+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Conexão Cabo Ethernet

    Olá pessoal,

    Gostaria de fazer uma pergunta a vocês ...
    Tenho dois clientes ... um que fica a 30 metros do meu equipamento (Vizinho) e um outro que por causa de um morro que tem em frente não tem visada, mas dentro do terreno dele mesmo tem. Como a uns 40 metros da casa dele.

    A minha pergunta é a seguinte ... No 1º caso estava pensando em puxar um cabo Cat5 do meu equipamento e conectar no meu vizinho e no segundo caso ele teria um poste onde instalariamos o kit dele com um radio e puxariamos um cabo de rede Cat5 até a casa dele ... Então a minha dúvida é se alguém tem algum cliente assim e se expor um cabo de rede Cat5 ao sol, chuva, etc ... é seguro e se não dá problemas ...

    Grato,

    P.S: Caso alguém tenha uma sugestão melhor ... Agradeço

  2. #2
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcelocbf Ver Post
    Olá pessoal,

    Gostaria de fazer uma pergunta a vocês ...
    Tenho dois clientes ... um que fica a 30 metros do meu equipamento (Vizinho) e um outro que por causa de um morro que tem em frente não tem visada, mas dentro do terreno dele mesmo tem. Como a uns 40 metros da casa dele.

    A minha pergunta é a seguinte ... No 1º caso estava pensando em puxar um cabo Cat5 do meu equipamento e conectar no meu vizinho e no segundo caso ele teria um poste onde instalariamos o kit dele com um radio e puxariamos um cabo de rede Cat5 até a casa dele ... Então a minha dúvida é se alguém tem algum cliente assim e se expor um cabo de rede Cat5 ao sol, chuva, etc ... é seguro e se não dá problemas ...

    Grato,

    P.S: Caso alguém tenha uma sugestão melhor ... Agradeço
    Pode puxar cabo até 100 metros sim, sem se preocupar com exposição. Tenho cabos instalados há mais de 3 anos, sem nenhum tipo de problema.

  3. #3

    Padrão

    Aqui vai uma dica...

    tente conseguir com alguns caras da companhia telefonica uns esticadores, pra colocar porque evita do cabo roçar no poste e comer a parte protetora do cabo...

    Os cabos vao drar muitos anos se vc evitar passa-los diretamente em esquinas e partes de concretoe materiais cortantes.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    Aqui vai uma dica...

    tente conseguir com alguns caras da companhia telefonica uns esticadores, pra colocar porque evita do cabo roçar no poste e comer a parte protetora do cabo...

    Os cabos vao drar muitos anos se vc evitar passa-los diretamente em esquinas e partes de concretoe materiais cortantes.
    Beleza Pedro ...
    Não tenho em mente direito o que seria um esticador ... mas valeu pela dica ... Vou procurar com os meus chegados aqui ...

    Valeu,

  5. #5

    Padrão

    Tenho um cabo atravessando um rua aqui, eu usei um cabo que tem uma capa grossa, e blindagem interna, não confio em expor esse cabo de rede comun (azul), acho que esse que tem essa capa preta é para toda vida! Você pode comprá-lo na Datatri: ::.:: DATATRI ::.::

  6. #6

    Padrão

    Eu uso e não tenho problemas com proteção do cabo.
    Ainda antes de montar o provedor, fiz a rede de uma prefeitura e coloquei o cabo dentro de uma dessas mangueiras pretas, usadas na construção civil, para interligar os prédios. São mais de 100 metros de cabo e nunca incomodou, mas os switchs são 3Com nas duas extremidades...

  7. #7

    Padrão

    A cor nao importa muito porque o encapamento é feito do mesmo material.

    Esticador é aquela peça de plástico que o pessoal da companhia telefônica usa pra prender o fio de telefone entre um poste e outro.

    Citação Postado originalmente por antoni Ver Post
    Eu uso e não tenho problemas com proteção do cabo.
    Ainda antes de montar o provedor, fiz a rede de uma prefeitura e coloquei o cabo dentro de uma dessas mangueiras pretas, usadas na construção civil, para interligar os prédios.
    Quando voce tiver necessidade de expandir sua rede pela cidade toda e e os malditos caminhoes passando de um lado pra outro e pegar nos fios ai é que entra o esticador... ele impedira que o caminha saia arrastando tudo do seu provedor ate a casa do cliente evitando que a CPU saia pela janela hauhauhauhauhau...

    O esticador é uma proteção.
    Última edição por Pedro0278; 08-08-2007 às 21:16.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Pedro0278 Ver Post
    A cor nao importa muito porque o encapamento é feito do mesmo material.

    Esticador é aquela peça de plástico que o pessoal da companhia telefônica usa pra prender o fio de telefone entre um poste e outro.



    Quando voce tiver necessidade de expandir sua rede pela cidade toda e e os malditos caminhoes passando de um lado pra outro e pegar nos fios ai é que entra o esticador... ele impedira que o caminha saia arrastando tudo do seu provedor ate a casa do cliente evitando que a CPU saia pela janela hauhauhauhauhau...

    O esticador é uma proteção.
    Vou te contar uma história (real, ocorrida na minha cidade), a respeito do esticador e você vai entender o porque não acho muito bom usar:

    Certa vez, um caminhao passou em frente ao banco do estado (banrisul) e enroscou num cabo telefico da brasil telecom. Devido ao esticador, o cabo não se rompeu e acabou por derrubar parte da cobertura da agência sobre uma pessoa que transitava pela calçada naquele momento.
    Resultado: a pessoa teve traumatismo craniano e trauma na coluna, passou mais de tres meses internada e a brasil telecom teve que arcar com todas as despesas e até hoje paga pensao para a vítima. Esse acidente ocorreu há mais de 2 anos e não há data fixada ainda para suspender o pagamento da pensao, embora a pessoa já tenha retomado suas atividades normais.

    Você já imaginou se isso ocorre com algum de nós (que somos bem menores que uma brt da vida...)?

  9. #9

    Padrão

    Isso foi um acaso do destino cara...

    Se nao fossemos usar carros somente porque acontecem acidentes andariamos a pé... e sao milhoes deles pelo país. Aqui na bahia a Oi (ex telemar) usa por toda sua cobertuda (que inclui o nordeste e parte do sudeste) e isso nunca aconteceu em mais de 3.000 cidades...

    Acho que traz mas beneficios doque prejuizos.

    Aqui mesmo em minha cidade usamos os caminhoes passam quebram os fios mas nao levam nada porque eles impedem e nenhum azarento tomou uma porrada dessas.

  10. #10

    Padrão

    Nesse caso da prefeitura, o cabo passa apenas por dentro do pátio, não tem perigo.

    Realmente é um acaso o que ocorreu, mas...

    Eu normalmente, quando uso cabo, uso distancias curtas e evito atravessar cabos de um lado p/ o outro da rua. Geralmente, colocamos poucas pessoas via cabo, somente onde não é possível colocar antena mesmo.