+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Sip x NAT

    Pessoal,

    Forneço serviços de Voip para meus clientes wireless, e estes possuem IP Inválido, ou seja, sofrem NAT para chegarem ao meu servidor Asterisk. O problema é que todos eles chegam com o mesmo IP do gateway deles, e eu acho que é por isso que em grande parte das vezes, não consigo realizar chamadas entre os clientes sip, ou seja, os ramais nem sempre estão disponíveis, mas tenho certeza de que estão ligados...

    O SIP é tão problemático assim com NAT??? Existe alguma solução para isso??? Para que serve exatamente um STUN Server???

    [] a todos...

  2. #2

    Padrão

    Não pensou em mudar tua rede, deixando toda ela em bridge?

    Colocando cada grupo de clientes (ou empresa) em uma sub-rede diferente, mas sem fazer NAT no cliente?

  3. #3

    Padrão

    tem um modulo para kernel/iptables que pode ajudar

    iptables_nat_sip

    recompile o kernel com suporte a ele.. e o carrege

  4. #4

    Talking Recompilação

    Olá folks!
    Passo pelo mesmo problema...estou em fase de implementação de VoIP numa provedora de um amigo... o problema é que nós 02 estamos aprendendo linux meio que na marra e com muita ajuda do pessoal do under-linux, pois a pessoa responsável pela parte técnica simplesmente sumiu do mapa!
    DEsta forma, tenho 02 perguntas:
    1) Como fazer esta recompilação?
    2) Como "montar" / detectar placas sem fio, pois nosso asterisk (trixbox 1.2.3) só reconhece a placa ethernet e o loopback?

    Grato