+ Responder ao Tópico



  1. #1
    rasert
    Visitante

    Padrão Windows Server 2003 vs Red Hat

    Olá.

    Estou cursando ciência da computação, e meu professor de Sistemas Operacionais me pediu para fazer uma pesquisa. Eu tenho que responder a seguinte pergunta:

    "Qual dos dois sistemas operacionais você escolheria para os serviços de autenticação de rede e compartilhamento de arquivos em uma empresa de grande porte? Justifique."

    Bom... no site da Microsoft eu encontrei material sobre as tecnologias utilizadas para autenticação e tal. Mas compartilhamento de arquivos está complicado. E Red Hat então... pior. Alguém sabe me responder essa pergunta ou ao menos sabe onde posso achar material para estudar?

    Desde já agradeço,
    Rasert.

  2. #2

    Padrão

    bom.. tudo depende de conhecer o sistema

    quem trabalha com M$ diz que o samba é até bom sim! mas para ambientes de até 100, 150 funcionários.. além disso a parada desanda..
    (escutei isso tem 2 semanas na empresa)

    quem trabalha com LINUX diz que quem trabalha com M$ não conhece linux o suficiente para realizar configurações de desempenho no samba e na rede
    (isso é o que eu PERCEBO.. porque quem trabalha com linux atualmente não é muito qualificado.. eu VEJO isso na empresa há 4 meses)

    sua pesquisa será basicamente AD M$ x SAMBA+LDAP

    abraços

  3. #3

    Padrão

    Desculpe mas esse teu professor viajou na maionese legal.. pq os dois são excelentes para estes serviços, ai vai depender da forma que a empresa quer e dos profissionais que ela tem pq tanto faz usar um ou outro para fazer estes mesmos serviços o que vai evitar é pagar um bom dinheiro para linceciar um software proprietario no caso o windows 2003. O Red Hat tambem é pago, mas tem outras opções. Cent OS e Fedora.

    Para o linux procure os serviços de LDAP e NSF ou até o samba, vc pode pesquisar com qualquer distribuição linux, não precisa ser Red Hat, basta procurar tem varias, Debian, Slackware, Ubuntu, etc..ou até BSDs como é o FreeBSD no qual eu uso.

    alguns links que pode ajudar..

    NFS - compartilhar diretórios Linux - dicas e tutoriais.
    Ldap

  4. #4

  5. #5
    estanisgeyer
    Visitante

    Padrão

    O problema é que muitos profissionais que vejo por aí tem o seu conhecimento limitado para um tunning nos serviços e falta de conhecimento de normas, RFC's, boas práticas e outras (Vide servidores de emails - quanto problema não se depara todo o dia com terceiros, por questões de falta de conhecimento de RFC's, boas práticas e até configuração básica). Isso é tanto para Windows quanto para Linux. O problema maior é quando o profissional MS Windows acha que é capaz de realizar o serviço no ambiente Linux e se depara com dificuldades, aí vem a desculpa em cima dos softwares abertos, como você mesmo menciona. Samba é flexível, poderoso e confiável. Para autenticação, alem do OpenLDAP, verifique também o Kerberos. Apesar de complicado, é ótimo.

  6. #6
    rasert
    Visitante

    Padrão

    Valeu pelas respostas aí.
    Então... no site da Microsoft eu pude ver que o Windows Server 2003 trabalha coms os seguintes protocolos para autenticação:

    Kerberos V5 -> método padrão de autenticação de redes para serviços.
    SSL/TLS -> protocolo para acesso a servidores web seguros.
    NTLM -> usado quando o cliente ou o servidor usam windows anteriores.
    Digest
    Passport

    Quanto a compartilhamento de arquivos eu ainda não sei qual é o protocolo/tecnologia nem nada. E quanto ao linux? Para autenticação é LDAP, SAMBA e Kerberos. E para compartilhamento de arquivos é NFS. Correto? Tem mais alguma coisa a mencionar? Vou dar uma olhada em cada uma dessas tecnologias e fazer um comparativo.

    Obrigado pelo apoio aí pessoal.
    Rasert.