+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Problemas com rotas no mikrotik.

    Olá amigos...

    Estou passando pela seguinte situação, tenho um servidor mikrotik recebendo a net e uma interface e distribuindo em outra interface. O que acontece é o seguinte, ligado nesse mikrotik tenho um server linux com proxy nat e firewall rodando. Como o linux esta ligado no mikrotik, pq o mikrotik é o gateway dele, preciso saber tudo que acontece na rede, tipo se um cliente abaixo de server linux usar p2p ele acusar no mikrotik. Cheguei ate tentar fazer uma rota aqui, consigo pingar nas maquinas atras do linux, mais quando olho em connections ou torch, ele me apresenta um unico ip. o ip do linux e não dos clientes atras dele..

    Se alguem souber oq pode ser eu agradeço muito.

    A rota que fiz foi:
    #
    / ip route
    add dst-address=192.168.50.0/24 gateway=192.168.10.2 scope=255 target-scope=10 \
    comment="" disabled=no

    o ip 192.168.10.2 é a wan do linux, e o range 192.168.50.0/24 é a faixa de ips que os clientes pegam.

  2. #2

    Padrão

    Provavelmente seu servidor linux esteja fazendo nat... remova a regra de nat.

    Atenciosamente.

    Fabricio Chicon Pereira da Silva
    Técnico em Redes
    Porto Alegre, RS – Brasil
    Fone : 51-3361 5038
    Cel : 51-8158 9913
    [email protected]
    Bem-vindo a FreeNetworks Soluções em Informática Ltda.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por kmsilencer Ver Post
    Provavelmente seu servidor linux esteja fazendo nat... remova a regra de nat.

    Atenciosamente.

    Fabricio Chicon Pereira da Silva
    Técnico em Redes
    Porto Alegre, RS – Brasil
    Fone : 51-3361 5038
    Cel : 51-8158 9913
    [email protected]
    Bem-vindo a FreeNetworks Soluções em Informática Ltda.
    Valew amigo pela resposta.

    Quer dizer então que eu não consigo comunicação caso existe nat? Mesmo que eu tenha feito as rotas no outro? Existe algum outra forma de comunicação que eu não precise desabilitar o nat para funcionar??

  4. #4

    Padrão

    Faça o nat no mikrotik que pelo que entendi é o seu gw principal... ai vc conseguira ver o trafego de todos os ips da rede no mikrotik e nao somente o linux como acontece.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por kmsilencer Ver Post
    Faça o nat no mikrotik que pelo que entendi é o seu gw principal... ai vc conseguira ver o trafego de todos os ips da rede no mikrotik e nao somente o linux como acontece.
    O Mk, esta fazendo nat e o linux tambem, e esta acontecendo isso. Vou ter que desabilitar o nat no linux ou nao precisa??

  6. #6

    Padrão

    Sim enquanto vc nao desabilitar o nat no linux nao ira conseguir visualizar o trafego das estações atras dele no mikrotik.

    Utilize aquela rota que vc mencionou no mikrotik .

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por kmsilencer Ver Post
    Sim enquanto vc nao desabilitar o nat no linux nao ira conseguir visualizar o trafego das estações atras dele no mikrotik.

    Utilize aquela rota que vc mencionou no mikrotik .
    Certo Amigo..

    Valew pelos esclarecimentos,, agora tenho uma questão para vcs e aos demais amigos, sou um pouco leigo nessa parte de rotas, mais seria o seguinte, tenho um roteador cisco recebendo meus links, nele tenho configurado uma rota assim ip route 192.168.3.0 255.255.255.0 200.165.74.125 o ip 200.165.74.125 seria meu mk por exemplo e o range 192.168.3.0/24 seria a rede que os clientes vão pegar do mk que estão sendo nateadas, e de dentro do meu cisco eu pingo perfeitamente e acesso ip tipo 192.168.3.5. Uma questão cabulosa ehehhe, pois nesse caso meu mk ta fazendo nat e eu to consiguindo chegar a um ip atras dele...