+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão UpGrade no provedor. O que usar? Onde Comprar?

    Boa noite pessoal,

    Tenho um provedor em Brasília, porém estou pretendendo dar um "PAN" nele, se éh que vc´s me entendem... quero fazer um up grade, trocar antenas e melhorar o link com as repetidoras.

    Por enquanto sou pequeno, tenho poucos clientes, mas quero melhorar o provedor antes que seja necessário.

    Hoje tenho a seguinte configuração:

    Servidor MK gerenciando todo o provedor.

    Base: 6 Antenas de Grade Aquario com Edimax em modo AP
    1 Antena Omni (by Stanley , desenvolvida por mim)

    Meu funcionamento hoje é o seguinte, tenho 3 Repetidoras, cada repetidora com Uma antena de Grade e uma Omni, ambos com Edimax ou Ovislink.

    Minha nova idéia é a seguinte, quero substituir as algumas antenas de grade por paineis setoriais, colocar 4 Setoriais de 90º ou 3 de 120º, essa é uma de minhas dúvidas.
    Outra coisa, um provedor aqui da minha cidade utiliza 3 de 120º com amplificador de 1W, ai está a minha outra dúvida, será se vou ter problemas ou causar algum problema colocando, de acordo com o que verifiquei ele utiliza uma antena vendida por esse cara aqui... Willbug
    Paresse que esse tal de Williams saca um pouco... ele indica colocar amplicadores nas antenas deles...

    Bom indo meu objetivo, quero melhorar meus links, com antenas setoriais, queria saber qual utilizar, quanto ao link com as repetidoras está ok, porem preciso montar uma repetidora mais distante, queria saber o que seria indicado, ainda não testei as antenas de grade com o edimax, mas acho q vou ter problemas com a qualidade do link, nesse site que passei o link ele aconselha a utilizar antenas OMNI 5.8 para comunicar com as Repetidoras, será se funciona bem, ou seria melhor utilizar antenas Direcionais?

    Galera me da esse Help ai vai... quero tentar não errar na compra para não perder dinheiro...

    Grato pela atenção de todos e desculpe pelo livro que escrevi heheheh...

    Stanley Leal
    [email protected] - msn
    61 8429-0789
    3487-3487

  2. #2
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Cara, de maneira alguma querendo desmerecer essa fonte que vc citou, nem cheguei a clicar no link, mas... recomendar uso de amplificador é abominável... Aumenta a potência, mas aumenta também o ruído, aumentando dessa forma a interferência e poluindo o espectro do local.

    A melhor escolha, sem sombra de dúvidas, são antenas setoriais em 2.4 Ghz, e montando os ponto a ponto entre as torres em 5.8 Ghz com antenas direcionais... Pra tudo isso, o melhor custo-benefício é usar Mikrotik, sem sombras de dúvidas.

    Antenas Setoriais da TSM ou Hyperlink, placas para as setorias Dlink G510 e pra ponto a ponto em 5.8 Dlink AG530... Aí fica minha sugestão!

  3. #3

    Padrão

    Seguindo a idéia do xandemartini, acrescenta um myauth para gerenciar tudo (proxy, hotspot, cadastro de clientes e etc) e fica excelente.

  4. #4

    Padrão

    Caro XANDEMARTINI, realmente concordo com vc... mas o que ele se refere quanto ao amplificador é colocar um amplificador, antes de um SPLLINTER (DIVISOR) para 3 antenas SETORIAIS de 120º, essa é a idéia do amplificador, uma vez q o divisor iria dar perda.
    Parece que esse cara entende bastante, ele é físico, tanto que uma das antenas do Robô Spirit que está em Marte foi baseada no projeto dele, a NASA utilisou os princípios que ele usa.

    Dê uma olhadinha na pagina dele... acho q não custa nada...

    Se alguém quiser adicionar no msn é legal para trocar idéias e experiências... e tirar minhas dúvidas hehehehhe....

    Stanley Leal
    [email protected] - msn
    61 8429-0789
    3487-3487

  5. #5
    Moderador Avatar de xandemartini
    Ingresso
    Nov 2005
    Localização
    Espumoso, Brazil
    Posts
    2.405
    Posts de Blog
    1

    Padrão

    Citação Postado originalmente por stanleyleal Ver Post
    Caro XANDEMARTINI, realmente concordo com vc... mas o que ele se refere quanto ao amplificador é colocar um amplificador, antes de um SPLLINTER (DIVISOR) para 3 antenas SETORIAIS de 120º, essa é a idéia do amplificador, uma vez q o divisor iria dar perda.
    Parece que esse cara entende bastante, ele é físico, tanto que uma das antenas do Robô Spirit que está em Marte foi baseada no projeto dele, a NASA utilisou os princípios que ele usa.

    Dê uma olhadinha na pagina dele... acho q não custa nada...

    Se alguém quiser adicionar no msn é legal para trocar idéias e experiências... e tirar minhas dúvidas hehehehhe....

    Stanley Leal
    [email protected] - msn
    61 8429-0789
    3487-3487
    Nesse caso concordo, aliás, esta é maneira certa de se usar esses amplificadores, pra isso que eles foram criados, compensar a perca com cabos ou divisores...

  6. #6

    Padrão

    A propósito, se não me engano o uso de amplificadores não é permitido pela Anatel.

  7. #7
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jpjust Ver Post
    A propósito, se não me engano o uso de amplificadores não é permitido pela Anatel.
    Se a Anatel não está fiscalizando o quintal dela, imagina o resto do Brasil.... É salve-se quem puder!

  8. #8

    Padrão

    pega o endereço no site desses caras que falou pra colocar amp de 1w e manda prender.

    jpjust,

    É proibido sim, amp é para quem não sabe nada de wireless.

  9. #9
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por stanleyleal Ver Post
    Caro XANDEMARTINI, realmente concordo com vc... mas o que ele se refere quanto ao amplificador é colocar um amplificador, antes de um SPLLINTER (DIVISOR) para 3 antenas SETORIAIS de 120º, essa é a idéia do amplificador, uma vez q o divisor iria dar perda.
    Parece que esse cara entende bastante, ele é físico, tanto que uma das antenas do Robô Spirit que está em Marte foi baseada no projeto dele, a NASA utilisou os princípios que ele usa.

    Dê uma olhadinha na pagina dele... acho q não custa nada...

    Se alguém quiser adicionar no msn é legal para trocar idéias e experiências... e tirar minhas dúvidas hehehehhe....

    Stanley Leal
    [email protected] - msn
    61 8429-0789
    3487-3487
    Pelo que vi as antenas que menciona utilizada em Marte, pela NASA, são baseadas no projeto Wave Guide, do Trevor Marshall, este sim uma "assumidade" em termos de antenas.

    TREVOR MARSHALL - Slotted Waveguide 802.11b WLAN antennas

  10. #10

    Padrão

    Brasilia foi o primeiro LACRE que a ANATEL tornou publico com direito até TV GLOBO se liga ai maninho

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jpjust Ver Post
    A propósito, se não me engano o uso de amplificadores não é permitido pela Anatel.
    é permitido até 1w

    Stanley Leal
    [email protected] - msn
    61 8429-0789
    3487-3487

  12. #12
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por stanleyleal Ver Post
    é permitido até 1w

    Stanley Leal
    [email protected] - msn
    61 8429-0789
    3487-3487
    Se a cidade possuir 500k hab ou mais, estações acima de 400mW precisam de licenciamento na frequencia 2.4 GHz.