+ Responder ao Tópico



  1. #1
    rafaellouroreis
    Visitante

    Padrão Clientes bem perto de uma antena Omni

    Olá,

    Quero colocar uma torre com uma antena omnidirecional de 15 dBi ou 8 dBi.
    Só preciso de um alcance curto, porém, terei clientes a menos de 10 metros de distancia.

    Preciso cubrir uma area de uns 150 metros de diametro, porém o que mais interessa são as areas dentro do edificio em frente a torre que irei utilizar. A altura da torre será de mais ou menos uns 6 metros do chão.

    Alguém pode me ajudar e me dizer a melhor maneira de garantir que os clientes pertos tenham um bom sinal. Preciso da omnidirecional para tem 360 graus de angulo, mas nao sei bem como vai funcionar com os clientes bem próximos, tipo 10 metros de distancia.

    Helpem me!!!

    Obrigado.

  2. #2

    Padrão

    Citação Postado originalmente por rafaellouroreis Ver Post
    Olá,

    Quero colocar uma torre com uma antena omnidirecional de 15 dBi ou 8 dBi.
    Só preciso de um alcance curto, porém, terei clientes a menos de 10 metros de distancia.

    Preciso cubrir uma area de uns 150 metros de diametro, porém o que mais interessa são as areas dentro do edificio em frente a torre que irei utilizar. A altura da torre será de mais ou menos uns 6 metros do chão.

    Alguém pode me ajudar e me dizer a melhor maneira de garantir que os clientes pertos tenham um bom sinal. Preciso da omnidirecional para tem 360 graus de angulo, mas nao sei bem como vai funcionar com os clientes bem próximos, tipo 10 metros de distancia.

    Helpem me!!!

    Obrigado.
    cara sua torre so vai ter 6 metros? o ideal é de no minimo 10M
    explica melhor ela tem 6M mas ta em algum lugar alto?
    para clientes proximo como vc diz é melhor usar a de 8 dbi

  3. #3
    rafaellouroreis
    Visitante

    Padrão Antena Omni e clientes pertos

    Cara, posso por a antena a altura que quiser, porém preciso garantir que cliente bem perto, por exemplo, a 10 metros da antena consigam usar. e tbm nao sei ao certo que distancia consigo com o sinal atravez de paredes... o computador mais longe da antena estará a uns 70 metros de distancia, porém entre a antena e o PC terá paredes.. os PC´s vao usar placas de rede sem fios normais PCI. Devo usar sim, a antena de 8dBi, mas o que me podem dizer quanto ao alcance dos clientes dentro do edificio a uns 20 metros da antena e sendo que ao longo dos 70 me~tros do edificio quero garantir rede. Ja agora, o edificio tem uns 70 metros de cumprimwntos por uns 15 de largura e esta a uns 20 metros da antena que quero por....
    cumprimentos

  4. #4

    Arrow Rp

    Cara se for uma antena omni da hyperlink de 15dbi vc vai conseguir um sinal bom sem barreiras a uns 100 metros pegando só com placa de rede pci... recomendo vc a usar um amplificador desses externos com a antena ai sim vc vai ver oq é mandar sinal longe pod ser ate de 1 watt vc vai ter um ótimo desempenho e nao vai intereçar muito as barreiras mas é como o colega falou vc tem q colocar a antena em um lugar alto se nao nada feito não vai conseguir nada de sinal se nao estiver em um lugar limpo e alto. falow..abaço

  5. #5

    Padrão

    Olá Rafael,

    Qual o ângulo que você pretende atender? Pelo que entendi você precisa atender um prédio em frente, seria isso? De repente o ideal seria um Painel Setorial 90º...

    Por favor, não vá na onda de colocar uma Hyperlink de 15dBi com amplificador, você só vai poluir o espectro e atrapalhar mais ainda seu sinal...

    Você pode usar uma omni de 8dBi se precisar atender em 360º ou um painel setorial se for atender 90º, 120º ou 180º pois existem painéis para esses ângulos e vai te dar uma "performance" BEM melhor que uma omni, fora a questão do angulo de 1/2 potência (vertical) ser maior que das omni, você tem o ajuste vertical de tilt da altura dele.

    Espero ter ajudado...

    Abraços,
    Marcelo Piaz Vianna

  6. #6

    Padrão

    Bom dia amigo, respondendo a suas dúvidas, vou expor minha experiência que tive na montagem de um rede Indoor. Antena Omni externa não funcionou nos micros dentro de uma empresa, tive usar um Ap dentro da empresa para que os micros dentro de paredes funcionassem. Essa anteninha que vem nas placas PCI, só funcionam se a CPU estiver emcima de uma mesa, caso contrário o sinal fica fraco.

    Jamais use amplificador, ainda que você tenha um sinal forte, a qualidad do sinal fica ruim, pois terá muito ruido no expectro.

  7. #7
    rafaellouroreis
    Visitante

    Padrão

    Bem, é assim:

    A antena estaria em cima de uma casa , ou seja, ja estaria a uns 3 metros de altura. e tbm levaria em consideração o mastro, ou seja poderis por a antena a uns 10 metros de altura do solo sem problema.

    O que pretendo é que a antena que estaria a uns 10 metros de altura do solo envie sinal para o predia que esta a frente da antena ( estará ) a uma distancia que varia entre 15 metros até uns 60 metros. Ou seja, tenho que ter sinal a 15 metros da antena e até uns 70 metros da antena.

    Os pcs usam a placa PCI e quero usar somente elas, caso nao seja possivel terei que espalhar AP´s pelo edificio.

    os PC´s estão espalhados pelo predio, porém todos as salas que tem pcs possuem janelas com vista aberta para onde poderei por a antena.

    A principio a antena será de 8 dBi, pois pelo que entendi a de 15 dBi teria problema de sombras em pcs muito perto.

    a imagem na esta muito boa, mas é nesse lugar que quero por a rede, detro dos pcs que estão neste predio da direita, cheio de arcos.....ampliem para ver melhor


    http://www.salesianos.pt/images/c_mirandela.gif


    espero ter sido mais claro.. me ajudem...

  8. #8

    Padrão

    muito provável que os pcs dentro do prédio não funcionem bem. Na melhor das hipóteses eles vão receber dados mas não vão enviar. Não creio que vc viesse a ter problemas de sombra.

    Eu aqui dei sorte (ou azar, ainda não sei) com minha omni. Ela irradia perfeitamente em locais pertos da minha torre (35mt). tenho um vizinho cliente meu, ele mora em frente, acho que uns 20mt de distância da minha torre, e sinal perfeito. Quando quero testar alguma coisa, ponho uma direcional NO CHÃO apontada na direção da torre (no chão mesmo, sem tubos para fixação, a grade no chão) e a menos de 15 mt de distância da mesma e o sinal fica perfeito. Mas desconfio de que ela não irradie bem a longas distâncias, algo que ela deveria fazer, pois são, ou deveriam ser 18dbi. Vou ter certeza desse problema agora, pois coloquei um mkt ap na minha torre. Antes usava um ap minúsculo da gilink.