+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão MK Assumir os DNS fornecidos pelo ADSL, tem como?

    Ola galera,

    Estou com meu servidor Mikrotik rodando td beleza...

    Consegui fazer a discagem PPPoE, fiz o NAT, tah tudo beleza...

    Agora o DNS para que eu possa configurar o IP do MK como DNS nas maquinas, eu preciso criar uma regra em IP>DNS, dai defino o IP do MK com qqer nome, tipo dns1, e em settings configuro 2 DNSs de provedores que eu conheço e ativo o o 'Allow remote requests"

    Até ai td funciona, só que eu queria que o MK redirecionasse os pedidos DNS para os DNSs fornecidos pela discagem PPPoE ao ADSL, e não a 2 DNS que eu configurei manualmente, pq a operadora vive mudando os DNSs e se eu colocar o DNS de outra operadora, alem da possibilidade tambem de um dia ela mudar seus IPs de dns, eu ainda vou ter uma certa perda na hora de resolver nomes (Claro que resolver no mesmo provedor é, na maioria dos casos, mais rapido).

    Ja tentei criar a regra IP>NAT e deixar Settings em Primario e Secundario em branco e marcar apenas "Allow remote..."

    Mas nao funfou... Alguma sugestão?

    Obrigado.

  2. #2

    Padrão

    Não posso ajudá-lo na dúvida mas vai uma observação pessoal. No meu caso, Velox, interior do Rio de Janeiro, o DNS da Telemar se mostrou ruim, usei o da Embratel com melhor resposta.

  3. #3

    Padrão

    vc diz q fez a discagem ppoe certo entaum na aba da discagem procura a aba dial out e marca a opçao "use peer dns" e pronto o mk assume o dns da operadora sempre q discar!

  4. #4

    Padrão

    @kraddv
    Ola,

    Não é que funciona mesmo.

    Valew mano, não sei oq deu na minha cabeça que eu nao vi aquela opção, acho que era pq eu tava seguindo Tutorial (Receita de Bolo) ai não prestei muita atenção.

    Valew manow.

    @lfaria

    Eu percebi isso tambem amigo, só que o problema é um dia a Embratel ou qqer DNS que vc use mudar os IPs, no minimo eu vou ter alguma horas de rede parada, se for final de semana, talvez até um dia inteiro.

    E usando os da operadora não corre esse risco.

    Mas valew pela dica.


    Valew pessoal.

  5. #5

    Padrão

    Citação Postado originalmente por Spartacus Ver Post
    @lfaria
    Eu percebi isso tambem amigo, só que o problema é um dia a Embratel ou qqer DNS que vc use mudar os IPs, no minimo eu vou ter alguma horas de rede parada, se for final de semana, talvez até um dia inteiro.
    E usando os da operadora não corre esse risco.
    Eu aqui configurei os dois, um com o IP do modem-router Velox e o outro com o DNS da Embratel.

    Por outro lado tem os scripts, ralando em cima tem script pra tudo.