Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Mikrotik - pings com clientes variando muito!

    Bom pessoal,
    Tenho procurado incansavelmente nos últimos dias uma resposta para esse problema. Como meu amigo Google não me ajudou desta vez, tenho esperança de que esse post o faça.

    Tenho um ponto de distribuição onde estava instalado um AP2000 ligado a uma Omini. Devido ao aumento do número de clientes, considerei que este AP2000 já estava sobrecarregado (passava de 50 clientes).Estava observando já em alguns clientes perdas de pacotes. Então resolvi trocá-lo por um mikrotik. Configurei o mesmo como APBridge, seguindo os passos dos diversos manuais disponíveis na rede. O problema é que agora, com o mikrotik, parece que a rede ficou pior do que com o AP2000. Os pings (dos clientes até o rádio) variam muito. Pode-se identificar pings de 1 até 1400ms... E não são em determinadas horas do dia, é exporádico. Tentei traçar uma relação com horas ou número de clientes asssim como tráfego, mas não consegui achar o problema. Li em outro fórum que poderia ser a configuração do ACK Timeout, que fica em "dynamic" como default. Pelo que li, se tiver clientes com sinal ruim, o Mikrotik "tentará estabilizar a rede para eles" e isso pode deixar a rede toda lenta. Entretanto, já altarei o valor do ACK... fiz vários testes, mas continuo tendo problemas... Se alguém tiver alguma idéia do que pode ser, por favor, me ajudem, porque ouço falar tão bem do Mikrotik que não acredito qwue não funcione aqui pra mim!
    Agradeço quem puder me dar uma mão!

  2. #2

    Padrão Trocou por o quê ??

    Man da ai as configurações do seu MK.

    Hardware, placas, antenas, banda que voce ta usando, potencia..

    Vlw.

    to no aguarado.

    Abraços...

  3. #3

    Padrão

    Minhas configurações são as seguintes:
    Mikrotik instalado em um Kodama (KOD-2000)
    2 Cartões Atheros AR5413 (só um está ativado)
    Potência setada em 250Mw (máxima do cartão)
    Ligado a uma Omini Hyperlink (17 db)
    Band setada 2,4(B)
    Canal 11 (tenho outra transmissão em outro ponto da cidade com outro AP2000 setado no canal 11)
    Média de clientes conectados ao Mikrotik - 40
    Tráfego médio: 2Mb

    Se for necessário mais alguma informação é só falar amigo!
    Desde já agradeço a atenção!

    Ps. Não existe outro provedor na ciddade (descartando possiblidade de interferência de outro sistema)

  4. #4

    Padrão Bom Seguinte

    Citação Postado originalmente por ricardofjayme Ver Post
    Minhas configurações são as seguintes:
    Mikrotik instalado em um Kodama (KOD-2000)
    2 Cartões Atheros AR5413 (só um está ativado)
    Potência setada em 250Mw (máxima do cartão)
    Ligado a uma Omini Hyperlink (17 db)
    Band setada 2,4(B)
    Canal 11 (tenho outra transmissão em outro ponto da cidade com outro AP2000 setado no canal 11)
    Média de clientes conectados ao Mikrotik - 40
    Tráfego médio: 2Mb

    Se for necessário mais alguma informação é só falar amigo!
    Desde já agradeço a atenção!

    Ps. Não existe outro provedor na ciddade (descartando possiblidade de interferência de outro sistema)
    Estou operando como Provedor a 1 ano e pouco, começei com MK a 6 meses e ainda aprendo todo dia. Lendo, Testando, experimentando..

    Uma das coisa que me equivoquei, é com a tal da potência.

    aqui usava 2.4 B e G. quando tinha muitos clientes conectados era uma dalada de velocidades..

    ai dando uma pesquisada nos MK´s de alguns amigos, vi que operavão somente em banda B, bom vou testar, mudei para somente banda B, cara melhorou bastante, ficou mais tranquilo para as plaquinhas AG530 que uso, agora chega a ter 25 clientes on line se vai olhar la ta todo mundo a 11, show de bola..

    outra coisa foi ir diminuindo a potencia tanto nos radio como nos clientes..

    Por default tava usando 23 no MK o que se ñão me engano eh equivalente a 200Mw, baixei pra 21.

    de imediato pude notar que alguns clientes que estavam com sinal -90 cairam pra -80 ou ateh - 70.

    agora to fazendo os seguintes testes, reduzindo os ap´s dos clientes de 200Mw para 150Mw, olha a coisa so tem melhorado, e minhas antenas são de apenas 12 dbi..

    Espero poder ter ajudado..

    Se alguem puder opinar..

    Agurado comentários..
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Clique na imagem para uma versão maior

Nome:	         MK01.JPG
Visualizações:	254
Tamanho: 	87,5 KB
ID:      	1082  

  5. #5

    Padrão

    Opa amigo, agradeço pelas dicas!
    Pela sua experiência, se eu colocar uns 150mW de potência de saída, qual distência eu conseguiri atingir (em campo aberto, sem barreiras)?

  6. #6

    Padrão ...

    Citação Postado originalmente por ricardofjayme Ver Post
    Opa amigo, agradeço pelas dicas!
    Pela sua experiência, se eu colocar uns 150mW de potência de saída, qual distência eu conseguiri atingir (em campo aberto, sem barreiras)?

    Clientes a 8 KM..

    Mas acho que vai mais longe, é que meu cliente mais distante é este...

    Abraços..

  7. #7

    Padrão

    Blza amigo.
    Vou ver se faço mais alguns testes, se diminuo o a potência ou coisa assim!
    Obrigado!
    Se alguém tiver mais alguma dica... por favor...

  8. #8

    Padrão

    Ricado,
    acho que não colocou nenhuma regra de forward (pacotes que passam pelo MKT). Na maioria das vezes, filtrando pacotes de Netbios, Virus, etc, conseguimos uma latência muito menor, em função de pacotes por segundo trafegando na Interface, uma vez que colocou a mesma quantidade de clientes e um só cartão. Isso não é tao ruim, desde que controle os pacotes FORWARD. Tenho um cliente (Provedor), que chega a 110 clientes em 1 só cartão e 1 Omni. Mas as regras de FIREWALL FILTER dele é bem completa, inclusive com numero de conexões limitadas...
    []´s

  9. #9

    Padrão

    Opa Breno,
    Só tenho uma dúvida... atrás do mikroti eu tenho um servidor que controla banda, login e até tráfego p2p.. na verdade o meu mikrotik serve só como um ap transparente... mesmo assim vc acha que seria interessante ativar essas regras de FIREWALL FILTER ?
    Valeu amigo!
    Abs!

  10. #10

    Padrão

    Claro,
    tudo que passa pelo Mikrotik, pode e deve ser controlado, através de regras de FORWARD, bem como por segurança o INPUT também, aliás é por isso que é um dos melhores roteadores. C fosse só pra passar TUDO em bridge, era mais barato colocar um Cisco Aironet 1300.. rsrs

  11. #11

    Padrão

    Ok amigo! Valeu pela dica. Se não for abusar muito.. rs.. vc tem algum post para me recomendar onde possa aprender mais sobre essas regras?
    Brigadão!
    Abs

  12. #12

    Padrão

    Olha, tem um Mikrotik no ar para exemplo:
    host: demo2.mt.lv
    Usuário: demo
    Senha: (em branco)
    Vc vai ver as regras que deve ser colocadas pra Input e forward...
    Abraço

  13. #13

    Padrão

    Ok amigo! Obrigado, vou dar uma olhada... onde acho exatamente as regras?

  14. #14

    Padrão

    Olá Ricardo, estou com o mesmo problema, ou seja, resposta alta nos clientes. Todos eles estão com um ótimo nível de sinal mas a navegação deles muito ruim. Eu tambem estou usando um KOD-2000 como vc e tambem está configurado como AP-BRIDGE e sem nenhuma outra configuração, pois tenho um servidor atrás dele que controlo banda e autenticação dos clientes. Após vários testes constatei que parece ser algo referente ao cartão não suportar tráfego acima de 2 Mbps, pois antes desse valor o rádio se comporta normalmente. Inclusive o uso do CPU mesmo com muitos clientes é bem baixo, próximo dos 25%. Mas também vou seguir a dica do colega Breno, pois realmente com tantas outras funções no mikrotik não podemos deixa-lo apenas by-passando os clientes.
    Abs

  15. #15

    Padrão

    Bom amigo... se vc encontrar uma solução, compartilhe, pq eu to quase desistindo... rs.. Muito estranho, optei pelo Mk por ser um ap mais robusto... minha idéia era reduzir o nº de perdas e de ms nos pings... tá ocorrendo td contrário.... o engraçado é que sinal não é mesmo... visto que várias vezes estou ao lado dele na torre com meu laptop e os pings começam a ficar altos... será que pode ser o modelo do cartão...? Mas aí seria sacanagem os caras fabricarem um com tão pouca capacidade de transmissão.. aff... O que me deixa mais curioso, é que se fosse alguma configuração com certeza alguém do Fórum já teria descoberto e postado... mas o que vejo são várias pessoas com o mesmo tipo de problema... e todo mundo pede para verificar cabos... conectores e etc... eu ainda nao vi nenhum tópico desse tipo de problema com uma solução.. é muito esquisito...
    Bem, qq coisa que descobrir vc posta por favor, farei o mesmo!
    Brigadão pela atenção!
    Abs

  16. #16

    Padrão

    no cliente vc pode usar 100mw .. 63 mw tranquilo

  17. #17

    Padrão

    Ok amigo, mas nao entendi bem.... vc acha que pode ser a potência dos clientes que pode estar atrapalhando todoa a minha rede wireless do Mk?

  18. #18

    Padrão

    Ricardo,
    faça um pequeno teste. Crie um IP com máscara /29 ou até /30 mesmo. Por exemplo 192.168.1.1/30 na Interface wlan1.... coloca em um cliente seu o IP 192.168.1.2, mascara 255.255.255.252 e gateway 192.168.1.1, e faz o teste de Ping pro gateway dele. Pq se o ping ficar baixo, já isolamos uma boa parte de possíveis problemas. OBS: se quiser q esse cliente navegue, tem q fazer o NAT ok...
    Aguardo retorno..

  19. #19

    Padrão

    Opa Breno,
    Até tentei para verificar, mas parece que os pings continuam variando.... é que é difícil, pq tem horas que pinga bem mesmo... mas tem horas que fica feio... e não é interferência como já disse, pq fico com o note ao lado do mikrotik e mesmo assim varia. Vou deixar a rede configurada e testar em vários momentos do dia, Reporto aqui os resultados!
    Obrigado mais uma vez!
    Abs

  20. #20

    Padrão

    Bom Breno, seguinte:
    Imagino que o que a idéia do seui teste seja avaliar as condiçõs de ping até o cartão do MK... sem passar por mais nada... é isso mesmo? Pq aqui eu estou usando ele, como já disse, só como um apbridge, totalmente transparente. Então as interfaces de rede dele estão configiradas com ips na classe 10.0.0.0, que onde eu coloco todos os meus aps.... diferente dos clientes, os quais cada um tem uma subrede com máscara 255.255.255.252.... Mas para testar, eu já tinha colocado no meu note um ip nessa classe 10.0.0.0... e mesmo assim pingava alto... tanto com o cartão.. qnt com a eth.. qnt com o que tava atrás do Mk... lembrando que isso estando do lado do Mk.... Agora não sei.. posso ter entendido errado a idéia do seu teste... rs.. era isso mesmo que vc queria saber?
    Brigadão por enquanto...
    Continuo na luta ..
    Abs