+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Ajustar dns reverso

    Salve pessoal !!!

    Pessoal to com a seguinte duvida, faz tempo que nao tenho mexido com linux por falta de tempo e claro e agora me pintou um trabalho ai, montar um servidor de email completo, o servidor em si ja esta configurado corretamente so que preciso ajustar o dns reverso do bixo pelas questões que todos estão carecas de saber e ai vem a questão segue abaixo minhas duvidas:

    O pessoal dessa empresa tem uma faixa inteira de ips 255.255.255.0 e dois ips respondendo como servidor master e slave na sua propia rede.

    Tambem ja possui um servidor de email devidamente configurado o reverso no dominio principal deles e logico hospedando varios outros dominios nesse mesmo servidor.

    Agora e assim eles me passaram um ip e um dominio para configuração de um novo servidor de email em uma outra maquina, ai vem a questão de como ficaria a configuração do reverso nesse caso ??? Sendo que deacordo com o pessoal eles ja criaram todos os apontamentos pro ip dessa maquina no servidor de dns principal.


    Abração a todos.
    Última edição por gatoseco; 27-08-2007 às 15:14.

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gatoseco Ver Post
    Sendo que deacordo com o pessoal eles ja criaram todos os apontamentos pro ip dessa maquina no servidor de dns principal.
    Eles administram o DNS então eles mesmos devem configurar uma zona reversar para esse dominio.

    Abaixo segue um exemplo completo:

    # cat /etc/bind/dominio.com.br.db
    $TTL 604800
    @ IN SOA mail.dominio.com.br. root.mail.dominio.com.br. (
    1 ;Serial
    604800 ;Refresh
    86400 ;Retry
    2419200 ;Expire
    604800 ) ;Negative Cache TTL
    ;
    @ IN NS mail.dominio.com.br.
    @ IN MX 10 mail
    @ IN A 111.222.333.444
    proxy IN A 111.222.333.444
    mail IN A 111.222.333.444
    smtp IN A 111.222.333.444
    pop3 IN A 111.222.333.444
    imap IN A 111.222.333.444

    # cat /etc/bind/dominio.com.br.rev

    $TTL 604800
    @ IN SOA mail.dominio.com.br. root.mail.dominio.com.br. (
    1 ;Serial
    604800 ;Refresh
    86400 ;Retry
    2419200 ;Expire
    604800 ) ;Negative Cache TTL
    ;
    @ IN NS mail.dominio.com.br.
    444 IN PTR mail.dominio.com.br.

  3. #3

    Padrão

    Beleza meu amigo obrigado pela atenção!!!

    Ja estou providenciando essas configurações junto ao pessoal dessa empresa, me diz uma coisa deacordo com essas configurações propostas como ficaria as confs no servidor de email ??? So adiciono uma entrada .rev no named.conf e crio o arquivo no /var/named ???

    Abração

  4. #4

    Padrão

    Citação Postado originalmente por gatoseco Ver Post
    Beleza meu amigo obrigado pela atenção!!!

    Ja estou providenciando essas configurações junto ao pessoal dessa empresa, me diz uma coisa deacordo com essas configurações propostas como ficaria as confs no servidor de email ??? So adiciono uma entrada .rev no named.conf e crio o arquivo no /var/named ???

    Abração
    O seu servidor de e-mail vai ser DNS tbem?
    Pelo que entendi não então essa configurações proposta devem ser feitas apenas pela empresa responsavel pelo DNS. No server de e-mail você deve alterar apenas seu /etc/resolv.conf.

    Ex:

    cat /etc/resolv.conf

    nameserver ns1.cliente.com.br
    nameserver ns2.cliente.com.br

    Ou apontar para um DNS local se existir.

  5. #5

    Padrão

    nao entendi muito bem , mas se vc ja tem 2 hosts configurado certinho os dns e apontados , vc tera que colocar apenas na maquina /etc/hostname onde ta o postfix , lembra-se o nome da maquina tem que bate com o /etc/postfix/main.cf

  6. #6

    Padrão

    Galera o problema ta resolvido o pessoal desse provedor ja configurou o reverso certinho e ta funcionando legal, a minha duvida era em relação se tinha que ser habilitado pelo pessoal do link ou era so criar os arquivos, mas enfim problema resolvido.

    Agora to com o seguinte problema instalei o vacation e quando ativo esse recurso e envio email para caixa do usuario ele retorna o erro abaixo:

    This is the Postfix program at host mail.rsturbo.com.br.

    I'm sorry to have to inform you that your message could not be
    be delivered to one or more recipients. It's attached below.

    For further assistance, please send mail to <postmaster>

    If you do so, please include this problem report. You can
    delete your own text from the attached returned message.

    The Postfix program

    <[email protected]>: host srv3-sao.sao.terraempresas.com.br[200.154.117.76]
    said: 554 <[email protected]>: Relay access denied (in reply to RCPT TO
    command)

    <[email protected]> (expanded from <[email protected]>): host
    srv3-sao.sao.terraempresas.com.br[200.154.117.76] said: 554
    <[email protected]>: Relay access denied (in reply to RCPT TO command)


    Ja adicionei algumas confs no main.cf relacionadas ao relay mas não adiantou o erro persiste em me encomodar !!! hehehe

    Abração

  7. #7

    Padrão

    Amigo vc está tentando para este domínio mesmo ? local.com.br ? ... vc registrou o domínio no REGISTRO.BR ?

    O servidor do terra vai fazer a busca pelo domínio local.com.br o que vai retornar um enderço IP ou não, no seu caso neste erro o terra não faz o relay pra este domínio ... vc tem que usar um domínio verdadeiro com o reverso devidadente configurado.

    abraços...