Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Sistema de autenticação e controle de Provedor

    Olá pessoal,

    Estou tomando a inciativa de desenvolver um sistema free para autenticação e controle financeiro de provedor de internet wireless.

    A ideia básica é que o sistema trabalhe com o mikrotik como uma solução de autenticação radius onde possa ser concentrada a autenticação dos clientes conectados a vários APS mantendo um cadastro completo, bem como o todo controle financeiro, pretendo também implantar uma central onde o cliente receba notícias e controle sua conta.

    Como não tenho muita prática em linux montei um servidor com o kurumin 7 e instalei o radius+apache2+mysql

    No primeiro momento vou comerçar fazer os primeiros testes referente a estrutura da base de dados e a comunicação com o mikrotik

    depois gostaria de contar com a colaboração de todos para que possa montar um servidor linux enxuto onde tenha apenas o essencial para o funcionamento do sistema.

    Em seguida será a faze onde preciso ainda mais da colaboração de todos que será o desenvolvimento dos scrips em php

    Ficarei responsável pela operação direta neste servidor, e postarei todas as alterações de forma a podermos construir um wiki ou uma iso no final.

    Conto com vcs

  2. #2
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por JHONNE Ver Post
    Olá pessoal,

    Estou tomando a inciativa de desenvolver um sistema free para autenticação e controle financeiro de provedor de internet wireless.

    A ideia básica é que o sistema trabalhe com o mikrotik como uma solução de autenticação radius onde possa ser concentrada a autenticação dos clientes conectados a vários APS mantendo um cadastro completo, bem como o todo controle financeiro, pretendo também implantar uma central onde o cliente receba notícias e controle sua conta.

    Como não tenho muita prática em linux montei um servidor com o kurumin 7 e instalei o radius+apache2+mysql

    No primeiro momento vou comerçar fazer os primeiros testes referente a estrutura da base de dados e a comunicação com o mikrotik

    depois gostaria de contar com a colaboração de todos para que possa montar um servidor linux enxuto onde tenha apenas o essencial para o funcionamento do sistema.

    Em seguida será a faze onde preciso ainda mais da colaboração de todos que será o desenvolvimento dos scrips em php

    Ficarei responsável pela operação direta neste servidor, e postarei todas as alterações de forma a podermos construir um wiki ou uma iso no final.

    Conto com vcs
    Caso precise ajuda com o Linux, pois PHP não é minha praia, só organizarmos como seria.

    Contate-me em PVT e assim que chegarmos a uma conclusão sobre o que fazer e como fazer continuamos aqui.

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por sergio Ver Post
    Caso precise ajuda com o Linux, pois PHP não é minha praia, só organizarmos como seria.

    Contate-me em PVT e assim que chegarmos a uma conclusão sobre o que fazer e como fazer continuamos aqui.
    Claro sérgio,

    Preciso sim, como já disse preciso montar um servidor enxuto com apenas o essencial ao funcionamento do sistema, mas gostaria que tudo isso pudesse ficar a disposição do pessoal do forum. Vou criar um msn somente pra essa finalidade e posto aki tb.

  4. #4

  5. #5

    Padrão

    Oba!

    consegui fazer o mikrotik autenticar na base padrão do radius, acho que as coisas tão indo mto bem, percebi que com a base padrão posso implementar vários parâmetros como controle de banda, amararrar o ip ao mac, entre outros! Estou bastante empolgado! To agora alterando a base de dados de forma que ela possa armazenar os dados cadastrais completos dos clientes e também o controle fiananceiro
    Última edição por JHONNE; 05-09-2007 às 22:48.

  6. #6

    Padrão

    E ai, quer ajuda? PHP não conheço, mas de sql sim, se for usar em linux. A base tem de ser enxuta, para não ter informações desnecessárias ou soltas. O maior problema do linux controlar a banda quando se usa proxy é o upload, que não é bem gerenciado, nem pelo cbq e nem pelo bandlimit. Uso aqui o MK e o star-os, que ao contrário que dizem aqui no fórum, não tive problemas nunca com ele, mas to dentro, e aproveitando, bem perto, quase vizinhos. Eu estou na maior luta aqui é de ter um MRTG para cada cliente, assim ele sabe como está sendo usada a net dele.
    Última edição por igorallan; 06-09-2007 às 01:23.

  7. #7

    Padrão

    em vez de desenvolver um sistema do zero, porque ão pega o SAGU-Pro e faça adaptações??

  8. #8

    Padrão Estrutura de dados

    Toda ajuda é bem vinda!

    Quanto a estrutura da base de dados, to fazendo um modelo, assim que conluir eu posto aki no forum com detalhes sobre tabelas e campos, assim o amigo Igorllan e outros poderam sugerir as devidas alterações


    Quanto a ideia de desenvolver em cima de um sistema que já existe, não acho que valha a pena, principalmente porque o sistema é de propriedade de terceiros e o objetivo é ser free.

  9. #9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por lucianogf Ver Post
    em vez de desenvolver um sistema do zero, porque ão pega o SAGU-Pro e faça adaptações??
    Desculpe Luciano, não conhecia o projeto SAGU-Pro, acho que é isso mesmo que nós estamos querendo, vou dar uma olhada e ver o que é mais viável


    Link para o SAGU-PRO SAGU-PRO | GULBF
    Última edição por JHONNE; 06-09-2007 às 07:18.

  10. #10

    Padrão

    Olá pessoal,


    Conheci o projeto SAGU-Pro, no entanto, decedi continuar com o desenvolvimento do sistema do zero, visto que o SAGU-PRO não utiliza base de dados mysql e nem se autentica por radius, ficaria mais complicado utilizá-lo em conjunto com o Mikrotik.

  11. #11

    Padrão

    Citação Postado originalmente por igorallan Ver Post
    E ai, quer ajuda? PHP não conheço, mas de sql sim, se for usar em linux. A base tem de ser enxuta, para não ter informações desnecessárias ou soltas. O maior problema do linux controlar a banda quando se usa proxy é o upload, que não é bem gerenciado, nem pelo cbq e nem pelo bandlimit. Uso aqui o MK e o star-os, que ao contrário que dizem aqui no fórum, não tive problemas nunca com ele, mas to dentro, e aproveitando, bem perto, quase vizinhos. Eu estou na maior luta aqui é de ter um MRTG para cada cliente, assim ele sabe como está sendo usada a net dele.
    Uso myauth aqui e ele faz este trabalho em rrdtools. Talvez com rrdtools seja mais fácil de fazer o que vc deseja.

    Citação Postado originalmente por lucianogf Ver Post
    em vez de desenvolver um sistema do zero, porque ão pega o SAGU-Pro e faça adaptações??
    Gostei da idéia, acho que dá p/ aproveitar bastante coisa.

  12. #12

    Padrão oxente

    Antoni, num leva a mal mas rrdtool num e pra graficos?
    Jhome, a questão de banco de dados e mais facil migrar do que criar do zero, sem contar que sql não tem segredos.
    Se esse projeto num fo mais uma furada tipo quando o negocio ta anando o nego pula fora eu to fora, mas se for coisa seria to dentro.
    aqui eu sou bombril, sheel script, php, java, sapato pra galinha, bainha pra foice apontado de xifre tem tudo

  13. #13

    Padrão

    Tenho uma ferramenta CASE que pode auxiliá-lo na construção da base de dados. Se quiser disponibilizo via link e vc baixa de minha página.

  14. #14

    Padrão

    Ola amigo... nossa empresa aqui contratoui um programador para fazer pra gente um programa similar... com essas funcoes... se precisar de algo... temos um designer que pode fazer a parte grafica do programa... e php tb... se precisar de algo da programacao vejo com o cara... enfim... o projeto que tu ta iniciando é o que uma grande maioria aqui no forum aguarda... uma solucao opensource que seja bem funcional.

    Abraco.
    Glauber Mattar

  15. #15

  16. #16

    Padrão

    Citação Postado originalmente por igorallan Ver Post
    Tenho uma ferramenta CASE que pode auxiliá-lo na construção da base de dados. Se quiser disponibilizo via link e vc baixa de minha página.
    posta o link ai


    Dps que fiz o testes de conexão Mikrotik no radius, todos com sucesso, to tentando baixar uma versão mais enxuta do linux para ficar definitivamente no servidor. tentei instalar o slack 10.1 mas não consegui, acho que foi porque meu hd é SATA.

    Amanha espero ta com o servidor funcionando novamente com uma versão estável e enxuta do linux para continuar com o projeto, enquanto isso to estudando PHP.

    Antes de apagar tudo do servidor fiz testes tb usando o Dial-up admin, funfou blz, mas quando tentei decifrar o código php, a coisa ficou preta

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por tianguapontocom Ver Post
    Antoni, num leva a mal mas rrdtool num e pra graficos?
    Jhome, a questão de banco de dados e mais facil migrar do que criar do zero, sem contar que sql não tem segredos.
    Se esse projeto num fo mais uma furada tipo quando o negocio ta anando o nego pula fora eu to fora, mas se for coisa seria to dentro.
    aqui eu sou bombril, sheel script, php, java, sapato pra galinha, bainha pra foice apontado de xifre tem tudo
    O mrtg é p/ gráfico tbém...

  18. #18

    Padrão

    Se precisar de uma ajuda no PHP estou a disposicao... um site bom pra vc comecar e o PHPmania.org Comunidade PHP Brasil.. qualquer coisa meu msn e [email protected]
    Abracos

  19. #19

    Padrão

    o link é www.idmtc.com.br/downloads/case.rar
    É uma ferramenta de analise de dados excelente, verificando tudo, desde inconsistencias no banco até sugerindo melhoras. Bem o slack não usa o sistema de arquivos ext3 e sim ReiserFS e a instalação é diferente do FC, RH, Kurumin .... Já instalei alguns e posso ajudar

  20. #20

    Padrão

    Citação Postado originalmente por igorallan Ver Post
    o link é www.idmtc.com.br/downloads/case.rar
    É uma ferramenta de analise de dados excelente, verificando tudo, desde inconsistencias no banco até sugerindo melhoras. Bem o slack não usa o sistema de arquivos ext3 e sim ReiserFS e a instalação é diferente do FC, RH, Kurumin .... Já instalei alguns e posso ajudar
    Decedi usar mesmo Kurumin 7, por ser baseado em debian, ficou muito fácil instalar tudo que eu queria e configuar o radius. To passando o feriado fazendo diversos testes!