Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mikrotik + Freeradius + Mysql + Hotspot ( Casando MAC/IP/Login/Senha )

    Ola pessoal... acabei de montar meu sistema utilizando mikrotik + freeradius + mysql + hotspot... como tive um pouco de dificuldade para faze-lo funcionar e tive que procurar em varios forums gringos... venho aqui compartilhar com a galera passo a passo o que foi feito para funcionar nesse esquema.


    Lembrando que o freeradius voce vai instalar em uma maquina separada... ja que nao se pode instalar e nem vem instalado o radius no mikrotik.

    Primeiramente faça download do Freeradius

    wget ftp://ftp.freeradius.org/pub/radius/...s-1.1.7.tar.gz

    Vamos agora compilar o freeradius.

    ./configure --prefix=/usr/local/radius --with-rlm-mysql-lib-dir=/usr/local/lib/mysql --with-rlm-mysqlinclude-dir=/usr/local/include/mysql --enable-ltdl-install

    make
    make install

    Freeradius esta instalado no /usr/local/radius

    Agora vamos configurar o banco de dados...
    Esteja certo que seu mysqld esteja instalado e rodando.

    para adicionar a base de dados do radius no seu mysql faca o seguinte:

    mysql -u root -p

    vai pedir a senha ... vc loga no mysql..

    agora vamos criar o banco:

    CREATE DATABASE radius;

    apos digite exit para sair do mysql.

    agora vamos importar a base de dados do mysql para seu banco chamado radius:
    mysql -u root -p radius < /usr/local/radius/share/doc/freeradius/examples/mysql.sql

    Com isso suas tabelas vao ser criadas... agora vamos criar um usuario:

    primeiro vamos alimentar a tabela radcheck nessa tabela vai ficar o nome do usuario e a senha de autenticacao do radius:

    mysql -u root -p

    use radius;

    INSERT INTO radcheck (UserName, Attribute, Value) VALUES ("fulano", "Password", "senha");

    Valores opcionais... esses sao para quem querem checar tambem pelo radius... o IP do cliente e o MAC... assim casando IP - Mac - Login - Senha:

    INSERT INTO radcheck (UserName, Attribute, Value) VALUES ("fulano", "Calling-Station-ID", "00:11:22:33:44:55");
    INSERT INTO radcheck (UserName, Attribute, Value) VALUES ("fulano", "Framed-IP-Address", "192.168.0.20");

    Pronto... agora vamos inserir atributos no radreply... na maneira que configurei meu radius... resolvi nao usar os grupos do radius... e sim do proprio mikrotik... a frente voces vao entender.

    INSERT INTO radreply (UserName, Attribute, Value) VALUES ("fulano", "Mikrotik-Group", "128k");

    Pronto... terminarmos de cadastrar um cliente no radius.... o valor 128k equivale ao grupo que vamos criar no mikrotik daqui a pouco.

    Muito Importante:

    É necessario que vc coloque na lista de dictionarys do radius o dictionary do mikrotik faça o download do dictionary do mikrotik:

    cd /usr/local/radius/share/freeradius
    wget http://www.mikrotik.com/Documentatio...onary.mikrotik
    vi dictionary

    Apos a ultima entrada de Include adicione esse novo include.
    $INCLUDE dictionary.mikrotik

    entre na pasta de configuracoes do freeradius
    cd /usr/local/radius/etc/raddb

    Agora vamos editar os arquivos de configuracao:

    edite o arquivo clients.conf

    adicione duas entrada uma com o ip do mikrotik... e outra com ip da sua maquina... voce vai entender na hora que chegar a configuracao dos realms.

    Exemplo:

    client 200.200.200.200 {
    secret = (senha que vc escolher para acesso do mikrotik)
    shortname = mikrotik
    nastype = other
    }

    client 200.200.200.1 {
    secret = (senha que vc escolher para acesso do proxy (realm))
    shortname = radius
    nastype = other
    }

    agora vamos editar o radiusd.conf

    na parte authorize ficam ativas as opcoes:
    preprocess, chap, mschap, suffix, eap, sql

    na parte preacct ficam ativas as opcoes:
    preprocess, acct_unique, suffix

    na parte accounting ficam ativas as opcoes:
    detail, unix, sql, radutmp

    na parte session ficam ativas as opcoes:
    radutmp, sql

    na parte post-auth ficam ativas as opcoes:
    sql

    pronto... terminamos de editar o radiusd.conf

    Agora vamos configurar o seu realm... que seria o que vem depois da @ no login do cliente... tendo em vista que muitos provedores utilizam o login do cliente igual o do email para seguirem um padrao.

    edite o arquivo proxy.conf

    e adicione uma entrada no final assim:

    realm seudominio.com.br {
    type = radius
    authhost = 200.200.200.1 ( ip da maquina aonde vc esta instalando o freeradius)
    accthost = 200.200.200.1 ( ip da maquina aonde vc esta instalando o freeradius)
    secret = senha ( senha que vc colocou no seu clients.conf )
    }


    Pronto seu servidor radius ja esta todo configurado agora... vamos rodar ele em modo debug.... pra ver se ocorre algum erro e caso nao ocorra na inicializacao.... podemos ver se o usuario esta autenticando.


    Vamos configurar agora o mikrotik.

    Voce vai criar um hotspot como qualquer outro.... tem varios posts no forum ensinando como criar certinho nao vou entrar em detalhes aqui....

    Va em IP - Hotspot
    Na Aba Servers Clique em Profile

    de 2 clicks no profile que seu servidor hotspot esta utilizando.

    Clique na aba Radius
    ative a opcao Use Radius
    e deixe ativa a opcao accounting e mude de wireless para ethernet.

    agora... no menu principal clique em Radius
    clique no sinal de + e adicione um radius.

    Em Service deixe somente ativo o hotspot
    Em Address coloque o ip do seu servidor radius
    Em Secret Coloque a senha que voce configurou para acesso do ip do seu mikrotik
    Em Realm Coloque seu dominio... que vc utilizou no proxy.conf

    Agora... vamos criar os grupos do hotspot

    IP - Hotspot - Users
    clique em Profiles
    adicione um novo profile ( grupo )
    preencha assim:
    Name: 128k
    Shared Users: 1
    Rate Limit: 128k/128k

    pronto.... seu grupo esta criado... com banda de 128k

    uma ideia nessa parte eh vc tb criar grupos para aviso de debito .... vc coloca uyma banda tipo 64... e ativa a opcao advertise. nao vou explicar sobre o advertise porque voces podem encontrar muita coisa no forum

    aqui tenho um grupo para o aviso.. e outro para o bloqueio... no de bloqueio coloco a banda dele ativo o session timeout ai o mikrotik fica derrubando ele... da a mensagem de corte do advertise e apos derruba o cliente.



    Pronto.... Seu mikrotik esta prontinho para autenticar por radius... com controle de mac / ip / login / senha e de quebra... voce pode controlar tudooo por banco de dados.

    Amigos... esse é o primeiro tutorial que escrevo... caso tenha esquecido algo por favor me perdoem.... se estiver algo errado por favor espero que tenham paciencia e possam me corrigir.

    Agradeco a todos do forum... pois muito aprendi por aqui e quero agora compartilhar minhas aventurar com voces.

    Abracos.
    Glauber Mattar

  2. #2

    Padrão

    cara muito bom teu manual, isso e bom para o crescimento do forum, estou tentando tb fazer essas configuracoes aki no meu, e nao estou conseguindo, mim adciona pra trocarmos ideia [email protected].

  3. #3

  4. #4

    Padrão pppo-server

    e amigo, eu gostaria de fazer com servidor radius, mais utilizando pppoe-server no lugar do hotspot, tem como fazer simplesmente amarrando mac+ip? sem pppoe-server e sem hotspot?

  5. #5

    Padrão

    ola amigo...

    Acredito que funcione pasra pppoe... basta vc mudar a opcao de radius para pppoe e utilizar os grupos do radius

    Abracos.
    Glauber Mattar

  6. #6

    Padrão

    ae Glauber muito bom o tutorial tah de parabens...

    abraços

  7. #7

    Padrão

    Obrigado Clecio.

    Abraco.
    Glauber Mattar

  8. #8

    Padrão

    Apenas complementando quem quiser ao inves de crias os grupos no mk, e fazer isso direto no mysql com o freeradius basta inserir estes dados no banco de dados do freeradius

    Cria um grupo com velocidade de 128kbps de download e upload, e não permite login simultaneo
    ### Inserir Grupo
    INSERT INTO radgroupreply (GroupName, Attribute, Op, Value) VALUES ("128", "Mikrotik-Rate-Limit", ":=", "128k/128k");
    INSERT INTO radgroupcheck (GroupName, Attribute, Op, Value) VALUES ("128", "Simultaneous-Use", ":=", "1");

    Cria um usuário, define a senha o IP, e o MAC
    ### Inserir Usuário
    INSERT INTO radcheck (UserName, Attribute, Op, Value) VALUES ("fulano", "Password", ":=", "123");
    INSERT INTO radcheck (UserName, Attribute, Value) VALUES ("fulano", "Calling-Station-ID", "00:11:22:33:44:55");
    INSERT INTO radcheck (UserName, Attribute, Value) VALUES ("fulano", "Framed-IP-Address", "192.168.0.4");

    Define o grupo no qual o usuário pertence
    ### Inserir Usuário em um Grupo
    INSERT INTO usergroup (UserName, GroupName) VALUES ("fulano", "128");

    Cria um grupo onde vc pode bloquear o usuário e definir de quanto em quanto tempo ele ira receber uma mensagem de aviso, e sua banda fica travada em 64kbps, para usar este grupo deve se alterar o grupo ao qual o usuário pertence
    ### Inserir Grupo para Usuários Bloqueados
    INSERT INTO radgroupreply (GroupName, Attribute, Op, Value) VALUES ("Bloqueados", "Mikrotik-Rate-Limit", ":=", "64k/64k");
    INSERT INTO radgroupcheck (GroupName, Attribute, Op, Value) VALUES ("Bloqueados", "Simultaneous-Use", ":=", "1");
    INSERT INTO radgroupreply (GroupName, Attribute, Op, Value) VALUES ("Bloqueados", "Mikrotik-Advertise-URL", ":=", "http://www.seusite.com.br/aviso.html");
    INSERT INTO radgroupreply (GroupName, Attribute, Op, Value) VALUES ("Bloqueados", "Mikrotik-Advertise-Interval", ":=", "00:10:00");

    Removendo o usuário fulano e adicionando ele no grupo Bloqueados
    ### Apagar Usuário de um Grupo
    DELETE FROM usergroup WHERE UserName = 'fulano';
    INSERT INTO usergroup (UserName, GroupName) VALUES ("fulano", "Bloqueados");

    Criar grupo com brust
    Cria um grupo com velocidade de 128kbps de download e upload e burst de 256kbps, e não permite login simultaneo
    ### Inserir Grupo
    INSERT INTO radgroupreply (GroupName, Attribute, Op, Value) VALUES ("128burst", "Mikrotik-Rate-Limit", ":=", "128k/128k 256k/256k 200k/200k 180/180");
    INSERT INTO radgroupcheck (GroupName, Attribute, Op, Value) VALUES ("128burst", "Simultaneous-Use", ":=", "1");

    Ae quem tive mais dica posta ae, ou quem tive as moral coloca esse otimo post no wiki

    Abraços
    Última edição por cleciorodrigo; 27-08-2007 às 22:06.

  9. #9
    danielmenezes
    Visitante

    Padrão

    pessoal .. tive problemas nessa implantaçao, na verdade, a implantaçao foi um pouco diferente ...

    configurei o mk para servidor de pppoe, amarrei ip ao mac e fiz o web-proxy.
    porem, minhas conexoes ppp nao passam pelo web-proxy, elas vao direto .. soh consigo q elas passem por ele qndo configuro manualmente ... alguem ja passou por isso???

    outra coisa, levantei o servidor radius em um gentoo, nao passo a passo como esta aqui, porem configurei posteriormente para q ficasse igual.
    agora as duvidas .... no mk, coloco na aba secrets o cadastro do cliente somente com o q vem antes do @.... (fulano) ou completo com @.....(fulano@sesdas...) e como sei q ta funcionando??

  10. #10

    Padrão Erro de autenticação

    Configurei aqui com pppoe e está dando este erro no log do radius

    Info: rlm_sql (sql): No matching entry in the database for request from user [ze]

  11. #11

    Padrão ñ sei msm

    oi, sou muito leigo nesse assunto
    queria saber onde eu vou compilar o freeradius, se preciso baixar mais algum programas fora o freeradios q vc disponibilizou...já estou cm uma máquina cm o mikrotik instalado e outra com o win.xp msm, tenho q instalar algum outro sistema?
    esse freeradius é instalado no windows??
    é um ambiente?
    me ajuda por favor!
    desde já agradeco
    =)

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por edsonrocha88 Ver Post
    oi, sou muito leigo nesse assunto
    queria saber onde eu vou compilar o freeradius, se preciso baixar mais algum programas fora o freeradios q vc disponibilizou...já estou cm uma máquina cm o mikrotik instalado e outra com o win.xp msm, tenho q instalar algum outro sistema?
    esse freeradius é instalado no windows??
    é um ambiente?
    me ajuda por favor!
    desde já agradeco
    =)
    Linux: Freeradius - servidor radius eficiente e completo [Artigo]

    Divirta-se!

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por edsonrocha88 Ver Post
    oi, sou muito leigo nesse assunto
    queria saber onde eu vou compilar o freeradius, se preciso baixar mais algum programas fora o freeradios q vc disponibilizou...já estou cm uma máquina cm o mikrotik instalado e outra com o win.xp msm, tenho q instalar algum outro sistema?
    esse freeradius é instalado no windows??
    é um ambiente?
    me ajuda por favor!
    desde já agradeco
    =)
    Ola amigo... vc vai instalar o Freeradius no linux na distribuicao que vc achar melhor... eu particularmente gosto do CentOS www.centos.org - The Community ENTerprise Operating System - ele é uma versao free do red hat enterprise

    Abracos.
    Glauber Mattar

  14. #14

    Padrão

    amigos, vamos fazer um wiki com isso, muito bom esse material.

  15. #15

    Padrão

    tentei rodar em modo debug
    deu erro

    root@servidor:/usr/sbin# freeradius -x
    Starting - reading configuration files ...
    Errors reading dictionary: dict_init: No ATTRIBUTE "Wireless-Enc-Algo" defined for VALUE "104-bit-WEP"
    Errors reading radiusd.conf

  16. #16

    Padrão problema no dictionary

    Ola amigo... isso ai é porque vc precisa comentar algumas linhas no dictionary.mikrotik sao umas 3 linhas....

    Abracos.
    AirKing

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jhonnyp Ver Post
    amigos, vamos fazer um wiki com isso, muito bom esse material.
    podem ficar a vontaqde pra colocar no wiki.... falta um artigo assim no wiki da underlinux..

    Abracos.
    AirKing

  18. #18

    Padrão radius não autentica pppoe

    Ae galera, instalei meu servidor radius,(estou usando pppoe-server) porem não esta autenticando, eu n sei mais o que faço para funcionar, eu executo ele em modo debug, e inicia blz, mais quando vou conectar da erro. Olhe:

    rad_recv: Access-Request packet from host 192.168.10.1:42948, id=84, length=258
    Service-Type = Framed-User
    Framed-Protocol = PPP
    NAS-Port = 120
    NAS-Port-Type = Ethernet
    User-Name = "[email protected]"
    Calling-Station-Id = "00:19:21:8D:66:FC"
    Called-Station-Id = "PPPoE-WinXP"
    NAS-Port-Id = "Local"
    MS-CHAP-Domain = "netexpress.com.br"
    MS-CHAP-Challenge = 0xc74ceaf7d0b2c5514ce2a0d191e1833b
    MS-CHAP2-Response = 0x01003ef5ea2cc2dd9309fc2d1edad45c3b14000000000000 0000c6cb688188e9e7c15379f1958dd1afb27abcb866208f5c df
    NAS-Identifier = "Eletron Luz"
    NAS-IP-Address = 192.168.10.1
    Mikrotik-Realm = "netexpress.com.br"
    Processing the authorize section of radiusd.conf
    modcall: entering group authorize for request 0
    modcall[authorize]: module "preprocess" returns ok for request 0
    modcall[authorize]: module "chap" returns noop for request 0
    rlm_mschap: Found MS-CHAP attributes. Setting 'Auth-Type = mschap'
    modcall[authorize]: module "mschap" returns ok for request 0
    rlm_realm: Looking up realm "netexpress.com.br" for User-Name = "[email protected]"
    rlm_realm: Found realm "netexpress.com.br"
    rlm_realm: Adding Stripped-User-Name = "iure"
    rlm_realm: Proxying request from user iure to realm netexpress.com.br
    rlm_realm: Adding Realm = "netexpress.com.br"
    rlm_realm: Preparing to proxy authentication request to realm "netexpress.com.br"
    modcall[authorize]: module "suffix" returns updated for request 0
    radius_xlat: '[email protected]'
    rlm_sql (sql): sql_set_user escaped user --> '[email protected]'
    radius_xlat: 'SELECT id, UserName, Attribute, Value, op FROM radcheck WHERE Username = '[email protected]' ORDER BY id'
    rlm_sql (sql): Reserving sql socket id: 4
    rlm_sql (sql): User [email protected] not found in radcheck
    radius_xlat: 'SELECT radgroupcheck.id,radgroupcheck.GroupName,radgroupc heck.Attribute,radgroupcheck.Value,radgroupcheck.o p FROM radgroupcheck,usergroup WHERE usergroup.Username = '[email protected]' AND usergroup.GroupName = radgroupcheck.GroupName ORDER BY radgroupcheck.id'
    radius_xlat: 'SELECT radgroupreply.id,radgroupreply.GroupName,radgroupr eply.Attribute,radgroupreply.Value,radgroupreply.o p FROM radgroupreply,usergroup WHERE usergroup.Username = '[email protected]' AND usergroup.GroupName = radgroupreply.GroupName ORDER BY radgroupreply.id'
    rlm_sql (sql): User [email protected] not found in radgroupcheck
    rlm_sql (sql): Released sql socket id: 4
    rlm_sql (sql): User not found
    modcall[authorize]: module "sql" returns notfound for request 0
    modcall: leaving group authorize (returns updated) for request 0
    Sending Access-Request of id 0 to 192.168.10.5 port 1812
    Service-Type = Framed-User
    Framed-Protocol = PPP
    NAS-Port = 120
    NAS-Port-Type = Ethernet
    User-Name = "iure"
    Calling-Station-Id = "00:19:21:8D:66:FC"
    Called-Station-Id = "PPPoE-WinXP"
    NAS-Port-Id = "Local"
    MS-CHAP-Domain = "netexpress.com.br"
    MS-CHAP-Challenge = 0xc74ceaf7d0b2c5514ce2a0d191e1833b
    MS-CHAP2-Response = 0x01003ef5ea2cc2dd9309fc2d1edad45c3b14000000000000 0000c6cb688188e9e7c15379f1958dd1afb27abcb866208f5c df
    NAS-Identifier = "Eletron Luz"
    NAS-IP-Address = 192.168.10.1
    Mikrotik-Realm = "netexpress.com.br"
    Proxy-State = 0x3834
    --- Walking the entire request list ---
    Waking up in 6 seconds...
    rad_recv: Access-Request packet from host 192.168.10.5:1814, id=0, length=244
    Service-Type = Framed-User
    Framed-Protocol = PPP
    NAS-Port = 120
    NAS-Port-Type = Ethernet
    User-Name = "iure"
    Calling-Station-Id = "00:19:21:8D:66:FC"
    Called-Station-Id = "PPPoE-WinXP"
    NAS-Port-Id = "Local"
    MS-CHAP-Domain = "netexpress.com.br"
    MS-CHAP-Challenge = 0xc74ceaf7d0b2c5514ce2a0d191e1833b
    MS-CHAP2-Response = 0x01003ef5ea2cc2dd9309fc2d1edad45c3b14000000000000 0000c6cb688188e9e7c15379f1958dd1afb27abcb866208f5c df
    NAS-Identifier = "Eletron Luz"
    NAS-IP-Address = 192.168.10.1
    Mikrotik-Realm = "netexpress.com.br"
    Proxy-State = 0x3834
    Processing the authorize section of radiusd.conf
    modcall: entering group authorize for request 1
    modcall[authorize]: module "preprocess" returns ok for request 1
    modcall[authorize]: module "chap" returns noop for request 1
    rlm_mschap: Found MS-CHAP attributes. Setting 'Auth-Type = mschap'
    modcall[authorize]: module "mschap" returns ok for request 1
    rlm_realm: No '@' in User-Name = "iure", looking up realm NULL
    rlm_realm: No such realm "NULL"
    modcall[authorize]: module "suffix" returns noop for request 1
    radius_xlat: 'iure'
    rlm_sql (sql): sql_set_user escaped user --> 'iure'
    radius_xlat: 'SELECT id, UserName, Attribute, Value, op FROM radcheck WHERE Username = 'iure' ORDER BY id'
    rlm_sql (sql): Reserving sql socket id: 3
    radius_xlat: 'SELECT radgroupcheck.id,radgroupcheck.GroupName,radgroupc heck.Attribute,radgroupcheck.Value,radgroupcheck.o p FROM radgroupcheck,usergroup WHERE usergroup.Username = 'iure' AND usergroup.GroupName = radgroupcheck.GroupName ORDER BY radgroupcheck.id'
    radius_xlat: 'SELECT id, UserName, Attribute, Value, op FROM radreply WHERE Username = 'iure' ORDER BY id'
    radius_xlat: 'SELECT radgroupreply.id,radgroupreply.GroupName,radgroupr eply.Attribute,radgroupreply.Value,radgroupreply.o p FROM radgroupreply,usergroup WHERE usergroup.Username = 'iure' AND usergroup.GroupName = radgroupreply.GroupName ORDER BY radgroupreply.id'
    rlm_sql (sql): Released sql socket id: 3
    rlm_sql (sql): No matching entry in the database for request from user [iure]
    modcall[authorize]: module "sql" returns notfound for request 1
    modcall: leaving group authorize (returns ok) for request 1
    rad_check_password: Found Auth-Type MS-CHAP
    auth: type "MS-CHAP"
    Processing the authenticate section of radiusd.conf
    modcall: entering group MS-CHAP for request 1
    rlm_mschap: No User-Password configured. Cannot create LM-Password.
    rlm_mschap: No User-Password configured. Cannot create NT-Password.
    rlm_mschap: Told to do MS-CHAPv2 for iure with NT-Password
    rlm_mschap: FAILED: No NT/LM-Password. Cannot perform authentication.
    rlm_mschap: FAILED: MS-CHAP2-Response is incorrect
    modcall[authenticate]: module "mschap" returns reject for request 1
    modcall: leaving group MS-CHAP (returns reject) for request 1
    auth: Failed to validate the user.
    Delaying request 1 for 1 seconds
    Finished request 1
    Going to the next request
    Waking up in 6 seconds...
    rad_recv: Access-Request packet from host 192.168.10.1:42948, id=84, length=258
    Ignoring duplicate packet from client mikrotik:42948 - ID: 84, due to outstanding proxied request 0.
    --- Walking the entire request list ---
    Waking up in 1 seconds...
    rad_recv: Access-Request packet from host 192.168.10.1:42948, id=84, length=258
    Ignoring duplicate packet from client mikrotik:42948 - ID: 84, due to outstanding proxied request 0.
    Sending Access-Reject of id 0 to 192.168.10.5 port 1814
    Proxy-State = 0x3834
    Waking up in 1 seconds...
    rad_recv: Access-Reject packet from host 192.168.10.5:1812, id=0, length=24
    Proxy-State = 0x3834
    Processing the post-proxy section of radiusd.conf
    modcall: entering group post-proxy for request 0
    modcall[post-proxy]: module "eap" returns noop for request 0
    modcall: leaving group post-proxy (returns noop) for request 0
    Delaying request 0 for 1 seconds
    Finished request 0
    Going to the next request
    Waking up in 1 seconds...
    --- Walking the entire request list ---
    Waking up in 1 seconds...
    --- Walking the entire request list ---
    Sending Access-Reject of id 84 to 192.168.10.1 port 42948
    Waking up in 3 seconds...
    --- Walking the entire request list ---
    Cleaning up request 1 ID 0 with timestamp 470770c9
    Waking up in 1 seconds...
    --- Walking the entire request list ---
    Cleaning up request 0 ID 84 with timestamp 470770ca
    Nothing to do. Sleeping until we see a request.


    Me ajudem
    Última edição por iuredaluz; 09-10-2007 às 01:37.

  19. #19

    Padrão

    Galera,

    desculpe a ignorancia da pergunta....

    Eu gostaria de saber quais sao as vantagens de trabalhar com o free radius + mysql...

    Alguem pode me explicar?

    obrigado.

  20. #20

    Padrão

    Centralização dos dados, ou seja vc pode ter varios servidores mikrotik e ter todos os seus clientes cadastrados em uma unica base de dados, facilitando a manutenção, e podendo implementar outros serviços como o cliente tirar extrato de uso, logs, e alterar a propria senha

    Falow

    Citação Postado originalmente por iceblue Ver Post
    Galera,

    desculpe a ignorancia da pergunta....

    Eu gostaria de saber quais sao as vantagens de trabalhar com o free radius + mysql...

    Alguem pode me explicar?

    obrigado.