+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mikoritk nao aceita clientes de bridge

    Bom dia pessoal. Estou com dois problemas com o Mikrotik. Minha estrutura é a seguinte:

    Servidor Linux Fedora com Iptables como Firewall

    Do Fedora mando link via cabo UTP para um rádio com Routerboard 153 com Mk versao 2.9.38. Este radio esta em modo Bridge 5.8 e faz ponto a ponto em WDS com outro radio igual, instalado numa outra torre.

    Neste segundo radio, alem do cartao 5.8 em modo Bridge pra fazer wds com primeiro, tenho um segundo cartao, configurado em 2.4, modo AP Bridge para fazer AP e distribuir sinal para os meus clientes.

    Todas as interfaces dos dois rádios estao configuradas numa bridge, para a qual atribuí um endereço IP Válido, pois quero acessá-lo de fora da minha rede.

    O controle de quem pode acessar este IP ou nao é feito no meu servidor.


    Meus problemas sao os seguintes:

    1 - Tenho um ip valido pra acessar o MK. De dentro da minha rede acesso ele sem problema nenhum. Porém, quando estou na internet nao consigo acessá-lo. As regras do do firewall permitem minha passagem para acessar este IP sem problema nenhum.

    2 - O clientes que usam uma bridge, seja um d-link dwl900 como cliente, ou um ovislink também configurado para cliente, nao conseguem navegar. Entretanto, clientes que utilizam placas pci diretamente nos micros navegam sem problemas. Pelo meu notebook navego tanto com cartao pcmcia orinoco quanto com a rede wireless integrada.

    Eu sei que o interessante é mudar a rede para que o controle dos usuarios seja feito diretamente no MK, mas estou fazendo a migração da rede aos poucos. Na verdade tenho 5 torres de repetição, interligando 4 cidades. Tudo isso funcionava com bridge Samsung SWL3300. Por isso os MK ainda estao em modo bridge também.

    Desde já agradeço a ajuda de todos.

    Carlos Picioli

  2. #2

    Padrão

    Como nao houve respostas, continuei procurando onde estavam os problemas e achei interessante vir aqui comentar, para que possa servir a outros no futuro.

    O primeiro problema, de não conseguir acessar o sistema através da internet era uma falha minha mesmo. Eu não tinha cadastrado o gateway da rede no sistema mikrotik e, por isso, ele não tinha rotas para o gateway.
    Uma falha primária mas, para quem está começando no mikrotik, o sistema é um tanto quanto complexo.

    Quanto o problema das bridges, não existe uma resposta concreta. Peguei outro rádio D-Link 900+, configurei ele e tentei navegar. Para minha surpresa, funcionou. O primeiro não funciona de jeito nenhum. Já resetei ele, reconfigurei, mas ele não funciona com o Mikrotik. Mas funciona com outros rádios que tenho.

    É isso aí.

    Abraços


    Carlos Picioli

  3. #3

    Padrão

    Carlos,

    Eu tive um problema semelhante usando os Dlinks. Eu tinha uma 1/2 dúzia deles funcionando no modo cliente. Os meus APs nas torres eram os Samsungs SWL 3300 também, igualzinho o seu caso. Porém, quando fiz um "upgrade" em minha rede, trocando os Samsungs pelos rádios Mikrotiks, percebi que quem utilizava os dlinks não navegava. Aí eu fui na casa de um por um pra ver onde estava o problema. Esses dlinks antigos têm uma falha no firmware, eles se conectam pelo mac do AP e não pelo SSID. Mesmo quando eu dava um site survey e encontrava o novo AP ele dizia que estava conectado mas na realidade não estava. Minha saída foi trocar todos os dlinks que estavam conectados ao AP Samsung antigo. Esses dlinks não funcionaram como os novos APs MK, mesmo resentando.
    Acho que seu problema é parecido como meu.

    Qualquer coisa posta aki no site.

    Espero poder ter ajudado.