+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Question Mk como voip interno

    Venho mais uma vez solicitar a ajuda da galera,

    No MK em IP/TELEPHONY como faço para fazer o MK funcionar como servidor Voip, já tentei de todas as maneiras e nada na verdade preciso que ele funcione apenas com ATA ou softfone para conversar na rede interna mesmo não vou precisar usar linhas externas. A minha máquina é um PC comum mesmo com o mk instalado nele sem placas PCI uso AP4000. Já lí tudo que é de tipo de manual e nenhum é claro para explicar se preciso de placas de expansão ou se funciona mesmo com a configuração básica de servidor intreno de SIP.

    Grato,

    Dennis Felipe

  2. #2

    Padrão

    ta mas vc tem que placa para voip no seu mikrotik? pq é pra isso que essa opção serve, vc instala uma placa fxs ou fxo.

  3. #3

    Question AS placas

    Citação Postado originalmente por jhonnyp Ver Post
    ta mas vc tem que placa para voip no seu mikrotik? pq é pra isso que essa opção serve, vc instala uma placa fxs ou fxo.
    Bem a placa eu não tenho mais aqcredito que ele deveria interligar dois Voips apenas para falar interno e isso que tentei fazer e não consegui por não ser muito bem explicado no manual do MK. Essa é exatamente a minha dúvida, eu consigo fazer funcionar apenas ponto a ponto dois softfones na minha rede interna ou vou precisar da placa ??

    Grato,

    Dennis Felipe

  4. #4
    xargs -n 1 kill -9 Avatar de sergio
    Ingresso
    Jan 2004
    Localização
    Capital do Triângulo
    Posts
    5.201
    Posts de Blog
    9

    Padrão

    Citação Postado originalmente por dennisfelipe Ver Post
    Bem a placa eu não tenho mais aqcredito que ele deveria interligar dois Voips apenas para falar interno e isso que tentei fazer e não consegui por não ser muito bem explicado no manual do MK. Essa é exatamente a minha dúvida, eu consigo fazer funcionar apenas ponto a ponto dois softfones na minha rede interna ou vou precisar da placa ??

    Grato,

    Dennis Felipe
    Summary

    The MikroTik RouterOS IP Telephony feature enables Voice over IP (VoIP) communications using routers equipped with the following voice port hardware:

    * Quicknet LineJACK or PhoneJACK analog telephony cards
    * ISDN cards
    * Voicetronix OpenLine4 (was V4PCI) - 4 analog telephone lines cards
    * Zaptel Wildcard X100P IP telephony card - 1 analog telephone line

    Ou seja precisa usar um desses equipamentos ai em cima ou algum outro compatível, que não esteja na lista.

  5. #5

    Padrão

    se o que vc esta tentando fazer for, usar 2 atas para um falar com o outro, dai da sim, basta que haja comunição de rede entre esses dois atas, mas dai nada tem haver com a parte ip telephony, isso é uma função do ATA mesmo, basta que estejam na mesma rede e o acesso um ao outro permitido. ou seja o forward habilitado, ou alguma regra habilitando essa comunicação.