+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Smile Repassar MAC individualmente para provedor em um condominio

    Olá pessoal ...
    Estou com uma dúvida e como estou começando certamente vocês podem me ajudar. Tenho um AP Mikrotik e em um condominio, um rádio G220 recebendo o sinal e um SENAO transmitindo interno. Gostaria de saber se tem como fazer os clientes que estão conectados no SENAO passem pelo G220 e cheguem ao AP da torre (mikrotik) cada um com seu respectivo MAC, como se fosse cada um com sua antena. Desde já agradeço a todos. Obrigado!

  2. #2

    Padrão

    Olá !!


    Fácil!
    Coloque o ap em modo bridge, e vá liberando no mk mac por mac, é assim que uso.

    Quando o ap está em bridget ele faz parte da rede e terá que ter um ip para ele, mas esse ip não navegará,o ip do ap só servirá para acesso ao mesmo (como o do modem) dessa forma o ap só serve de passagem para todos os clientes, então eles são cadastrados mac por mac no mk.


    Abração.

  3. #3

  4. #4

    Padrão

    isso ae, coloca o SENAO como bridge, o G220 como AP WDS e o mikrotik AP com APBridge. Creio que isso resolva seu problema!!


    Sem mais,




    Jeferson Soares
    IT Manager

  5. #5

    Padrão no meu nao deu certo

    opa lendo aki sua pergunta... kara aconteceu uma coisa parecida comigo, e foi um trabalhão pra descobrir, eu tenho uma repetidora e nessa repetidora tem uns 5 clientes apenas, para eles acessar o servidor e navegar tinha q ta cadastrado o mac dos clientes com seu ip, mas assim nao funciona to tendo q colocar o mac do ap q faz bridge. tem alguma solucao ai pra funcionar pelo mac dos clientes


    repetidora
    < ap-cliente (esse é o mac q os clientes estao usando) ---- ap >

    valew

  6. #6

    Smile

    e ai galera ...
    então ...
    O mk está conectado em um setor e nesse setor q tenho q conectar o G220 ...
    Tentei colocar o G220 em WDS com o MAC do MK e o SENAO como bridge ...
    E no mk criei um WDS com o MAC do G220 nesta interface wlan... só q eles não fecham conexão ... talves eu possa ter configurado de maneiro incorreta ... vou tentar alterar as configurações e ver o que dá ...rs
    Tenho uns 17 clientes neste setor e agora preciso conectar este condominio com mais 16 .. todos conectados sem fio ao SENAO ...

    Fiz em bridge só q apenas um MAC era repassado ... Vlw galera rsrs to apanhando mas vou aprender ..rs abraços a todos .. obrigado a todos até agora ... =D

  7. #7

    Padrão

    vc usa o ap com controle de acesso por mac?

  8. #8

    Padrão Estou com o mesmo Problema galera...

    Tenho algumas repetidoras usando G120 como cliente ligado num senao... onde o G120 recebe o sinal de uma outra antena qualquer e o senao retransmite. so que no meu servidor vejo os clientes conectados mas sempre aparece o mac do ap cliente G120. ele esta em modo cliente e o senao em modo ap.
    Pergunta: como configuro para no meu servidor enxergar o mac dos clientes ligados no senao...
    Desde ja fico Grado pela ajuda...

  9. #9

    Smile

    Olá pessoal!!


    Vou tentar ser bem claro e me fazer entender para que vocês possam resolver isso...

    O Access point da zinwel por exemplo (que são os mais populares) não repasam o MAC da placa de rede do seu cliente estando em modo cliente, o que aconteçe é que se você deixar o ap em modo cliente ele só repassará a sua base,(torre principal) um MAC só, o do próprio AP.

    O que vocês tem que fazer é colocar o AP em modo de operação (BRIDGET) e selecionar ao invéz de (CLIENTE), selecionar (AP+WDS) isso para o acess point que você está instalando como repetidor.

    Agora para que funcione corretamente os dois AP"S (o da sua torre principal) e o que você quer colocar como repetidor precisam estar em AP+WDS.

    Você poderia me perguntar, (mas eu terei que mudar a configuração do AP da minha torre? SIM! Você tem que mudar, mas isso não acarretará em nenhuma mudança nas configurações de seus clientes o AP de sua base principal funcionará do mesmo jeito mas agora com a função WDS adicionada.

    Vá nas função WDS do seu AP principal e adicione o MAC do outro AP (repetidor), e vá também na função WDS do seu AP repetidor e adicione o MAC do seu AP principal, dessa forma um access point se conectará no outro assim que se enchergarem (o sinal de um estiver ao alcançe do outro).

    Você também precisa dar um IP a esse AP mas o detalhe é que esse ip não navegará, ele só servirá para que você tenha acesso ao AP para poder configurar os MAC'S dos seus clientes.

    Por exemplo, na minha rede tenho 4 AP'S como repetidor, o meu primeiro ip dos clientes é 172.128.254.98, uso a mascara 255.255.255.0 então o que fiz coloquei os quatro AP'S nos ip's 172.128.254.2 a 172.128.254.5, como já disse esses ip's dos AP'S não navegam servem apenas para ter acesso ao mesmo, por que o access point agora será como um cliente, fará parte da rede. (MAS O IP É SÓ PARA TER ACESSO AO MESMO).

    Agora você poderia perguntar, então se o ip do AP não navega como ele irá transmitir e receber o sinal?

    Vou tentar explicar de uma forma bem simples...Quando você coloca o AP em modo WDS (digamos que ele cria um canal de comunicação entre eles) (fechado) que está fora das regras e classe de ip's.

    Eles terão toda a banda da rede ligadas entre eles, mas não se preocupe que isso é um canal fechado, e mesmo que alguém clone o MAC do AP ele não conseguirá navegar na velocidade total de sua rede, aliás ele nem navegará por que o IP do access point você setará no microtik como 1k, ou 10k, e quando você precisar ter acesso a ele você mude a velocidade para sem limite, e depois volte a 1k, essa velocidade de 1k não influenciará em nada na navegação do outro AP (repetidor)por que como já disse ele em WDS navega em um canal fechado entre os dois AP'S.


    Espero ter ajudado a muitos...

    Abraçãop e bom dia a todos.

  10. #10

    Padrão

    Valeu irmao... ajudou muito sim, mas me diz uma coisa, colocando o ap da minha torre principal em ap wds , uso um mikrotik, esse cartao perdera potencia, ou algo assim....
    desde ja obrigado...

    Citação Postado originalmente por Roberto21 Ver Post
    Olá pessoal!!


    Vou tentar ser bem claro e me fazer entender para que vocês possam resolver isso...

    O Access point da zinwel por exemplo (que são os mais populares) não repasam o MAC da placa de rede do seu cliente estando em modo cliente, o que aconteçe é que se você deixar o ap em modo cliente ele só repassará a sua base,(torre principal) um MAC só, o do próprio AP.

    O que vocês tem que fazer é colocar o AP em modo de operação (BRIDGET) e selecionar ao invéz de (CLIENTE), selecionar (AP+WDS) isso para o acess point que você está instalando como repetidor.

    Agora para que funcione corretamente os dois AP"S (o da sua torre principal) e o que você quer colocar como repetidor precisam estar em AP+WDS.

    Você poderia me perguntar, (mas eu terei que mudar a configuração do AP da minha torre? SIM! Você tem que mudar, mas isso não acarretará em nenhuma mudança nas configurações de seus clientes o AP de sua base principal funcionará do mesmo jeito mas agora com a função WDS adicionada.

    Vá nas função WDS do seu AP principal e adicione o MAC do outro AP (repetidor), e vá também na função WDS do seu AP repetidor e adicione o MAC do seu AP principal, dessa forma um access point se conectará no outro assim que se enchergarem (o sinal de um estiver ao alcançe do outro).

    Você também precisa dar um IP a esse AP mas o detalhe é que esse ip não navegará, ele só servirá para que você tenha acesso ao AP para poder configurar os MAC'S dos seus clientes.

    Por exemplo, na minha rede tenho 4 AP'S como repetidor, o meu primeiro ip dos clientes é 172.128.254.98, uso a mascara 255.255.255.0 então o que fiz coloquei os quatro AP'S nos ip's 172.128.254.2 a 172.128.254.5, como já disse esses ip's dos AP'S não navegam servem apenas para ter acesso ao mesmo, por que o access point agora será como um cliente, fará parte da rede. (MAS O IP É SÓ PARA TER ACESSO AO MESMO).

    Agora você poderia perguntar, então se o ip do AP não navega como ele irá transmitir e receber o sinal?

    Vou tentar explicar de uma forma bem simples...Quando você coloca o AP em modo WDS (digamos que ele cria um canal de comunicação entre eles) (fechado) que está fora das regras e classe de ip's.

    Eles terão toda a banda da rede ligadas entre eles, mas não se preocupe que isso é um canal fechado, e mesmo que alguém clone o MAC do AP ele não conseguirá navegar na velocidade total de sua rede, aliás ele nem navegará por que o IP do access point você setará no microtik como 1k, ou 10k, e quando você precisar ter acesso a ele você mude a velocidade para sem limite, e depois volte a 1k, essa velocidade de 1k não influenciará em nada na navegação do outro AP (repetidor)por que como já disse ele em WDS navega em um canal fechado entre os dois AP'S.


    Espero ter ajudado a muitos...

    Abraçãop e bom dia a todos.

  11. #11

    Smile

    Olha, eu desconheço que haja perda na potência do cartão, nunca ouvi falar disso e acho que não há.

    Até por que, quando mudei a minha base para WDS não percebi perda alguma de potência.


    Abração.

  12. #12