+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão LU e Mare 400 IV (fonte de alimentação)

    Recentemente postei aqui no forum o meu início de trabalho com o LU, e diga-se de passagem ainda estou tentando fazê-lo funcionar. Consegui o enlace que é o mais dificil de 80 km com 3 mb mas o danado de horas em horas da uma parada geral por algum tempo e volta novamente a operar, confesso que fiquei frustado com isso mas estou indo a luta.

    Comprei um mare 400 da dinamica com routerborad 533 com 4 cartões de 400mw que instalei no meu ponto de acesso central em subestituição a um ap 200 neste monto estava usando apenas 2 cartões de 400mw tudo funcionava perfeito até a inclusão de mais 2 cartões que causou o caos.

    Quando coloquei os dois cartões adicionais o bicho funcionou, depois que setei as configurações dos cartões em 23 db ele simplesmente desligou e não quiz ligar mais, peguei a placa desci retorei os cartões e liguei e funcionou.

    Passei hgoras até chegar a seguinte conclusão:

    So a placa consome 4W te pontência cada cartão de 400mw em pesquisa no site do fabricante exige um consumo de 16,5W para trabalhar a 400mw (28 db). Façamos as contas:

    4w Consumo da PLaca
    16,5W consumo de cada cartão, multiplicado por 4 (16,5 x 4 = 66w)

    somados me dão uma potência exigida de 70w para trabalhar no aperto.

    A fonte que veio foi de 48v de 0,5 A

    OBS: como calcular a potencia da fonte?
    Pegasse a tensão (48v) e multiplica-se pela corrente (0,5A)
    48x0,5 = 24W (acreditem onde eu comprei me mandaram com essa fonte)
    Na fonte diz que temos tensão de saída nominal de 12 a 48v, se estiver funcionando isso o teste acima esta ok, pois no multimetro oq me dá na saída é 12v, tendo em vista o circuito inteligente e tals, deixa isso pra lá), o importante é que mesmo operando a 48v ela só dá um pouco mais do que a 1/3 parte que preciso de corrente.

    Sem saca, os caras que vendem esses equipamento estão com a cabeça não sei onde para fazer uma coisa dessas, só não desiti de tudo pq sou teimoso pacas.

    Voltando a solução do MARE.

    Então como não tinha a potência necessária fui atraz de fontes de 12v com 6A de corrente para distribuir pelo menos 1,5 para cada crtão e a sobra ficar para que o equipamento trabalhe mais conformtavelmente.

    Porque de 12v no site da routerboard encontrei que a recomendação seria 12v pq o equipamento trabalha melhor com essa tensão, sem riscos de sobrecarga.

    No final de tudo eu encontrei uma fonte de 22v de 3A que me dá 66W e a estou usando, não esta como eu quero mais esta dando pra aguentar até a fonte que mandei fazer ficar pronta.

    Um detalhe que não mencionei é que vc pode configurar essas placas para trabalharem com duas faixas de tensões

    48v (25 a 60 DC) e 12v (6 a 22 DC), no meu caso eu setei os dois jumper que controlam isso de forma correta e estou em 12v e posso usar fontes de 6v a 22DC, sendo que preferi usar 12v e no modelo da placa a recomendação é de usar no mínimo 11v e melhor 12v

    FONTE IDEAL PARA O MARE NITRO 4 c/ 4 cartoes de 400mw é uma fonte de 12v 6A que vai deixar o cara com seu processamento beleza.

    Inclusive uma coisa que não mencionei é o fato de que segundo consta no manual, uma corrente menor do que a mínima tira os recursos de processamento da routerboard. se sua router board esta com problemas de lentidão de processamento, demora muito tempo para vc logar nela, baixe a potência do cartão para 16db (como medida paleativa), vá atraz de uma vonte de 12v e multiplique 1,5A pelo numero de cartões que vc usa, que seu problema vai ficar resolvido.

    Inlclusive problemas de ping altos por conta disso. Antes aqui com ack de 90 tinha pings de 800ms em média sem tráfego e sem firewall, agora meus pings estão em média de 5ms e nas horas e pico em 50 a 80ms.

    Acreditem a fonte e alimentação é o que mais importa para o bom funcionamento do equipamento.

    Quem puder indicar um local que venda fontes de 12v de 6A ou mais que a mesma seja compacta ajude-nos.

    Sobre o LU, vou atacar o problema usando o mesmo princípio e volto aqui, com o resultado.

  2. #2

    Padrão

    o ideal é usar fonte chaveada, as fontes comuns (trafo) cai muito a tensao de saida quando aumenta o consumo... ja as fontes chaveadas (eletronicas) elas mantem a tensao de saida sempre com a mesma voltagem... sem falar que esquentam menos, sao menores e o rendimento eh melhor..

    eu usei aqui umas fontes usadas em PLC, nao recordo a marca, ela é de 12v 4A, custou 70 reais ...
    ela tem um parafuso plastico onde voce regula a tensao de saida.. acho que ela funciona de 9v a 18v com 4A ...

  3. #3

    Padrão

    as fontes de computador são chaveadas né? será que teria como saber como faz para sair 12v DC dela de forma a alimentar um LU desses?

  4. #4

    Padrão

    sim pega o s fios pretos como negativo e os amarelo como positvio que sai 12 volts, tem ate um esquema que o pessoal da eletronica faz, que é tirando umas pecinhas, transformar ela só em 12 volts, uma vez eu achei quando estava procurando um jeito para ligar o modulo de som de carro na energia, da uns 10 amperes,

  5. #5

    Padrão

    a fonte do pc.. sai +5 e +12 ..

    o esquema do cabo eh assim:

    https://under-linux.org/forums/attac...1&d=1186407374

    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         plug_fonte.jpg
Visualizações:	1412
Tamanho: 	36,5 KB
ID:      	1006  

  6. #6

    Padrão

    CRAM - Clube dos Radioamadores de Americana

    da 13.8 volts diz o projeto, e uns 20 amperes, acho que vai te suprir as nescessidades

  7. #7

    Padrão

    Bom pessoal,

    Como disse a vcs qe faria, eu fiz, deu certo e o rádio esta trabalhando com toda sua potência confortavelmente.

    Usei uma fonte ATX de PC normal de 450w.

    O que eu fiz.

    Peguei o fio verde e o preto e emendei para que a fonte ligue independente de pc, depois peguei o fio amarelo e preto que sai para o conector 12v e emendei o chicote do conector e liguei na placa router board.

    A placa ligou deu bip e funcionou legalzinho como o esperado, sem problemas.... ficou muito bom mesmo, medi a amperagem do cabo e deu enre 5 e 7 A, acredito que seja pq o rádio esta puxando.

  8. #8

    Padrão

    um radio desse nao puxa 7Ah nao... 7Ah sao quase 700 watts...

    aqui tambem montei um radio com fonte de pc.. usei uma fonte de um computador antigo de 300watts .. ficou mto bom !!

    o bom eh que da pra ligar todos os aparelhos em uma fonte so

  9. #9

    Padrão

    bem a conta é simples

    tensão (volts) x corrente (amperagem) = potencia (watts)

    só se a matemática estive errada eu também estou pq nas minhas contas

    70w / 12v = 5,8 A

  10. #10

    Padrão

    assim:

    3.3v * 800ma (0.8 ah) = 2.64 watts CADA mini-pci (os de 400mw devem consumir algo em torno de 1.2ah)

    a placa mae.. (routerboard/wrap) deve consumir algo em torno de 1ah ... (12v)..

  11. #11

    Padrão

    Bem não é que diz a manual do usuário lá diz 16,5 para cada cartão, podendo chegar a 24w então realmente é oq eu disse, vc se baseaou em q para chegar nesses valores de corrente?

  12. #12

  13. #13

    Padrão

    Pensei que o amperímetro que usei estivesse funcionando, quando o coloquei para rodar com os equipamentos ligados.

  14. #14

    Padrão

    Citação Postado originalmente por mauriciodelima Ver Post
    bem a conta é simples

    tensão (volts) x corrente (amperagem) = potencia (watts)

    só se a matemática estive errada eu também estou pq nas minhas contas

    70w / 12v = 5,8 A
    Sua conta esta correta!

  15. #15

    Padrão Melhor Fonte para MARE 400

    Testei várias fontes: estabilizados e retificadas.

    A melhor conlusão que cheguei:

    A que conseguiu melhor desempenho desde o manusei sem faiscamento de tensão, sem choque e com menor risco para se trabalhar no alto da torre, são as fontes para rádio amador:

    a) Fontes retificadas que acompanham o mesmo (22v x 2A = 44w) são uma verdadeira porcarria, na verdade uma vergonha para a accon-tech comercializar um produto com pot~enci de saída wireless nominal de 400 mw mas que consegue operar com quatro cartões com essas fontes no máximo em 18 db. com folga, sem quedas. Quando se utiliza ip estático isso não é percebido, mas quando utilizamoa pppoe, é um transtorno sem limite.


    b) Fontes de computador precisam de pequenas alterações para fornecerem uma corrente constante acima de 12v com um amperagem de 18A, dá pra fazer e funciona com perfeição, desde que, volto a repetir, sejam alteradas.

    c) A melhor fonte que apresentou o melhor resultado, com or cartões operando em 400mw, sem quedas de pppoe, sem picos de lentidão e com o processamento folgado. (cheguei a colocar 320 clientes no pppoe 80 em cada cartão e o bicho respondeu legal, sem queda nem travamento. foi uma fonte de rádio amador de 13,8 x 10A da yamahha, essa fonte me custos 226,00 aqui no Pará, e simplesmente é a melhor fonte que testei até agora.

    Vou continuar os meus testes com o MAre agora vou para a temperatura dos cartões e a melhor forma de refrigerar os cartões.