+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Codecs para Asterisk

    Pessoal,

    estou usando Asterisk e o Vono, todavia minhas ligações tremem muito e as mesmas consomem muita largura de banda, estou usando o iLBC como codec.
    Todavia dei uma olhada em alguns sites e ví que esses codecs (iLBC, PCMA, PCMU) consomem muita largura de banda e ví que o g.729 e o g.726 são os codecs que consomem pouca banda. No meu asterisk eu digitei show translation e me mostrou a seguinte tabela:

    g723 gsm ulaw alaw g726 adpcm slin lpc10 g729 speex ilbc
    g723 - - - - - - - - - - -
    gsm - - 2 2 2 2 1 4 - - 16
    ulaw - 2 - 1 2 2 1 4 - - 16
    alaw - 2 1 - 2 2 1 4 - - 16
    g726 - 2 2 2 - 2 1 4 - - 16
    adpcm - 2 2 2 2 - 1 4 - - 16
    slin - 1 1 1 1 1 - 3 - - 15
    lpc10 - 3 3 3 3 3 2 - - - 17
    g729 - - - - - - - - - - -
    speex - - - - - - - - - - -
    ilbc - 3 3 3 3 3 2 5 - - -


    Perguntas:

    1) Qual o melhor codec existente atualmente no mercado que consuma a menor largura de banda possível e me ofereça uma conversa aceitável (sem tremedeira e sem falhas)?
    2) O codec g.729 é pago ou há como conseguí-lo gratuitamente?
    3) O g.726 e o g.723 são pagos também? há como conseguí-los gratuitamente?
    4) Caso esses três codecs sejam pagos e não haja como conseguí-los gratuitamente, qual o codec gratuito que me ofereça um baixo consumo na largura de banda sem comprometer muito as minhas ligações?

    OBS: Estou mudando para o VoIPTen (VOIPTEN - Telefonia via Internet - Início), que me oferece um plano ilimitado por R$ 158,66 por mês e possui um estrutura razoável.

    abraço.

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Hawthorn Ver Post
    Pessoal,

    estou usando Asterisk e o Vono, todavia minhas ligações tremem muito e as mesmas consomem muita largura de banda, estou usando o iLBC como codec.
    Todavia dei uma olhada em alguns sites e ví que esses codecs (iLBC, PCMA, PCMU) consomem muita largura de banda e ví que o g.729 e o g.726 são os codecs que consomem pouca banda. No meu asterisk eu digitei show translation e me mostrou a seguinte tabela:

    g723 gsm ulaw alaw g726 adpcm slin lpc10 g729 speex ilbc
    g723 - - - - - - - - - - -
    gsm - - 2 2 2 2 1 4 - - 16
    ulaw - 2 - 1 2 2 1 4 - - 16
    alaw - 2 1 - 2 2 1 4 - - 16
    g726 - 2 2 2 - 2 1 4 - - 16
    adpcm - 2 2 2 2 - 1 4 - - 16
    slin - 1 1 1 1 1 - 3 - - 15
    lpc10 - 3 3 3 3 3 2 - - - 17
    g729 - - - - - - - - - - -
    speex - - - - - - - - - - -
    ilbc - 3 3 3 3 3 2 5 - - -


    Perguntas:

    1) Qual o melhor codec existente atualmente no mercado que consuma a menor largura de banda possível e me ofereça uma conversa aceitável (sem tremedeira e sem falhas)?
    2) O codec g.729 é pago ou há como conseguí-lo gratuitamente?
    3) O g.726 e o g.723 são pagos também? há como conseguí-los gratuitamente?
    4) Caso esses três codecs sejam pagos e não haja como conseguí-los gratuitamente, qual o codec gratuito que me ofereça um baixo consumo na largura de banda sem comprometer muito as minhas ligações?

    OBS: Estou mudando para o VoIPTen (VOIPTEN - Telefonia via Internet - Início), que me oferece um plano ilimitado por R$ 158,66 por mês e possui um estrutura razoável.

    abraço.
    1) O G729 consome a menor banda, mas utiliza mais processamento e a qualidade de voz nao é aquela maravillha. Eu particularmente gosto muito do GSM, consome um pouco mais que o 729 e tem uma qualidade estupenda.

    2) É pago. Existe uma versao 'pirata' que foi feita atraves de um codigo fonte da intel. Nao funciona igual aos codecs 729 da digium, é pior na qualidade e no processamento e alem disso é ilegal. A maioria dos ATAs possuem esse codec, pq ja vem comprado direto da fabrica.

    3)O 723.1 é pago. O 723 e 726 ja nao. Eu gosto bastante do 726, pois com a metade da banda do 711, e possui praticamente a mesma qualidade.

    4) Nao sei porque voce nao se adaptou ao iLBC, acho ele muito parecido com o GSM. Se voce tem problemas com o iLBC, creio que voce deva verificar a sua infra estrutura de dados, e nao os codecs, pois parece que estas usando em internet discada...

  3. #3

    Padrão

    Negativo GrayFox,

    não estou com acesso discado, tenho um link dedicado de 1Mbps, todavia esse link é usado para acesso à web para cerca de 64 usuários da rede, no entanto, quando o link está com cerca de 90% da banda em uso, a conversa com VoIP fica comprometida, e o iLBC não ajuda muito por consumir 15.2Kbps, ao contrário dos 8Kbps do g729a e do Speex por canal de voz.

    Estou fazendo controle de banda com priorização de tráfego, todavia para 4 linhas VoIP (até o presente momento, estou querendo ampliar para 6) a banda é insuficiente, tenho disponível também um link adsl de 512kbps, no entanto o mesmo é instável, apresenta frequentes quedas (devido à localização da empresa, é um pouco longe da central), portanto usá-lo para VoIP seria no mínimo complicado.

    E se eu posso economizar minha banda somente modificando os codecs (porque poder de processamento temos aqui de sobra, servidores multiprocessados com 2GB de memória RAM), porque não? Iria ter uma certa "qualidade" nos canais de voz consumindo menos banda.

  4. #4

    Padrão

    Esses 8k do g729 é enganador... vc mesmo pode fazer um teste.

    quando se usa esse codec g729, se ocupa em media de 4 a 5KB/s , entao, em vez de 8kbits, seria 40kbits. O iLBC ocupa na conversacao cerca de 7 a 8 KB/s , entao, 64kbits.

    A diferenca é praticamente minina entre eles se for ver o tamanho do seu link...

  5. #5

    Padrão

    Mas como faço para configurá-lo para consumir a menor banda possível? (Se possível diminuir um pouco a qualidade da voz para minimizar a banda)

    Tipo, Payload, Quadros por TX (ou frames por pacote), tamanho do quadro, Supressão de silêncio, etc.

    Meus ATA's são Intelbras GKM2000T.