boa opção eu faria o maximo, eu vou esta construindo outra torre para ser minha central e criação de outro pop para tirar um pouco da cargar do principal e provavel que uso antenas dessa forma que você fez, vi aqui no forum que tem 2 modelos de 120 homologados mais procurei pelo certificado e não achei, caso tenha algum eu vou da inicio ao uso desse tipo de antena pois ficaria bom em alguns setups meus.

    abraço

    abraço

  12. #12

    Padrão

    vi muita gente comentando sobre distância de uma antena pra outra, tipo 80 cm, 1 metro, nas fotos no site da hyperlink estão todas juntas, tem algum problema? Pois penso em colocar juntas.....

  13. #13
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por faieppi Ver Post
    vi muita gente comentando sobre distância de uma antena pra outra, tipo 80 cm, 1 metro, nas fotos no site da hyperlink estão todas juntas, tem algum problema? Pois penso em colocar juntas.....
    Eu tinha essa mesma dúvida que vc, mas nessa foto segundo o pessoal aqui do fórum mesmo existe apenas 1 rádio emitindo sinal e 1 divisor de potência, por isso nesse array q aparece no site da Hyperlink estão todas juntas.

    Eu liguei pra fábrica da TSM, e o engenheiro de lá me disse que precisaria de 1 metro a 1,20 metro de distância entre cada antena, mas aqui uso com 80 cm de distância e não estou tendo problemas,

  14. #14
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tuxbrasil Ver Post
    foi uma boa opção eu faria o maximo, eu vou esta construindo outra torre para ser minha central e criação de outro pop para tirar um pouco da cargar do principal e provavel que uso antenas dessa forma que você fez, vi aqui no forum que tem 2 modelos de 120 homologados mais procurei pelo certificado e não achei, caso tenha algum eu vou da inicio ao uso desse tipo de antena pois ficaria bom em alguns setups meus.

    abraço

    abraço
    Vc diz o Certificado das TSM ou das Ideal? Se for TSM, posso tentar conseguir pra vc...

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por xandemartini Ver Post
    Eu tinha essa mesma dúvida que vc, mas nessa foto segundo o pessoal aqui do fórum mesmo existe apenas 1 rádio emitindo sinal e 1 divisor de potência, por isso nesse array q aparece no site da Hyperlink estão todas juntas.

    Eu liguei pra fábrica da TSM, e o engenheiro de lá me disse que precisaria de 1 metro a 1,20 metro de distância entre cada antena, mas aqui uso com 80 cm de distância e não estou tendo problemas,
    bem q se repararmos nas torres de celular, é realmente uma distante da outra...

  16. #16
    fabiopira
    Visitante

    Padrão

    Eu tenho 4 setoriais TSM de 15 dbi, 90 graus, usando os canais 1 e 11, as de costas usando o mesmo canal e funcionando perfeitamente. Segundo a fábrica, as antenas devem ficar a 1,2m de distância entre elas, e as tenho com 80 cm de distância.
    __________________

    depende muito da antena, eu ja vi painel setorial gritar mais que omni(considerando frente e costa) apesar de ser de 90 graus, se for uma antena com uma relação frente costas boa da para fazer e fica bom.

  17. #17

    Padrão

    queria o da TSM e da IDEAL os 2 mesmo nunca encontrei de nenhuma de 120 homologada

  18. #18
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tuxbrasil Ver Post
    queria o da TSM e da IDEAL os 2 mesmo nunca encontrei de nenhuma de 120 homologada
    Nro de homologação da TSM: 0201051537

  19. #19

  20. #20
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tuxbrasil Ver Post
    tem link do site da anatel?
    Eu tentei copiar o link, mas aquele site lá é todo esquisito e não consegui... da uma olhada no modelo da antena no site da TSM e pega o numero e digita lá no site da anatel, que foi dessa forma que eu consegui.