+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Cisco 800 + LP 512k Telefonica ( Não vai ... não conecta ... que pode ser ?)

    Bom não sou expert em roteadores cisco. Tenho um Cisco serie 800 e estou configurando para uma LP Telefonica.

    Bom a Tabela que recebi da telefonica é essa:

    Endereço IP LAN = 189.21.219.73
    Mascara Endereço IP Lan = 255.255.255.248
    IP Wan Local ( cliente ) = 189.21.132.106
    IP Wan Mask Local = 255.255.255.252
    IP Wan Remoto ( Telefonica ) = 189.21.132.105
    IP Wan Mask Remoto 255.255.255.252
    LMI = CCITT
    DLCI LOCAL = 111
    DNS Primario = 200.153.0.68
    DNS Secundario = 200.153.0.196


    Bom ao configurar no roteador o ip lan 189.21.219.73 255.255.255.248, o roteador informa mascara errada e so aceita /24 e não /29 para esse ip.

    Bom este é um problema o outro é que as interfaces levantão e depois de alguns segundos a serial 0 cai e fica em down.


    Bom configurei assim:


    (config)#ip name-server 200.153.0.68
    (config)#ip name-server 200.153.0.196

    Setando IP para interface Ethernet:

    (config-if)#ip address 189.21.219.73 255.255.255.0 (ENDERECO_IP_LAN não aceita .248 nem a pau )

    Configurando encapsulamento e tipo de LMI para interface serial 0 (LMI padrão é cisco):

    (config-if)#encapsulation frame-relay IETF ( a outro padrao a usar ?)
    (config-if)#frame-relay lmi-type q933a ( a outra forma de configurar ?)

    Configurando IP para sub-interface 0.1 e número de dlci:

    (router)#config t
    (config)#interface serial 0.1 point-to-point
    (config-if)#ip address 189.21.132.106 255.255.255.252 (IP_WAN_LOCAL)
    (config-if)#frame-relay interface-dlci 111

    Setando rota padrão:

    (config)#ip route 0.0.0.0 0.0.0.0 189.21.132.105 (IP_WAN_REMOTO)

    A interface levanta e depois as seriais cai e fica em down, somente a ethernet0 fica up.

    Estou configurando errado ? ou sera problema na LP junto a telefonica ?

    Fiquei na duvida.


    Agradeço qualquer ajuda.
    Última edição por easyBSD; 22-08-2007 às 09:38.

  2. #2

    Padrão

    este bloco de ip 'novo' que esta sendo enviado para o brasil parece que alguns IOS mais antigos detectam sendo classe B (255.255.0.0)

    ja tentou ligar no suporte da telefonica.. talvez eles tenham o 'segredo' nao configurei frame relay, apenas ppp.. me parece q para frame relay vc precisa setar este clock ai para a serial ficar sincrona com o do roteador remoto...

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    este bloco de ip 'novo' que esta sendo enviado para o brasil parece que alguns IOS mais antigos detectam sendo classe B (255.255.0.0)

    ja tentou ligar no suporte da telefonica.. talvez eles tenham o 'segredo' nao configurei frame relay, apenas ppp.. me parece q para frame relay vc precisa setar este clock ai para a serial ficar sincrona com o do roteador remoto...
    Como setar o clock, qual o comando e valor a ser usado ? Para ppp o que muda na configuração ?

    Sobre o ip é isso mesmo o roteador pega como classe B. agora o suporte deles é uma mer.....

    Vou tentar falar lá, mas para configurar como ppp como ficaria ? se puder me ajudar, ou no caso de setar o clock como setar ?

    Obrigado pelas informações.

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    este bloco de ip 'novo' que esta sendo enviado para o brasil parece que alguns IOS mais antigos detectam sendo classe B (255.255.0.0)

    ja tentou ligar no suporte da telefonica.. talvez eles tenham o 'segredo' nao configurei frame relay, apenas ppp.. me parece q para frame relay vc precisa setar este clock ai para a serial ficar sincrona com o do roteador remoto...
    Tem Algum problema ao inves de trabalhar como frame-relay, usar ppp ? No teste que fiz agora em modo ppp funcionou aparentemente normal.

    Posso deixar assim em modo ppp ? e desde já obrigado pela dica.
    Última edição por easyBSD; 20-08-2007 às 15:24.

  5. #5

    Padrão router 800

    se funcionou como ppp seu protocolo não é framerelay melhor pois ppp a velocidade é de 100% no framerelay existe cir que é a garantia de banda da operadora. se o seu lmi é CCITT vc configurou o lmi como CISCO ai não funciona mas se esta navegando como ppp vc esta tendo um circuito com mais banda que o fr. para ajudar preciso saber se é "fr" ou "ppp"?

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por vernal Ver Post
    se funcionou como ppp seu protocolo não é framerelay melhor pois ppp a velocidade é de 100% no framerelay existe cir que é a garantia de banda da operadora. se o seu lmi é CCITT vc configurou o lmi como CISCO ai não funciona mas se esta navegando como ppp vc esta tendo um circuito com mais banda que o fr. para ajudar preciso saber se é "fr" ou "ppp"?
    Configurei para ppp mas as especificações da operadora "telefonica" é aquela da tabela acima.

    Como assim configurei o lmi para cisco ? qual valor devo usar no lmi então ?

    A tabela indica uma configuração para frame-relay, mas configurei em modo ppp e ta funcionando.
    Só queria saber se posso usar desta forma sem problemas, ou vou ter que configurar como frame-relay.


    Obrigado pela atenção.

  7. #7

    Padrão

    esse negocio de ter CIR ou MIR tanto faz se eh Frame-Relay ou PPP isso quem vai definir eh o plano de acesso q voce compra.. o que acontece com o Frame-Relay é que ele tem um overhead por isso perde um pouco !!

  8. #8

    Padrão

    se é framerelay tem dlci ou pvc tem alinhamemto de fr que é o lmi um tipo de protocolo se é ppp é outro tipo de protocolo, os dois podem navegar sem problemas e seu sistema ira funcionar ate que a sua operadora mude o tipo de protocolo de ppp para fr, mas sua garantia de navegação é melhor com ppp.
    aqui no MS o custo do ppp é bem maior.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por vernal Ver Post
    se é framerelay tem dlci ou pvc tem alinhamemto de fr que é o lmi um tipo de protocolo se é ppp é outro tipo de protocolo, os dois podem navegar sem problemas e seu sistema ira funcionar ate que a sua operadora mude o tipo de protocolo de ppp para fr, mas sua garantia de navegação é melhor com ppp.
    aqui no MS o custo do ppp é bem maior.
    A verdade é que usando o frame-relay do modo que descrevi não conecta nem a pau, já configurando em modo ppp foi de boa e ta funcionando ate hoje 4 dias.

    A duvida ficou em:

    Estava configurando errado ?
    Roteador no caso a serial não estava sincronizando por incompatibilidade ou configuração clock, etc ???

    No caso do ip tive que usar /24 não teve como, será que vai dar problema tambem ?

  10. #10

    Padrão lmi-type

    Para o frame-relay lmi-type vc tambem tem a opcao ansi.
    Geralmente quando o outro roteador da outra ponta eh um cisco, vc pode usar a opcao lmi-type cisco, mas geralmente quando nao usa-se a opcao lmi-type ansi.
    Aqui na Paraiba, é comum as operadoras usarem lmi-type ansi.