+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Post Qual antena vai mais longe omini ou setorial????

    Ola pessoal meus comprimentos a todos.
    Os amigos que tem experiencia em campo aberto, poderia nos diser qual antena entre a omini e a painel setorial ambas com 15 db de boa marca explo (hyperlink) com visada perfeita. E com um radio de 250mw. Qual delas chegaria mais longe a cliente com boa qualidade trafego.

  2. #2

    Padrão

    Amigo sem duvidas um painel setirial vai da uma qualidade bem maior pro seu link... lembramos q deve ter um radio pra cada antena para q vc tenha um bom aproveitamento das mesmas

    espero ter ajudado

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por silvestre339 Ver Post
    Ola pessoal meus comprimentos a todos.
    Os amigos que tem experiencia em campo aberto, poderia nos diser qual antena entre a omini e a painel setorial ambas com 15 db de boa marca explo (hyperlink) com visada perfeita. E com um radio de 250mw. Qual delas chegaria mais longe a cliente com boa qualidade trafego.
    na verdade vai depender muito da marca dos paineis mas eu prefiro painel pois nos casos que eu tive painel se saiu melhor pois é mais direcional mas claro custo beneficio compensa omini

  4. #4

    Padrão Omni ou setorial? qual vai mais longe?

    Ola colega,

    A irradiação de uma antena pode ser comparada com um facho de luz, pois tanto a rádio freqüência, quanto os raios de luz, são ondas eletromagnéticas, e se comportam do mesmo modo.
    A irradiação de uma antena setorial atingira uma maior distancia que a irradiação de uma onidirecional, ambas com o mesmo ganho, porem a irradiação da setorial estará restrita a uma determinada área de acordo com seu lóbulo de irradiação, o que não acontece com a onidirecional, que irradiará em 360 graus.
    A setorial é como uma lâmpada com um refleror concentrando os raios de luz em um determinado angulo, teremos neste setor, tanto a claridade quanto a distancia aumentadas em detrimento da área que deixamos no escuro.

    Como disse o colega acima, tu ficarás mais bem servido com antenas setoriais, porem deves ter o cuidado de evitar que elas venham causar interferências entre si, caso use canais diferentes nas mesmas.

    Abraços,

    castilhos

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por castilhos Ver Post
    Ola colega,

    A irradiação de uma antena pode ser comparada com um facho de luz, pois tanto a rádio freqüência, quanto os raios de luz, são ondas eletromagnéticas, e se comportam do mesmo modo.
    A irradiação de uma antena setorial atingira uma maior distancia que a irradiação de uma onidirecional, ambas com o mesmo ganho, porem a irradiação da setorial estará restrita a uma determinada área de acordo com seu lóbulo de irradiação, o que não acontece com a onidirecional, que irradiará em 360 graus.
    A setorial é como uma lâmpada com um refleror concentrando os raios de luz em um determinado angulo, teremos neste setor, tanto a claridade quanto a distancia aumentadas em detrimento da área que deixamos no escuro.

    Como disse o colega acima, tu ficarás mais bem servido com antenas setoriais, porem deves ter o cuidado de evitar que elas venham causar interferências entre si, caso use canais diferentes nas mesmas.

    Abraços,

    castilhos
    Muito boa explicação castilhos. Já li alguns artigos seus na tecnociencia. Parabéns pelas dicas...

  6. #6

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por castilhos Ver Post
    Ola colega,

    A irradiação de uma antena pode ser comparada com um facho de luz, pois tanto a rádio freqüência, quanto os raios de luz, são ondas eletromagnéticas, e se comportam do mesmo modo.
    A irradiação de uma antena setorial atingira uma maior distancia que a irradiação de uma onidirecional, ambas com o mesmo ganho, porem a irradiação da setorial estará restrita a uma determinada área de acordo com seu lóbulo de irradiação, o que não acontece com a onidirecional, que irradiará em 360 graus.
    A setorial é como uma lâmpada com um refleror concentrando os raios de luz em um determinado angulo, teremos neste setor, tanto a claridade quanto a distancia aumentadas em detrimento da área que deixamos no escuro.

    Como disse o colega acima, tu ficarás mais bem servido com antenas setoriais, porem deves ter o cuidado de evitar que elas venham causar interferências entre si, caso use canais diferentes nas mesmas.

    Abraços,

    castilhos
    Ola Prezado castilhos, compreendi na integra sua explicação. Assim com na nas bandas de HF, VHF e aqui na de UHF, (2.4 e 5.8) as antenas direcionais iradiam somente para uma determinada direção, sendo assim atinge maiores distancias.
    Eu estou montando meu primeiro mikrotik, é para atender clientes que estão localizados em area rural, vou repetir o sinal no sentro da area, ficando clientes num raio de 360 graus, com alguns chegando 12 km. e tem alguns asima de 17 km. sendo que região tem boa visada. entao eu goastaria de usar um sistema iradiante que atingice o mais longe posivel.
    Sobre as setorial poderei colocar um cartão para cada antena, mas sera atinge clientes acima de 14 km ou mais.
    Abraços.
    att. Silvestre

  7. #7

    Thumbs up

    ola silvestri quanto a setotial com uma pci espetada eu tenho aqui uma setorial aquarios 14dbi e atendo um cliente (com visada) a 22km com o nivel de sinal ótimo.

    abraços

    Ueslei

  8. #8

    Thumbs up

    Abraços grande Silvestre.
    Vai de Painel Setorial que vc vai ser feliz!

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Skylinelan Ver Post
    ola silvestri quanto a setotial com uma pci espetada eu tenho aqui uma setorial aquarios 14dbi e atendo um cliente (com visada) a 22km com o nivel de sinal ótimo.

    abraços

    Ueslei
    Prezado ueslei valeu pela dica, entao sem duvidas as antenas setorial são as mais indicadas.
    att. Silvestre

  10. #10

    Padrão

    Citação Postado originalmente por armc_2003 Ver Post
    Abraços grande Silvestre.
    Vai de Painel Setorial que vc vai ser feliz!
    Prezado amigo "negão" satisfação em reencontralo, td blz?
    segunda feira estarei em Catalão Go.

    Abraços.

    Att. Silvestre

  11. #11

    Padrão Qual antena tem maior alcance?setorial ou omni?

    Ola Silvestre,

    Os colegas já responderam tua pergunta sobre a setorial, e por sinal,muito bem respondida , mas vou deixar uma dica, uma antena omni excitada com 32 mw de potencia, vai atingir aproximadamente 900 metros por dbi, com sinal de ótima qualidade, se estiver com visada, zona de Fresnel sem obstrução e em local onde a interferência (ruídos) seja aceitável. Veja que uma omni de 14dbi nestas condições atingiria aproximadamente 12Km, com sinal de ótima qualidade.
    Como este cálculo é para antena omni que irradia a 360 graus, para cada 50% de redução no lóbulo de irradiação de uma antena no plano horizontal, tu acrescentas 2db e multiplica pelos 900 metros,ex: uma antena de 14dbi com o lóbulo de irradiação de 180 graus seria 14+2=16x900=aproximadamete 14km, uma antena setrorial de 90 graus seria 14+2+2x900=16km, etc...etc..., isto claro, sendo excitada com 32mw, e nas condições acima citadas, quanto maior a potencia de excitação,maior será o alcance.

    Veja que o colega Ueslei, conseguiu 22km com uma setorial de 14dbi, possivelmente ele esteja com mais de 32mw de potencia nesta antena, mas em wireless, tudo é possivel, muitas vezes na pratica superamos a teoria, embora ela tenha seu valor.

    Abraços,

    castilhos

  12. #12

    Padrão

    Citação Postado originalmente por castilhos Ver Post
    Ola Silvestre,

    Os colegas já responderam tua pergunta sobre a setorial, e por sinal,muito bem respondida , mas vou deixar uma dica, uma antena omni excitada com 32 mw de potencia, vai atingir aproximadamente 900 metros por dbi, com sinal de ótima qualidade, se estiver com visada, zona de Fresnel sem obstrução e em local onde a interferência (ruídos) seja aceitável. Veja que uma omni de 14dbi nestas condições atingiria aproximadamente 12Km, com sinal de ótima qualidade.
    Como este cálculo é para antena omni que irradia a 360 graus, para cada 50% de redução no lóbulo de irradiação de uma antena no plano horizontal, tu acrescentas 2db e multiplica pelos 900 metros,ex: uma antena de 14dbi com o lóbulo de irradiação de 180 graus seria 14+2=16x900=aproximadamete 14km, uma antena setrorial de 90 graus seria 14+2+2x900=16km, etc...etc..., isto claro, sendo excitada com 32mw, e nas condições acima citadas, quanto maior a potencia de excitação,maior será o alcance.

    Veja que o colega Ueslei, conseguiu 22km com uma setorial de 14dbi, possivelmente ele esteja com mais de 32mw de potencia nesta antena, mas em wireless, tudo é possivel, muitas vezes na pratica superamos a teoria, embora ela tenha seu valor.

    Abraços,

    castilhos
    Prezado e grande Castilhos, obrigado à v.sa. e a todos aqueles os quais tem se manifestado sobre esta materia, forte abraços.
    Att. Silvestre

  13. #13

    Padrão Omni ou Setorial

    Ola Silvestre, blz.

    As setoriais sem duvida te darão um alcance maior mas cuidado com a relação de altura que vc vai ter entre torre e cliente. Se não me engano vc me disse que uma torre sua ia ter 70 metros. Com essa altura de torre usando setoriais vc talvez tenha problemas de sinal com os clientes mais proximos, pq as setoriais trabalham com uma inclinação e provoca uma sobra proximo a torre. Se vc aumentar a inclinação vc perde a longas distancias e se vc diminuir muito a inclinação ganha distancias mais longas mais em conpensação provoca uma area de sombra maior ao redor da torre.
    Espero ter ajudado.
    Abraços
    Ate+

  14. #14

    Padrão Inclinação de Setoriais

    Dá uma olhada nessa planilha de calculo pra inclinação de setoriais
    Arquivos Anexos Arquivos Anexos