+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão OpenLDAP ou AD? Qual usar?

    Bom dia a todos.. Tenho uma rede atualmente somente com servidores Linux (samba, postfix/imap e firewall/proxy) e as estações de trabalho sendo Win XP. Mas tá difícil administrar esses servidores, pois, por exemplo, para criar um usuario, deve-se criar o mesmo usuario em todas as maquinas e para administraçao isso é horrivel. Então gostaria de fazer uma base unificada onde todos serviços buscaria informações dos usuarios.

    Porém tenho pesquisado sobre o OpenLDAP e também visto a opinião dos usuarios aqui no forum, e tenho percebido que é um sistema bastante complexo e nada facil de ser configurado. Então eu pergunto, já que as estações são win xp, não é preferivel colocar um Active Directory da Microsoft?? Pensando pelo lado de facilitar a administraçao dos servidores..


    Obrigado.

  2. #2

    Padrão

    a pergunta é: quer pagar quanto???

    realmente o ldap é sinistro! coisa para lpi2.. a maioria da galera só usa o samba mesmo, com contas reais..

    já o ad da microsoft é pago.. se você tiver a grana e quiser implementar é com você

    abraços

  3. #3

    Padrão

    hehehe.. É verdade..
    Vou pensar melhor nessa soluçao.. Porque OpenLDAP é muito punk. Talvez o preço do AD compense..

    Mas a proposito.. Porque nunca fizeram alguma coisa para facilitar o OpenLDAP?

    E só mais uma coisa que eu sempre tive duvida? Apenas o OpenLDAP, ele é um servidor de dominio, ou apenas tem um dominio quando instala o samba como PDC??


    Obrigado novamente.

  4. #4

    Padrão

    ldap é um serviço de diretorio.. o dominio é configurado no samba! existe um portal de openldap brasileiro.. só procurar no google

    existe também uma administração via web, mas eu nunca instalei..

    sobre a "facilitação", costumo dizer que se os desenvolvedores fossem pagos para desenvolver em linux, as coisas seriam bem diferentes.. as distros contam em sua maioria com voluntários.. fica dificil né?

    abraços

  5. #5

    Padrão

    Isso é verdade, tenho de concordar com vc, se fossem pagos com certeza as coisas seriam melhores.
    Mas nem posso reclamar, pq os caras sao mto fodas.. Mandam muito bem.

    Mas então posso concluir que apenas o OpenLDAP NÃO substitui o AD, uma vez que o AD é tambem um servidor de dominio, certo?

  6. #6

    Padrão

    bom.. ta faltando um pouco de teoria amizade! eu também não entendo muito bem de M$

    mas posso dizer com certeza que AD precisa de um dominio, pois ele fica em cima de um DNS! DNS é a palavra chave em servidores M$..

    o ldap serve a base de dados para o dominio configurado no samba.. mas ldap é um serviço de diretórios.. e não é um banco de dados!

    no site do ldap tem muitos ebooks gratuitos.. tudo o que eu estudei foi lá

    abraços