+ Responder ao Tópico



  1. #1
    odairhenr
    Visitante

    Post Slackware + squid = contrl de banda

    tudo bem com os amigos da comunidade, espero que sim...

    Bem eu gostaria de saber se algum amigo pode me passar um artigo ow tutorial que me ajude instalar o Slackware (estou aberto a opnioes sobre versoes) e configura-lo para servidor de proxy (squid) e firewall, neste servidor vai ser servido por uma conexão ADSL da telefonica com o IP Fixo na velocidade de 4Mb de Download e 600Kb de upload (velocidades alcançavies... não nominais), e vai servir uma rede com 10 micros, onde controle do uso de msn será permitido em algumas maquinas, e tambem servindo 3 linhas de VOIP acessadas atraves de ATA's um linkys PAP2 e uma outra q nao me recordo agora. Bem entao o servidor terá uma entrada de net e duas saidas para duas diferentes redes uma dos micros e a outras para as ATA's, gostaria de controlar a banda tanto para uma rede como para a outra para "travar" uma certa quantidade de banda para o uso do VOIP.

    Agradeço se alguem puder me passar algum material, lembrando que como faz um tempinho que eu nao mexo com linux estou meio enferrujado nos comando basicos .....

    Um abraço...

    Henrique

  2. #2
    odairhenr
    Visitante

    Unhappy

    pessoal eu to precisando disso urgente... agradeço se alguem puder me ajudar...

  3. #3

    Padrão

    Cara, muita coisa para configurar hein! Recomendo você ler tutoriais na net e postar sua dúvidas de forma mais específicas, a medida que elas forem aparecendo.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por odairhenr Ver Post
    tudo bem com os amigos da comunidade, espero que sim...

    Bem eu gostaria de saber se algum amigo pode me passar um artigo ow tutorial que me ajude instalar o Slackware (estou aberto a opnioes sobre versoes) e configura-lo para servidor de proxy (squid) e firewall, neste servidor vai ser servido por uma conexão ADSL da telefonica com o IP Fixo na velocidade de 4Mb de Download e 600Kb de upload (velocidades alcançavies... não nominais), e vai servir uma rede com 10 micros, onde controle do uso de msn será permitido em algumas maquinas, e tambem servindo 3 linhas de VOIP acessadas atraves de ATA's um linkys PAP2 e uma outra q nao me recordo agora. Bem entao o servidor terá uma entrada de net e duas saidas para duas diferentes redes uma dos micros e a outras para as ATA's, gostaria de controlar a banda tanto para uma rede como para a outra para "travar" uma certa quantidade de banda para o uso do VOIP.

    Agradeço se alguem puder me passar algum material, lembrando que como faz um tempinho que eu nao mexo com linux estou meio enferrujado nos comando basicos .....

    Um abraço...

    Henrique
    oi amigo, vc ta afim de receitas de bolo neh,, =]

    vivaolinux tem muitas,,
    fuça por, iptables/l7, squid, cbq, asterisk,,

  5. #5

    Padrão

    Cara, eu uso aqui o IpCOP, tudo que prescisei fazer nele eu consegui fazer, já fiz experiência com o Mandriva e Mikrotik, devo mudar para Mikrotik agora, mais continuarei usando o IpCop, no cache, pois ele é simples e eficiente. No Mandriva tudo que prescisei fazer também deu certo, mais é mais demorado o serviço. Para inicio você pode usar o IpCop, e implementar um controle de banda com HTB, uso ele assim hoje e estou satisfeito, a máquina está rodando a 1 ano nunca desligou, só reinicia aos domingos e de vez enquando limpo o cache, utilizo hardaware Intel e fonte Seventeam. Procure por tutoriais do IPCop você encontrará vários, assim também de como implementar o HTB.

  6. #6

    Padrão

    vc tem afinidade com o slack? se não começa instalando conhecendo a distro depois vai implementando os pacotes um a um devagazinho para não complicar sua vida, da uma olhada nesse tuto ele é bem esplicado:
    Slackware-Brasil
    e a medida que for aparecendo as duvidas vai postando.