+ Responder ao Tópico



  1. #1

    Padrão Dúvida sobre limite de 1 W

    Olá, pessoal.

    A Anatel limita a potência das bases em 1 W, mas vamos fazer uma contas:

    Rádio Zinwell G-120: potência mínima = 20 dBm
    Antena setorial Hyperlink: ganho = 17 dBi

    (Não sei se a Hyperlink é homologadao, quem souber, poderia falar)

    Suponhamos uma perda de -2 dBi no cabo e conectores. O sinal de saída seria de 35 dBm. Como 1 W = 30 dBm, essa potência estaria acima do limite, certo?

    Mas no exemplo acima, o mínimo de saída é esse. Então, como funciona esse limite? O limite é para o rádio apenas? Ou é realmente para o conjunton rádio + antena?

  2. #2

    Padrão 4W

    Na verdade a irradiacao maxima eh de 4W=36dbi...

  3. #3

    Padrão

    Citação Postado originalmente por terencerocha Ver Post
    Na verdade a irradiacao maxima eh de 4W=36dbi...
    Então o limite da Anatel é de 4 W?

  4. #4

    Padrão Até...

    Até onde eu saiba em 2.4 o limite eh de 4W...e em 5.8 o mesmo não existe...

  5. #5

    Padrão

    a norma é clara 1w para equipamentos de radiação restrita ...se for usar mais tem que licenciar como base com uso de radiofrequencia ae é uma frescura da porra vc tem que informa até o azimute da antena ...
    lembrando que a conta deve ser feita com a potencia indicada na homologação da anatel e não se desconta a perca de cabos e conectores ...
    portanto zinwell mais antena de 17 esta totalmente fora
    e outra coisa usar zinwell para antender clientes ???
    nossa parece meu concorrente ....não é atoa que ja virei mais de 100 antenas dele pra mim

  6. #6

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcosddc Ver Post
    a norma é clara 1w para equipamentos de radiação restrita ...se for usar mais tem que licenciar como base com uso de radiofrequencia ae é uma frescura da porra vc tem que informa até o azimute da antena ...
    lembrando que a conta deve ser feita com a potencia indicada na homologação da anatel e não se desconta a perca de cabos e conectores ...
    portanto zinwell mais antena de 17 esta totalmente fora
    e outra coisa usar zinwell para antender clientes ???
    nossa parece meu concorrente ....não é atoa que ja virei mais de 100 antenas dele pra mim
    Já experimentie que Zinwell pra bases não é legal, tô usando YDI. A dúvida era sobre a potência, já que Zinwell é homologado (eu não tenho certeza se o YDI é).

    E aí surge outra dúvida: não posso usar Zinwell com antenas de grade Aquário no cliente? Vai dar uns 44 dBm. Vou usar o que então?

  7. #7

    Padrão

    ydi eh muito boa.. da pra atender bastante cliente com ela.. a ydi eh homologada.. mas depende tambem do cartao que voce usa...

    eu usava cartoes senao nelas.. ficava muito bom.

  8. #8

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    ydi eh muito boa.. da pra atender bastante cliente com ela.. a ydi eh homologada.. mas depende tambem do cartao que voce usa...

    eu usava cartoes senao nelas.. ficava muito bom.
    As YDI já me deram tantas alegrias

  9. #9

    Padrão

    250 mv em um radio é exagero vc ferra seus concorrentes e vc mesmo
    abaixe a potencia do radio para 100mv

  10. #10
    Avatar de marcelomg
    Ingresso
    Jan 2006
    Localização
    São Lourenço do Sul, Brazil
    Posts
    1.471

    Padrão

    Essa conta ta toda errada! as antenas tem ganho medido em Dbi que não é Dbm! que é potencia de sinal e dbi é em comparação a uma antena isotropica.
    O limite é de 400 mw!!!!
    É impossivel somar Dbi com Dbm e ter resultado em Watts/Dbm.

  11. #11

    Question

    Citação Postado originalmente por marcosddc Ver Post
    a norma é clara 1w para equipamentos de radiação restrita ...se for usar mais tem que licenciar como base com uso de radiofrequencia ae é uma frescura da porra vc tem que informa até o azimute da antena ...
    lembrando que a conta deve ser feita com a potencia indicada na homologação da anatel e não se desconta a perca de cabos e conectores ...
    portanto zinwell mais antena de 17 esta totalmente fora
    e outra coisa usar zinwell para antender clientes ???
    nossa parece meu concorrente ....não é atoa que ja virei mais de 100 antenas dele pra mim
    O que vc usa para atender seus clientes? Mk?

  12. #12

    Padrão

    1Watt de potencia é o limite?

    Tem algo errado ai... se 1 watt é o limeite porque a anatel proibe amplificadores?

    Pensei que fosse 400mW.

  13. #13

    Padrão

    Citação Postado originalmente por marcelomg Ver Post
    Essa conta ta toda errada! as antenas tem ganho medido em Dbi que não é Dbm! que é potencia de sinal e dbi é em comparação a uma antena isotropica.
    O limite é de 400 mw!!!!
    É impossivel somar Dbi com Dbm e ter resultado em Watts/Dbm.
    Então como é a conta certa pra saber o sinal que sai da antena?

  14. #14

    Padrão dbi+dbm

    A grosso modo vc soma os dbm da placa (medida de irradiação) + os dbi da antena (medida de amplificação).

    placa emite digamos 15dbm e a antena da 1 ganho de 24dbi... sao 39dbm..ou 8W...não considerando a perda com os cabos e conectores...

  15. #15

    Padrão

    Citação Postado originalmente por alexandrecorrea Ver Post
    ydi eh muito boa.. da pra atender bastante cliente com ela.. a ydi eh homologada.. mas depende tambem do cartao que voce usa...

    eu usava cartoes senao nelas.. ficava muito bom.
    desculpe...

    + YDI, é um radio????

  16. #16

    Padrão

    YDI é tipo um ap 2000 mais que pega cartões prism como os da senao igual o adio 2611 o pcmcia de 200mw homologado.

  17. #17

    Padrão

    Citação Postado originalmente por socrateschalkidis Ver Post
    desculpe...

    + YDI, é um radio????
    Foto de um YDI:

    http://www.braziliansat.com.br/porta...ccesspoint.jpg

  18. #18

    Padrão

    Citação Postado originalmente por jpjust Ver Post
    Então como é a conta certa pra saber o sinal que sai da antena?
    A legislação ( http://www.anatel.gov.br/Portal/docu...Apresentação ) diz que os equipamentos de radiocomunicação de radiação restrita na faixa de 2,4 GHz só podem ter uma potência de saída máxima de 1 Watt (30 dbm), no qual você pode usar uma antena de no máximo 6 dbi.

    Com essa configuração vc terá uma potência efetiva irradiada de 36 dbm (4Watts), o máximo permitido, seja a estação licenciada ou não.

    A legislação porém diz que em cidades com mais de 500 mil habitantes, o máximo de potência irradiada de uma estação para que a mesma não tenha que obrigatoriamente ser licenciada é de 0,4 W (26dbm);mais que isso tem que tirar a licença, seja qual for o uso da estação (cliente, POP, link ponto a ponto tipo matriz x filial etc).

    No caso de uso de antenas direcionais, a legislação permite que o ganho da antena seja aumentado em 3 db (além dos 6db permitidos) para cada 1 db de potência a menos (que os 30dbm máximos permitidos) que o equipamento tiver.

    Ex.: Uma antena de 24 dbi pode ser usada com um rádio de até 24 dbm (250 mW)

    24 - 6 = 18 => 18 / 3 = 6

    30 - 6 = 24 dbm

    Ou ainda: rádio com 24 dbm, como retiramos 6 db da potência do rádio, podemos somar mais 3 x 6 = 18 dbi aos 6 dbi permitidos = antena de 24 dbi.