+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Unhappy Problema no DHCP

    Olá... tow com problema no DHCP Server... tem algums clientes q ficam com o status "busy", e naum consegue renovar o ip, dae tenho q desativar o cliente e ativar novamente pra ele voltar a pegar o ip normalmente... alguem sabe como resolver isso??
    e outra duvida, tow usando aki DHCP, entaum cada cliente pega seu ip, mas se eu colocar qualquer ip manual na rede... qualquer pessoa navega.. como bloquear isso???

    desde já agradeço!

  2. #2

    Padrão

    Opa... acho q seu lease time tah muito alto. Então para máquinas que rederva um determinado IP, o Server aguarda o termino do lease time.

    Em relação a IPs manuais... acho que o ideal era fazer controle de mac mesmo.

    Até

    mtec

  3. #3

    Padrão

    Olá

    ### AMARRAR MAC X ip #####
    Edita/Crie o arquivo /etc/ethers com todos os ip's da sua rede interna, do 2 ao 254, atrelando os que são válidos (liberados) aos seus respectivos mac adresses, e colocando um mac fictício para os que você não quer que tenha acesso. Exemplo: se sua rede for 192.168.0.0 (se quiser pode incluir o ip x mac de sua interface interna, ou seja, do gateway):

    192.168.0.2 aa:bb:cc:dd:ee:ff
    .
    .
    .
    192.168.0.254 00:11:22:33:44:55:66

    dê um arp -s e sua tabela (entrada) arp será a do arquivo acima.

    Para chamar ao rebootar, edite o arquivo /etc/rc.d/rc.local e acrescente a linha

    /sbin/arp -f /etc/ethers

    ## No DHCP ##

    Você distribui o IP por MAC, como exemplo:

    .
    .
    .
    host pc1 {
    hardware ethernet aa:bb:cc:dd:ee:ff;
    fixed-address 192.168.0.2;
    }

    host pc2 {
    hardware ethernet aa:bb:cc:dd:ee:bb;
    fixed-address 192.168.0.3;
    .
    .
    .

    Att.