+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Liberar impressão para cliente Wireless

    Meu topico vai na comtramão das nescessidades da maioria dos provedores, inclusive da minha..como provedor que é bloquear aos clientes se enxergarem..

    Montei um MK para um cliente com uma Lan de 45 maquinas e que atende tambem a uma média de 5 a 10 conexões notebook via wireless..

    bom a coisa la ta simples assim 45 maquinas em rede por dois switches de 24 portas, entrando em um mk via ether e saqindo para link via ether. ateh ai tudo tranquilo..toda esta parte da rede ta ok..

    So que neste mk coloquei um placa para atender os clientes wireless, uma ag 530.

    tambem tudo tranquilo quanto a questão de controle de banda, hotspot, e tudo mais..

    Nosso unico problema é que os clientes conectados na placa wireless não conseguem mandar impressões para a maquina Server ( gerenciador desta Lan ) onde estão as duas impressoras..

    alguma coisa no MK deve tar bloqueando...

    ja agradeço antecipadamente..

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por bnet Ver Post
    Meu topico vai na comtramão das nescessidades da maioria dos provedores, inclusive da minha..como provedor que é bloquear aos clientes se enxergarem..

    Montei um MK para um cliente com uma Lan de 45 maquinas e que atende tambem a uma média de 5 a 10 conexões notebook via wireless..

    bom a coisa la ta simples assim 45 maquinas em rede por dois switches de 24 portas, entrando em um mk via ether e saqindo para link via ether. ateh ai tudo tranquilo..toda esta parte da rede ta ok..

    So que neste mk coloquei um placa para atender os clientes wireless, uma ag 530.

    tambem tudo tranquilo quanto a questão de controle de banda, hotspot, e tudo mais..

    Nosso unico problema é que os clientes conectados na placa wireless não conseguem mandar impressões para a maquina Server ( gerenciador desta Lan ) onde estão as duas impressoras..

    alguma coisa no MK deve tar bloqueando...

    ja agradeço antecipadamente..
    Também estou com esse problema, tenho que ficar ligando cabo no meu notebook para imprimir...

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por bnet Ver Post
    Meu topico vai na comtramão das nescessidades da maioria dos provedores, inclusive da minha..como provedor que é bloquear aos clientes se enxergarem..

    Montei um MK para um cliente com uma Lan de 45 maquinas e que atende tambem a uma média de 5 a 10 conexões notebook via wireless..

    bom a coisa la ta simples assim 45 maquinas em rede por dois switches de 24 portas, entrando em um mk via ether e saqindo para link via ether. ateh ai tudo tranquilo..toda esta parte da rede ta ok..

    So que neste mk coloquei um placa para atender os clientes wireless, uma ag 530.

    tambem tudo tranquilo quanto a questão de controle de banda, hotspot, e tudo mais..

    Nosso unico problema é que os clientes conectados na placa wireless não conseguem mandar impressões para a maquina Server ( gerenciador desta Lan ) onde estão as duas impressoras..

    alguma coisa no MK deve tar bloqueando...

    ja agradeço antecipadamente..
    Tb quero algo similar, meus clientes querem aquela pasta de compartilhamento de arquivo do windows, e o mk tá bloqueando, antes qdo usava somente AP funcionava, o pessoal gostou disso pq tipo transferia um filme de 700 mb de 5 a 10 minutos para o outro da mesma rede, até via msn era mais rápido.... Pois até eu mesmo tenho falta, já q uma grande parte dos meus clientes são conhecidos entre si, aí já sabe....hehehe, agradeço uma ajuda, velu.....!

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por bnet Ver Post
    Meu topico vai na comtramão das nescessidades da maioria dos provedores, inclusive da minha..como provedor que é bloquear aos clientes se enxergarem..

    Montei um MK para um cliente com uma Lan de 45 maquinas e que atende tambem a uma média de 5 a 10 conexões notebook via wireless..

    bom a coisa la ta simples assim 45 maquinas em rede por dois switches de 24 portas, entrando em um mk via ether e saqindo para link via ether. ateh ai tudo tranquilo..toda esta parte da rede ta ok..

    So que neste mk coloquei um placa para atender os clientes wireless, uma ag 530.

    tambem tudo tranquilo quanto a questão de controle de banda, hotspot, e tudo mais..

    Nosso unico problema é que os clientes conectados na placa wireless não conseguem mandar impressões para a maquina Server ( gerenciador desta Lan ) onde estão as duas impressoras..

    alguma coisa no MK deve tar bloqueando...

    ja agradeço antecipadamente..
    Por estarem em redes diferentes, o mikrotik por padrão bloqueia mesmo. A solução é você colocar uma regra de forward no filter do firewall, permitindo a rede "A" ter acesso a rede "B". Tente com a regra abaixo:

    chain=forward src-address=192.168.0.0/24 dst-address=10.0.0.0/24 action=accept.

    E uma regra reversa:

    chain=forward src-address=10.0.0.0/24 dst-address=192.168.0.0/24 action=accept.

    Esta regra tem que estar acima de todas as outras. Posta o resultado.

    PS: Aregra acima irá permitir todo acesso da rede wireless a rede cabeada, consequentemente as impressoras também. Mudar o range de ips.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por catvbrasil Ver Post
    Por estarem em redes diferentes, o mikrotik por padrão bloqueia mesmo. A solução é você colocar uma regra de forward no filter do firewall, permitindo a rede "A" ter acesso a rede "B". Tente com a regra abaixo:

    chain=forward src-address=192.168.0.0/24 dst-address=10.0.0.0/24 action=accept.

    E uma regra reversa:

    chain=forward src-address=10.0.0.0/24 dst-address=192.168.0.0/24 action=accept.

    Esta regra tem que estar acima de todas as outras. Posta o resultado.

    PS: Aregra acima irá permitir todo acesso da rede wireless a rede cabeada, consequentemente as impressoras também. Mudar o range de ips.
    Eu preciso de uma regra que libere apenas a porta da impressora ou o compartilhamento no ip que eu desejar, ha como fazer isso?

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tonbts Ver Post
    Eu preciso de uma regra que libere apenas a porta da impressora ou o compartilhamento no ip que eu desejar, ha como fazer isso?
    Simples e da mesma forma:

    chain=forward src-address=192.168.0.1/32 dst-address=10.0.0.0/24 action=accept.


    192.168.0.1/32 = ip da impressora
    10.0.0.0/24 = rede dos notebook

    A regra é a mesma;

  7. #7

    Padrão

    Citação Postado originalmente por catvbrasil Ver Post
    Simples e da mesma forma:

    chain=forward src-address=192.168.0.1/32 dst-address=10.0.0.0/24 action=accept.


    192.168.0.1/32 = ip da impressora
    10.0.0.0/24 = rede dos notebook

    A regra é a mesma;
    Olá amigo, vc sabe alguma regra para liberar o compartilhamento de arquivos no windows entre os pcs da minha rede? Grato!

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por faieppi Ver Post
    Olá amigo, vc sabe alguma regra para liberar o compartilhamento de arquivos no windows entre os pcs da minha rede? Grato!
    Amigo a mesma regra só que no dst-address e no src-address serão os mesmo endereços da sua rede:

    chain=forward dst-address=192.1680.0/24 src-address=192.168.0.0/24 action=accept

    É a mesma regra.,... Esta regra permite q a rede "a" fale com a rede "b" (falar neste caso é ter acesso, como não definimos portas, significa que a rede "a" terá acesso a todas as portas da rede "b").

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por catvbrasil Ver Post
    Amigo a mesma regra só que no dst-address e no src-address serão os mesmo endereços da sua rede:

    chain=forward dst-address=192.1680.0/24 src-address=192.168.0.0/24 action=accept

    É a mesma regra.,... Esta regra permite q a rede "a" fale com a rede "b" (falar neste caso é ter acesso, como não definimos portas, significa que a rede "a" terá acesso a todas as portas da rede "b").
    o IP do meu mk é 192.168.10.1 e a range dos ips clientes são 192.168.10.5-254, a regra q me passou, seria a mesma, ou teria q mudar o ip?

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por faieppi Ver Post
    o IP do meu mk é 192.168.10.1 e a range dos ips clientes são 192.168.10.5-254, a regra q me passou, seria a mesma, ou teria q mudar o ip?
    Você pode optar em colocar todo o range (dst-address=192.168.10.0/24 / src-address=192.168.10.0/24) ou somente a rede dos clientes (dst-address=192.168.10.5-192.168.10.254 / dst-address=192.168.10.5-192.168.10.254) ou até mesmo cliente para cliente (dst-address=192.168.10.25 / scr-address=192.168.10.28). Como expliequei a regra a mesma, faça os testes e qualquer dúvida, poste novamente.

  11. #11

    Padrão Ola.

    seguinte.
    minha rede estão nas seguintes faixas de ips


    http://img455.imageshack.us/img455/2...nux1rw9.th.jpg


    a impressora esta no seguinte ip 10.1.1.2 q seria o server da lan house.

    qual regra devo usar ?

    Obrigado.
    Última edição por bnet; 07-12-2007 às 14:57.