+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão 900Mhz para quem já teve a experiência?!

    Caros colegas q já tiveram grandes experiências na prática com enlace em 900Mhz, preciso da opnião de vcs sobre um projeto de 37Km com obstáculos q mostro na imagem abaixo. Será possível na prática???

    Preciso muito da ajuda de quem já tem a experiência com o mesmo, pois só assim terei coragem de arriscar a grana nesses equipamentos: 2 mini-pci ubiquiti 700mw e antenas aquário yagi 17 ou 20 dbi.

    Desde já, agradeço muito a ajuda!

    http://img505.imageshack.us/img505/623/image1hv1.th.jpg

  2. #2

    Padrão

    Caro colega. Muitas vezes o resultado do Radio Mobile não representa bem o que de fato está pela frente. É preciso levar em consideração que estes estudos são feitos muito grosseiramente pelos satélites e podem representar uma diferença de 50m (no mínimo) na altitude de determinado ponto,ou seja, além da obstrução que o programa apresenta, pode haver muito mais diferença. Eu tenho dois enlaces, o primeiro muito bem apontado, com apenas 19km de distancia sem visada e tive que colocar torres com 18 e 12m. No seu caso, aparentemente os obstáculos são muito maiores. Se não tiver como colocar uma repetidora em um destes morros que aparecem na frente, pode ser bastante difícil. Não caia muito nesta história de que os rádios funcionam "sem visada" até 35km... Eles precisam sim de visada. Agora, caso tenha árvores, um morro chapado etc, aí pode ser que funcione,como é o meu caso, mas tente fazer repetidoras. Neste link meu sem visada, não funcionou há 35km. Boa sorte.

  3. #3

    Padrão

    Em enlaces não pode tomar como base apenas uma ferramenta, eu premeiramente vou no local, com gps coleto as informações, olho com binoculo bom o outro ponto, depois jogo no radio mobile para ver quantos km da o enlace. Depois disso vejo equipamentos que vou usar e o tamanho das torres sempre uso como base torres de 16m.

  4. #4

    Padrão

    isso mesmo tux, o radio mobile e apenas uma das ferramentas, para comezar , mas tem que fazer testes de visada no local mesmo, arbores predios etc, que nao aparecem no RM, ese sinal que te deu de -84 e muito fraco para uma repetidora, tem que ficar pelo menos acima de -70

  5. #5

    Padrão

    Sei q há muita imprecisão nos cálculos do radio mobile, ainda mais q as coordenadas foram tiradas do google earth( já estou providenciando um gps para ter menos imprecisão), mas pq o erro/direferença tem q ser sempre para o lado negativo da situação ?!?!
    Pois, raciocino q a imprecisão tem 50% para + e 50% para menos de chances reais.

    Os equipamentos q escolhi para o projeto, em suas especificações, diz q em modo 802.11b com sinal de -91 consegue-se 5.5Mbps e em modo 802.11g 6Mbps.

    Então fico no aguardo de mais opniões dos colegas e assim q tiver o gps na mão e coletar os dados de cada local mais precisos, posto uma nova screen.

    Agradeço aos colegas q já responderam!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos sr9datasheet.pdf  
    Última edição por kryseck; 25-08-2007 às 00:54.

  6. #6

    Padrão

    Em 900Mhz a situação muda um pouco, não é uma frequência de visada como em 2.4Ghz.

  7. #7

    Padrão

    pode ate ser, mas vc tem que levar em consideracao a pior das hipoteses e nao a melhor, para seu conhecimento, esses testes do data sheet sao feitos em laboratorio , aonde vc tem interferencias e niveis de sinal e ruido controlado, o que nao acontece em ambientes reais. Esse sinal para um cliente e apenas satisfatorio, para uma repetidora teria que ser muito melhor.Com esse sinal em 35km se vc conseguir pasar 200k considerese satisfeito , mesmo assim nunca testei esas placas em 900mhz,

  8. #8

    Padrão

    Recebi hj o par de ubiquiti.
    Como configuro eles para funcionar a 700mw e com que frequência, pois fica com as opções de 2.4Ghz e nenhuma 900Mhz?

  9. #9

    Padrão

    e o modelo ubi SR9 mesmo, ja que deberia aparecer no mikrotik

  10. #10

    Padrão

    Comprei GPS, peguei as coordenadas mais precisas dos locais e vejam o resltado:

    http://img242.imageshack.us/img242/9070/linktxy5.th.gif

    Acho que as chances são boas, hein ?!

    Neste sábado estarei fazendo o teste de sinal!

  11. #11
    Avatar de evil_inside
    Ingresso
    Aug 2004
    Localização
    Bagé, Rio Grande do Sul, Brazil, Brazil
    Posts
    275

    Padrão

    fiz um link c/ antena aquario de 20dbi e sr9 de 22,3km sem visada, mas mais visada q vc tem aí

    p/ fechar o link foi apontar as antenas de qquer jeito, ligar os equipamentos e sair usando

    depois de regular melhor uma das antenas consegui trafego real de 6mbits, acho q até vou conseguir mais, pois falta regular a outra antena, o sinal no mikrotik ficou -80 em ambos os lados

    uso frequencia 2ghz-10mhz, se mudo p/ 2ghz-5mhz o trafego nao passa de 3mbits, mas fica mais estável

  12. #12

    Padrão

    Desculpe a "leiguisse" rsrsrs... como vcs fazem para medir quantos mb reais estão passando? existe alguma tabela?