+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Thumbs up O caminho para a legalização

    Olá!

    Meu nome é Mauro, sou novo por aqui, fiz hoje meu cadastro e essa é minha primeira mensagem.

    Tenho a intenção de abrir um provedor de acesso via rádio, tive lendo o regulamento SCM da Anatel, gostaria de saber das experiências dos colegas que já trilharam esse árduo caminho. Também seria bom saber, qual é a opinião dos participantes, sobre o futuro dos pequenos provedores frente a entrada no mercado das grandes operadoras de telecom, com a liberação de faixas licitadas para operação WiMAX?

    Obrigado pela atenção de todos.

  2. #2

    Padrão

    O caminho para SCM vai depender o tamanho do seu provedor mais caso você queira tomar uma proporção de uns 5 pontos de distribuição acho que já é bom pensar em SCM sua, primeiramente deve se buscar um engenheiro para ficar a frente do projeto e do resto da papelada, a Anatel vai fazer algumas requisições de documentação e você precisa mandar para eles, esse processo demora em torno de 180 dias mais pode demorar mais, se você pesquisar aqui no forum vai ver que tem muitas informações sobre SCM.
    Em relação as operadoras e WIMAX acho que ainda não é uma realidade muito proxima, poderia ser com alguma outra tecnologia de radio usando a estrutura que ja tem de torres e dos backbone mais de qualquer forma tem campo sim, pois tem varios locais que existe ADSL e tem provedores wireless e cabo fazendo muitas instalações, não sei se vale a pena prover para apenas uma região por causa do poder dos outros que tem para te cobrir e você acabar ficando preso a um local podendo chegar um concorrente e te falir, então acho que tem campo para provedores que quer tomar um tamanho bom, com um infrestutura de qualidade e prestando serviço de exelente qualidade o retorno dos clientes vai surgir.

  3. #3

    Padrão

    OI Mauro, tudo bem? Seja benvindo!

    Náo sei se devemos nos preocupar tanto com as grandes teles. Aqui na minha cidade (Campinas/SP) concorro com o Speedy(ADSL) e Virtua (Cabo). Algumas vezes me liga alguem onde nao tenho sinal e eu indico: "Olha, procura o pessoal da Speedy ou do virtua, pois em seu bairro nao temos sinal". Ja cansei (cansei mesmo!) de ouvir: "Nem pensar, o atendimento deles é horrivel e um amigo meu que é cliente seu falou muito bem".

    A conclusao que tirei aqui é que tenho condicoes de dar um atendimento muito melhor que as teles! Aqui mesmo concorro diretamente com eles, pois minha área de atuação é no centro da cidade! Nao perdemos clientes para speedy e virtua de jeito nenhum!

    No mais, acho que voce deve se preocupar em comprar sempre equipamentos homologados e nao cair no conto do amplificador! Amplificador somente piora o seu prorio sinal e a ANATEL cai de pau!

    Se voce estiver interessado em se legalizar mas sem ter que gastar 12mil reais para ter sua propria SCM pode comecar com um parceria. Eu faco isso, veja a minha assinatura!

    Nao se intimide com as TELES! Tem muito espaco no mercado ainda. Nos EUA os provedores regionais ainda existem e nao estao nem perto de perder seus clientes para AT&T, etc...

    Abraco!
    Fabricio

  4. #4

    Padrão

    Obrigado pela resposta Fabricio, estarei entrando em contato para maiores detalhes em breve.